AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Feira Solidária leva o campo à Universidade

Feira Solidária leva o campo à Universidade
Produtos caseiros e da agricultura familiar são comercializados (Fotos: Rose Mizeeski) Mais imagens

Mais uma Feira Solidária está movimentando a Praça do Estudante da Unesc. O diferencial desta vez é que como a ação ocorre paralela ao Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, a Feira ocorrerá em dois dias (hoje e amanhã – 10 e 11/9) em vez de apenas na quarta-feira, como ocorre todas as semanas. No local, professores, acadêmicos e comunidade em geral podem encontrar produtos da agricultura familiar, artesanato, de participantes de colônia de pesca, entre outras atividades. A ação faz parte do Paes (Programa de Economia Solidária) da Universidade e já está no terceiro ano.

O agricultor Antonio Schuster é um dos que participa da Feira semanalmente. Com a banca cheia de verduras, frutas, ovos e doces caseiros, sente-se feliz pelo resultado alcançado. “Estou aqui há menos de uma hora e já vendi todo o rabanete e o chuchu que havia trazido. A beterraba também está acabando”, conta orgulhoso. Para Schuster, esta é uma excelente possibilidade de levar o produto do campo para dentro do ambiente acadêmico. “A mesma satisfação que eles têm ao conferir se a alface está fresca ou o doce saboroso, eu tenho em vender meus produtos. É muito gratificante colher o produto na horta para ir direto à mesa do consumidor”, comenta o feirante.

Assim como ele, Eliane Mandelli Frank, moradora de Criciúma, também fica satisfeita com a parceria desenvolvida junto à instituição de ensino. “Trabalho em uma unidade em Nova Veneza, e lá nós produzimos doces, geleias, cristalizados e desidratados. Também trago tortas de ricota com recheio de frutas. Essa os alunos adoram”, conta. De acordo com ela, os estudantes e professores já estão acostumados com a presença dos feirantes e se tornam clientes fieis. “É uma possibilidade a mais de expor os nossos produtos, que fazemos com tanto carinho”, avalia.

Semanalmente, entre seis e 12 feirantes participam da atividade, levando ao local diferentes itens. A vice-coordenadora do Paes, Janete Triches, conta que para os feirantes não importa vender em grande quantidade, mas sim o contato e a interação com a comunidade onde estão inseridos. “Eles visam à qualidade de vida acima do lucro, e isso que é o interessante da Economia Solidária. São parceiros, se ajudam. Aqui não existe concorrência”, fala, ao enfatizar que toda a comunidade está convidada a conhecer a Feira. “Todas as quartas estamos abertos ao público, com novidades e delícias do campo”, complementa.

Amanhã, a Feira da Solidariedade permanecerá na Praça dos Estudantes, durante a manhã, tarde e noite, para atender aos participantes do Congresso, alunos e professores da instituição.

(Com colaboração da Ápice Comunicação)

Fonte: Secom

10 de setembro de 2014 às 20:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário