Arquiteta dá dicas de decoração de interiores
Quando se decora uma casa e não se tem recursos para ficar mudando todo ano, deve-se optar por tonalidades mais clássicas, que são as cores neutras como bege e pastel, que podem ser combinadas com outras mais fortes. O gosto sempre é pessoal, mas precisamos ter cuidado. O bonito não pode ser cansativo. As dicas foram dadas esta manhã (28) pela arquiteta e professora do curso de Arquitetura da Unesc, Margarete Oliveira, na palestra Arquitetura de Interiores, durante a abertura do Espaço Viver Bem Unesc. No mesmo local, pela manhã, teve atendimento de massoterapia e o curso de Enfermagem fez verificação de pressão. Estas atividades integram a programação dos 42 anos da Unesc, que continua no campus até 4ª. feira.
Outras sugestões
Durante a palestra, a arquiteta deu várias sugestões e tirou várias dúvidas. Algumas delas:
Sofás: Podem ser lisos ou estampados, mas é necessário evitar os exageros. Se forem lisos, uma parede da sala pode ser de cor contrastante. Se forem estampados, o ideal é que o tapete seja neutro.
Tapetes: Hoje, usa-se bastante o de cizal. Uma pequena parte do sofá deve ficar encima do tapete, mas as poltronas colocadas nas laterais não.
Quadros: Devem ser colocados na parede abaixo da linha superior da porta e na altura dos olhos.
Mesa de centro: Se há espaço, é uma solução. Em casas ou apartamentos pequenos, não precisa. O ideal é mesa de rodinhas, com dois pufs embaixo. Dar preferência por mesas laterais ou quadradas. Redonda, só se for antiguidade. Sobre ela, usa-se elementos de decoração baixos, como pequenas estatuetas.
Objetos ou móveis antigos: Eles são destaque, por isso não precisam combinar com os demais objetos ou móveis do ambiente.
Pátina e flores artificiais: Não devem ser usadas. Se possível, a pátina deve ser substituída por laca e as flores artificiais por flores naturais ou folhagens verdes, que colocadas perto de um espelho, ficam melhor ainda, dando impressão de mato.
Aparador: Deve ser usado no hall de entrada ou perto da mesa de jantar.
Espelhos: Podem ser usados redondos, quadrados, compridos, com ou sem molduras.
Luminárias: Na mesa de jantar, não pode atrapalhar a visão das pessoas sentadas. Hoje, usa-se bolas de acrílico.
Chão: Madeira convive bem com piso ou porcelanato e fica bem bonito.
Estilos: Os cômodos da casa não precisam, necessariamente, serem todos decorados com um só estilo: tudo contemporâneo ou country, por exemplo. Isso só deve ser observado em caso de peças conjugadas, como sala e cozinha integradas.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
28 de junho de 2010 às 11:52
Newsletter
RSS