Vestibular ou SIM: tecnologia é aliada no processo de ensino em Design
Quando se fala em design, logo se pensa em inovação. E é assim que o curso de Design – com ênfase em projetos de produtos - pensa e faz. Desde as primeiras fases, os estudantes colocam a “mão na massa” em aulas práticas no LabDesign (Laboratório de Design), localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e em projetos envolvendo empresas da região. Tudo isso com o suporte da tecnologia. “As técnicas e máquinas da área evoluíram em uma velocidade muito grande e trabalhamos para acompanhar este desenvolvimento. A tecnologia é grande aliada na formação dos nossos alunos para um mercado em crescimento e que exige profissionais diferenciados”, afirma o coordenador do curso da Unesc, João Luis Rieth.
Ele conta que a partir do primeiro semestre de 2015, o LabDesign passará a ter um espaço com novos equipamentos de corte a laser e impressora 3D, a ser usado por alunos nas disciplinas de Projetos. No local, os estudantes fazem simulação de projetos e o resultado do trabalho é apresentado em exposições na Universidade e em entidades como a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) – desde que o curso foi criado, em 2012, já ocorreram mostras de bolsas, bancos, cadeiras e aparadores de bolsas.
No ano que vem, o curso, que possui já parcerias com a Pierini Móveis e a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, iniciará um projeto com a empresa de confecção, La Moda. Segundo Rieth, estas parcerias possibilitam aos estudantes vivenciarem situações reais e ampliarem o conhecimento nas diversas áreas de atuação profissional.
Também em 2015, os acadêmicos participarão de um projeto relacionado a equipamentos médicos e hospitalares, desenvolvido em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que funciona na Universidade. O curso possui ainda convênio com a Universidad de Avellaneda, na Argentina, que permite o intercâmbio de estudantes das duas instituições.
“O Design com ênfase em projetos de produtos possui interfaces importantes com várias áreas de conhecimento que interferem nos sistemas produtivos e mercadológicos, como marketing, engenharias, informática, medicina, metal mecânico, mobiliário, cerâmico, embalagens, transportes e revestimentos. As opções de especialização para esse profissional são diversas”, comenta.
O curso tem duração de quatro anos, com aulas no período noturno.
Você escolhe como quer ingressar na Unesc
A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015, já pode escolher entre vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.
Informações vestibular e SIM
Fonte: Secom
24 de setembro de 2014 às 08:00
Newsletter
RSS