Nutrição auxilia AMA
Estudantes da Nutrição da Unesc retornaram esta semana à AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), localizada no bairro São Cristóvão, em Criciúma. O curso desenvolve trabalhos de assessoria e acompanhamento na instituição desde 2007. Na época, a entidade atendia 32 crianças, adolescentes e adultos autistas. Hoje, esse número chega a 65.
Segundo o coordenador do curso, Marco Antonio da Silva, a parceria começou quando a instituição procurou à universidade pedindo ajuda para os autistas que tinham intolerância a lactose e glúten. Com a dificuldade de encontrar textos científicos que tratassem do comportamento alimentar do autista, no primeiro ano foi feito um diagnóstico da situação. Os anos seguintes focaram cursos de capacitação, que priorizaram condições de higiene, organização e armazenagem dos alimentos e controle de boas práticas alimentares, entre outros. Foram feitas visitas domiciliares para conhecer a realidade dos pacientes e palestras para os pais.
Também foram observadas a condição nutricional dos pacientes, como compulsão alimentar, peso e sobrepeso, e dificuldades de mastigação, provocadas pela falta de dentes ou pelo tempo que ficaram em quartos comendo papinhas.Como a entidade vive de doações da comunidade, Silva diz que é difícil estabelecer um cardápio. A dificuldade, contudo, agora será superada pelas fichas que os estudantes começam a fazer esta semana, propondo várias preparações alimentares.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
29 de março de 2011 às 16:33
Newsletter
RSS