Pesquisa analisa relação entre doenças bucais e pneumonia associada à ventilação mecânica
Avaliar a possível relação entre doenças bucais e a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (substituição da ventilação normal quando o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório). Este é o objetivo da pesquisa que será apresentada nesta quarta-feira (7/8) na defesa pública de dissertação do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc. A mestranda Alessandra De March Paseto vai apresentar seu estudo "Condições e patologias bucais relacionadas com a incidência da pneumonia associada à ventilação mecânica" na sala 26 do Bloco S, às 16h30.
A pesquisa, que será submetida perante banca na quarta, concluiu que tanto cárie, doença periodontal, placas ou cálculo na cavidade bucal não estão relacionadas com a pneumonia associada à ventilação mecânica. Alessandra terá em sua banca os professores doutores Cristiane Ritter (orientador), Alexandra Ioppi Zugno, Gustavo da Costa Ferreira e Patrícia Duarte Simões Pires.
O estudo
Foram avaliadas a cavidade oral de 97 indivíduos adultos por meio de um exame clínico padrão nas primeiras 48 horas de tubo oratraqueal, no qual o paciente estava sob ventilação mecânica. Posteriormente foram feitas outras avaliações no mesmo paciente a cada 72 horas, através do mesmo exame clínico.
Fonte: Secom
05 de agosto de 2013 às 16:35
Newsletter
RSS