AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário de Pesquisa aborda a gestão socioambiental das cidades

Seminário de Pesquisa aborda a gestão socioambiental das cidades
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Uma cidade eficiente seria aquela em que as plantações de legumes e verduras são verticais, com o transporte de massa é subterrâneo para evitar poluição, com telhados pintados de branco ou com vegetação, com energia solar e onde as pessoas possam se locomover tranquilamente de bicicleta? A indagação foi feita pela professora doutora Inguelore Scheunemann, do Instituto BioAtlantica, palestrante da abertura do 3º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, na noite de hoje (22/10).

Durante a palestra “Gestão Integrada do Território: caminho para a responsabilidade territorial”, Inguelore afirmou que na Eco92, foram elencados três pilares para a sustentabilidade: economia, sociedade e ambiente. No entanto, a “fórmula” não deu certo. “Para dar certo, faltou perceber que cada território tem as suas especificidades. A sustentabilidade também tem que levar em consideração os aspectos culturais”, afirmou.

A professora salientou que para se estudar uma cidade, é necessário analisar também o seu entorno. “A realidade é sempre integrada e uma só. São as interações humanas que podem ser desarticuladas e muitas vezes, são. A GIT (Gestão Integrada do Território) é um reencontro com a realidade”. Mesmo com esta leitura do global, Inguelore ressaltou que a sociedade tem perdido a visão do sistema. Segundo ela, o avanço da tecnologia fez com que cada um se dedicasse a um ou outro assunto, o que foi primordial para o avanço da sociedade, mas acabou por tirar a visão do todo. “Temos a tendência de nos distanciarmos de certos temas. O ideal é que pelo menos tivéssemos noção de como se articula as diferentes áreas do conhecimento”, analisou.

Inguelore é membro do Comitê Científico do Centro de Patrimônio Cultural da Universidade Europeia, membro do Comitê Consultivo Internacional HERITY e coordenadora do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, além de ser ex-reitora da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Vale do Rio Doce.

Livro é lançado durante a abertura do Seminário

Antes da abertura do Seminário, a palestrante foi recebida na Reitoria, pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho. Na abertura do evento, o livro “Espaço urbano sustentável: planejamento, gestão territorial, tecnologia e inovação”, que traz os melhores artigos do Seminário de 2011.  A obra foi organizada pelo coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm e pelo coordenador do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, Nilzo Ladwig.

Para a coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc), Birgit Harter Marques, o evento é uma oportunidade para o debate de questões importantes para a sociedade. Participaram da abertura do Seminário, Hugo Schwalm, Nilzo Ivo Ladwig, Claudino Netto, presidente da Aceag (Associação Catarinense dos Engenheiros Agrimensores) e Vanildo Rodrigues, representante do CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina).

Neste ano, o tema do evento é “A gestão socioambiental das cidades no século XXI: teorias, conflitos e desafios”. Até quarta-feira (24/10), as repercussões que as inovações tecnológicas e socioambientais urbanas estão tendo no mundo contemporâneo serão discutidas por meio de debates e apresentações de trabalhos. O evento reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e regiões do país.

O Seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Curso de Engenharia de Agrimensura e o pelo Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc. Ele ocorre paralelo a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia, que vai até o dia 26 de outubro.

O evento também conta com a parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da Fapesc (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e do CREA/SC.

Programação

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

22 de outubro de 2012 às 21:09
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Nilzo Ivo Ladwig

23 de outubro de 2012 às 10:33

Parabéns aos professores que contribuiram para que o Seminário fosse organizado com este aporte de qualidade. Parabéns à todos os participantes.. Att. Ladwig

Deixe um comentário