AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão transforma moradores em cidadãos conscientes

Projeto de extensão transforma moradores em cidadãos conscientes
Projeto de extensão encerra neste sábado falando sobre Direito Ambiental Mais imagens

Transformar moradores em cidadãos conscientes e conhecedores dos seus direitos. Este é o objetivo de uma iniciativa da Unesc no Bairro Vila Manaus, em Criciúma, que encerra neste sábado (20/6). O último encontro será marcado pela aquisição de mais um saber - Direito Ambiental, e uma festa de encerramento. A capacitação ocorre na Escola Municipal Marcílio Dias Santiago, a partir das 13h30. Já a festividade de encerramento inicia às 15h30, na Associação de Moradores do Bairro.

A ação faz parte do projeto de extensão Curso de Formação de Agentes Comunitários da Cidadania. “Muito longe de ser assistencialista, o projeto visa a transmissão de conhecimentos necessários ao cidadão, buscando o empoderamento* comunitário”, comenta a professora da Unesc Sheila Martignago Saleh, coordenadora do projeto.

Empoderamento, segundo Paulo Freire, é a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer.

Após as capacitações, os moradores do Bairro, agora “Agentes Comunitários de Cidadania”, estão aptos a atuar na promoção do bem estar social das famílias do Bairro, potencializando suas capacidades em auxiliar o vínculo da comunidade com os caminhos de acesso à Justiça. “Os moradores almejam uma melhor qualidade de vida. São, aproximadamente, 4000 famílias que ali residem”, destaca Sheila.

A coordenadora do projeto explica que, muitas vezes, os participantes são pessoas acostumadas a não serem ouvidas na sociedade. “Por esta razão, os módulos vão ficando mais interessantes a cada encontro, com o crescimento espontâneo e gradativo da participação, que vai se desenvolvendo com o crescimento da confiança depositada na equipe do projeto”, afirma.

Território Paulo Freire

O projeto realizado no Bairro Vila Manaus faz parte do Programa Território Paulo Freire, criado em 2014 pela Unesc, que realiza ações na região da Grande Santa Luzia, em Criciúma. A extensão universitária tem o objetivo principal de desenvolver projetos que ampliem a capacidade de autonomia das comunidades. No total, 16 projetos, com duração de dois anos cada, mais de 30 professores e 40 acadêmicos estão envolvidos nas atividades.

Professores e alunos envolvidos

O projeto é coordenado pela professora Sheila, com apoio dos professores Fabrizio Guinzani e Reginaldo De Souza Vieira; alunos Kédiman Cristiano Pizzetti, Yasmin de Ramos, Juliano Freitas Lopes, Maicon Mazzuco, e colaboradores Fernanda de Oliveira, Lahys Barbosa, Anderson Tomaz, Mauricio Lopes, Elisangela Rosa, Daiane Fernandes Felipe, Samuel Erico Cardoso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, Joelcy José Lanzarini e Zeca Virtuoso. Ele conta ainda com apoio das professoras Márcia Piazza, Renise Mellilo Zaniboni, Monica Ovinski De Camargo Cortina, Karin Martins Gomes, Jucélia Abel e Mônica Abdel Al. A ação tem apoio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de junho de 2015 às 11:44
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Natalia

17 de junho de 2015 às 11:16

Muito bom Profa. Sheila! Eu também acredito que este é o caminho que pode transformar pessoas e a comunidade. Parabéns a todos pelo projeto.

Deixe um comentário