Projeto da Unesc leva trabalho de gestão ambiental para escola de Criciúma
Professores, funcionários e direção da Escola Municipal José Contim Portella, do Bairro São Sebastião, em Criciúma, iniciaram hoje (9/5) a participação efetiva em um projeto de gestão e educação ambiental proposto pela Unesc. Vinculada a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Universidade, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações realizadas na escola, apresentando como aspecto metodológico a gestão ambiental como ferramenta educacional.
O projeto “Estratégias para o fortalecimento das ações de educação ambiental na Escola Municipal José Contim Portella” será desenvolvido ao longo de todo o ano. Inicialmente, as bolsistas Luana Lumertz e Melody Matias, do curso de Engenharia Ambiental, sob a coordenação do professor José Carlos Virtuoso, realizaram um diagnóstico sobre a experiência da escola com educação ambiental. O projeto também tem a participação do professor Roberto Recart dos Santos. A atividade de hoje marcou uma segunda etapa, na qual se buscou motivar e mobilizar docentes e funcionários para aderirem de forma comprometida à proposta.
Virtuoso afirma que a comunidade escolar tem papel fundamental no projeto proposto pela Universidade. “Tanto, que as ações a serem promovidas contarão com a contribuição de todos os segmentos escolares. Na primeira atividade com o público da escola, os conceitos trabalhados remeteram a uma visão sistêmica de natureza, a partir da qual tudo é conectado com tudo”, comentou o professor. “É preciso repensar a lógica econômica atual da sociedade, que ainda não compreende a necessidade de se alterar os padrões de consumo para um modelo mais sustentável, que garanta qualidade de vida à sociedade humana e preserve as demais formas de vida”, complementou.
Para a diretora da escola, Dilma Anselmo, o projeto desenvolvido pela Unesc tem contribuído para o fortalecimento das ações já desenvolvidas pela escola na área de educação ambiental. Dentre as ações do projeto, está a orientação e auxílio para a instalação de um sistema de captação de água da chuva na escola.
*Colaboração: José Carlos Virtuoso
Fonte: Secom
09 de maio de 2013 às 18:20
Newsletter
RSS