Mesa-redonda discute desafios da formação e valorização de professores
“A educação vive um grande dilema. Ou valorizamos os professores com formação de qualidade e continuada ou ele desaparece”, destaca a presidente da Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), a professora doutora Helena Costa Lopes de Freitas, na mesa-redonda que fechou o terceiro dia de Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, na Unesc.
Na oportunidade, falou ainda sobre o tema “Políticas de Formação Docente: desafios para o sistema nacional de formação e valorização dos profissionais de educação”, o integrante da diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, professor doutor Hélder Eterno da Silveira. O reitor da Unesc Gildo Volpato, mediou a palestra.
Para Silveira, o Brasil está vivendo um importante momento de formação docente, usando das diferentes fontes de educação e formação. Por isso a necessidade de debater a qualidade de ensino e como está a formação dos profissionais da educação. “Esse debate é pensado em um sistema nacional, e é importante, necessário, urgente e contemporâneo para um evento desta envergadura, diante do estado em que se encontra a educação do país”, afirma.
Helena enfatizou a relevância de reorganizar o sistema de ensino do país, não só do ponto de vista dos professores, com melhorias no exercício da profissão, mas do ponto de vista dos alunos. “Precisamos desenvolver ações para melhorar o sistema no Brasil. O Plano Nacional já é um começo, ele propõe um conjunto de ações e melhorias que precisamos urgentemente colocar em prática”.
O tema chamou a atenção de professores e acadêmicos que acompanharam o evento. Para o quarto dia de Congresso, sábado (13/9), está prevista uma conferência com o professor doutor Dilvo Ristoff, diretor de políticas de graduação do MEC, mediado pelo professor doutor Vildalcir Ortigara, da Unesc.
(Com colaboração da Ápice Comunicação)
Fonte: Secom
12 de setembro de 2014 às 21:403 comentários
Charlene
12 de setembro de 2014 às 23:16Meu muito obrigada à todos meus professores!!!!
Charlene
12 de setembro de 2014 às 23:15Eu me orgulho muito de fazer parte da grande "família Unesc", porque é o que todos que vivem Unesc sentem, pois só uma família com estrutura te proporciona um alicerce de conhecimento para a vida toda!!!!
Charlene
12 de setembro de 2014 às 23:12A preocupação com a formação do docente atualmente é o tema mais discutido em diversos seminários e congressos. A Unesc não apenas promove essas discussões, mas pesquisa e proporciona possibilidades para a capacitação dos docentes.
Newsletter
RSS