História de família italiana da região de Criciúma vira livro
Prefaciado pelo historiador Mário Belolli, o livro é fruto de um antigo sonho do autor, reunindo informações coletadas ao longo de vários anos. "Este não é um livro científico, romance, ou simples história", afirma o autor na contracapa da publicação. "Mas talvez seja um pouco de tudo que iniciei, num trabalho de longas pesquisas e entrevistas, realizado por amor a todos aqueles que encontrei nos mais diversos rincões do Brasil, felizes por saberem que as raízes da família não se perderiam como as de tantas outras", completa.
VIDA COTIDIANA
As histórias presentes em "A Saga dos Daros", conforme seu prefaciador, se confundem com outros fatores da vida cotidiana de uma comunidade, uma vez que seus protagonistas pertenciam ou pertenceram ao grupo social em questão. Suas 665 páginas tratam desde as dificuldades dos ascendentes Daros na cidade de origem, Vittorio Veneto (pertencente à província italiana de Treviso), às causas da emigração e a sua história no Brasil.
O professor fez inúmeras viagens a cidades gaúchas, paulistas, capixabas, paranaenses e no interior catarinense. A incursão por esta viagem investigativa permitiu-lhe a realização de uma rica genealogia, por meio da qual pode-se verificar os laços de parentesco entre as diversas famílias na região com a família Daros.
ESPELHO
"Nesse livro, todas os descendentes de imigrantes italianos encontrarão igualmente um espelho de suas vidas, recordarão fatos que lhes dizem respeito porque na origem os imigrantes vinham da mesma terra e buscavam os mesmos sonhos: saúde, paz, prosperidade, um futuro melhor para suas famílias nas mais variadas vocações e profissões", comenta o autor. 07 de março de 2007 às 16:50
Newsletter
RSS