Professora Mári Stela Campos dá nome ao Laboratório de Ensino de Ciências
A partir desta tarde, a professora Mári Stela Campos, que ingressou na Unesc em 1979 e faleceu em outubro de 2008, passa a ter seu nome eternizado na história da Unesc. O Laboratório de Ensino de Ciências, criado por ela na década de 1990 e localizado na sala seis do bloco da biblioteca, no campus da universidade, passa a se chamar Laboratório de Ciências professora Mári Stela Campos. A homenagem, com o descerramento de uma placa, foi uma iniciativa do curso de Ciências Biológicas, que comemora 40 anos este ano.
A solenidade reuniu amigos pessoais, ex-colegas de trabalho, professores e ex-alunos que trabalharam com ela em projetos de ensino, pesquisa e extensão. A mãe, dona Hermínia Milioli Campos, o filho Caio, tias e tio da homenageada participaram da solenidade, que emocionou todos os presentes. Se estivesse viva, Mári faria 64 anos hoje. Repetindo um gesto seu, que em todo aniversário servia café colonial aos amigos, professores e ex-alunos ofereceram o mesmo lanche aos convidados.
Lembranças
A professora Maria de Lourdes Milanez Goularte, amiga mais próxima de Mári Stela, lembrou as passagens mais significativas da vida profissional da professora, dos cursos e projetos que tocaram juntas. Disse que a amiga tinha, com muita competência, cumprido seu papel social e repetiu seu gesto diário, entregando a Caio um pacote de chicletes comprado na Cantina do seu Osmar. “Mári fazia isso todo dia”, lembrou Lurdinha.
Com a voz embargada pela emoção, que quase a impediu de falar, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Miriam Martins, se referiu à ex-professora e ex-coordenadora como guerreira e perseverante. Destacou sua luta pela melhoria da qualidade do ensino e as iniciativas que teve neste sentido, como a formação continuada dos professores da rede pública e privada, entre tantos outros.
Amigo da professora Mári Stela há cerca de 25 anos, com quem fez mestrado na UFSC, o reitor Gildo Volpato disse que a homenagem singela era revestida de muito significado. “A partir de hoje, seu nome ficará imortalizado não só na nossa memória, mas também na história desta instituição”, disse, lembrando do prestígio acadêmico que a professora gozava na área de Ciências em Santa Catarina. “De onde ela estiver, ela está feliz, sorrindo, porque o local onde passou grande parte do seu tempo na universidade, terá seu nome”.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
19 de maio de 2010 às 17:494 comentários
Clarissa Milanez Goularte
20 de maio de 2010 às 10:17Parabéns pela homenagem. A "Tia Mari" merece por toda sua trajetória que ficará marcada na história e nos corações de quem conviveu com ela.
Alcides
20 de maio de 2010 às 09:05Olhando a foto da Maris me deu uma saudade! Parabens pela justa homenagem.
bocao
19 de maio de 2010 às 23:44Justa homenagem. É o termo certo. Mári foi uma grande amiga, educadora, cidadã, mãe, etc... Temos certeza que está amparada nos braços do Pai Celestial. A nós, resta a saudade da "taliana" e seu sorriso sincero.
Zeca Virtuoso
19 de maio de 2010 às 18:17Uma homenagem justa para alguém tão especial. Vai ser muito bom manter viva a sua memória na Universidade, pois aqui ela viveu intensamente o amor pela educação e por seus semelhantes.
Newsletter
RSS