AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Obras de Rodin inspiram exposição no Espaço Cultural

Obras de Rodin inspiram exposição no Espaço Cultural
“Inversões”, de Natasha Barricelli, fica até 2015 na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A obra do francês Auguste Rodin de um jeito diferente do que você já viu. Esta é a proposta da exposição “Inversões”, da artista plástica Natasha Barricelli, de São Paulo, aberta na noite desta terça-feira (11/11) no Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc. A mostra traz obras baseadas em reproduções fotográficas do trabalho de Rodin, usadas em livros de arte e cartões postais. A exposição fica na Universidade até o início de 2015.

A abertura de “Inversões” teve apresentações do Coral Unesc e da Associação Cultural Eliane. A artista plástica esteve presente no evento, que contou ainda com a participação do assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Adriano Bernardin e da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da instituição, Amalhene Baesso Reddig. “É uma honra ter em nosso espaço obras de uma artista do calibre da Natasha. Ficamos encantados com a ideia da exposição e com o trabalho dela e não haveria maneira melhor de encerrarmos o ano”, afirma Amalhene, lembrando que “Inversões” é a última mostra de 2014 no Espaço Cultural Unesc.

Sobre a exposição

“Inversões” é um projeto de exposição individual de Natasha Barricelli e, nele, são exibidos trabalhos datados de 2011 e 2012. A mostra é composta por três séries de trabalhos: “Bustos Contemporâneos”, “Sombras” e “Postais”. Segundo Natasha, a escolha por Rodin se deveu ao fato de ele estar entre os maiores artistas da humanidade e de suas obras não estarem restritas ao conhecimento de um público específico, como o formado por frequentadores de museus.

A série “Bustos Contemporâneos” apresenta figuras da sociedade, escritores, artistas e familiares do escultor para produzí-la, Natasha fotografa a obra do livro e a recorta de maneira que o resultado seja a imagem da ausência das próprias figuras, permitindo que o observador perceba apenas o contorno. Já em “Sombras”, a artista de São Paulo pinta silhuetas na parede do local da exposição, de maneira que o desenho toque o chão.

A terceira série, Postais, é formada por cartões postais com imagens de esculturas de Rodin.

A mostra é organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc e foi aprovada no edital de Exposições Temporárias da Universidade, número 200/2013.

A artista

Natasha Barricelli vive e trabalha em São Paulo. É formada pela Fundação Armando Alvares Penteado em 1998. Desenvolveu pesquisas na Itália e na França entre 2000 e 2001 e trabalhou em produção de exposições como a Bienal dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Já expôs no Museu de Arte de Ribeirão Preto, Fundação Cultural de Curitiba, Faap e no Biva (Brazilian Institut for Visual Arts).

Fonte: Secom

11 de novembro de 2014 às 21:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário