Professores e alunos desenvolvem projeto para construção de casas populares
O projeto de construção de casas populares no Bairro Cidade Alta, em Forquilhinha, elaborado pela Unesc, foi assinado na tarde de hoje (29/8) na Prefeitura, com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, secretários, vereadores e comunidade em geral. A iniciativa, orçada em aproximadamente R$ 8,7 milhões, foi aprovada no Ministério das Cidades e prevê, além da construção das casas populares, recuperação ambiental, pavimentação das ruas, urbanização, construção de centro comunitário e de academia popular.
São ao todo 112 unidades habitacionais, que possuem 39,05 metros quadrados cada, e atende aos requisitos técnicos exigidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa, associado ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), o que inclui os projetos arquitetônicos, hidrossanitário, elétrico e telefônico, memorial descritivo e planilha orçamentária. “Sabíamos que, além da habitação, era necessário espaço para atividade econômica com possibilidades de ocupação nos fundos das casas (para implantação de oficinas, serviço e lazer), em frente (para implantação de um futuro comércio) e também em cima da residência. Por isso todas são feitas com laje”, disse o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, professor Jorge Vieira.
Conforme o professor, a proposta é também elaborar uma cartilha para orientar os moradores para a ampliação das casas. Os beneficiados estão cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Habitat Saudável
O trabalho foi desenvolvido por professores e alunos do Projeto de Extensão Permanente Habitat Saudável e Sustentável, da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), que envolveu professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.
Frases
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiárias por meio de um conjunto integrado de ações e do acesso à moradia, visando melhoria de habitabilidade, saúde, educação sanitária e ambiental, favorecendo o processo de inclusão social”. (Secretária de Ação Social Lilian Arns Topanotti).
“É um projeto bonito, de qualidade e diferenciado”. (Gerente Regional da Construção Civil da Caixa Altamir Durli).
“Foi um projeto muito discutido e, com a parceria da Unesc, deu-se mais qualidade. Vai ser referência em todo o Sul do Estado”. (vice-prefeito Félix Hobold).
“Foram 12 meses para a realização do projeto. Tivemos empenho de todos. Com certeza vai ficar como um dos melhores projetos de toda a região”. (prefeito Vanderlei Alexandre).
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
29 de agosto de 2011 às 18:57
Newsletter
RSS