Colégio Unesc

Reunião Pedagógica do Colégio Unesc discute processo de formação integral de alunos

Reunião Pedagógica do Colégio Unesc discute processo de formação integral de alunos
Encontro abordou Teoria Histórico-Cultural e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc segue preparando seus professores para ensinar de maneira humana e efetiva. Buscando formar alunos de maneira integral, os docentes do Colégio participaram, no último sábado (21), de uma reunião pedagógica que abordou a Teoria Histórico-Cultural, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta quais os conteúdos essenciais para os ensinos Infantil, Fundamental e Médio

A reunião foi conduzida pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, professor Dr. Rafael Rodrigo Mueller, professor Dr. Ademir Damazio e o coordenador do PPGE, professor Dr. Carlos Renato Carola, e destacou a importância desta parceria entre PPGE e Colégio Unesc, tendo em vista o propósito do Colégio em acompanhar as pesquisas em andamento sobre o atual cenário educacional e fortalecer a identidade da instituição, como Colégio que dialoga com a Universidade referência na região.

Durante o encontro, os docentes puderam interagir de maneira descontraída com os palestrantes. “Foi uma mesa-redonda muito produtiva, onde abordamos questões pertinentes à concepção de ensino do Colégio, que tem por base a Teoria Histórico-Cultural. Esta teoria evidencia a apropriação do conhecimento teórico em detrimento ao empírico, a elaboração de aulas que visem a compreensão do conceito científico, com a perspectiva da formação humana integral”, explicou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

A Teoria Histórico-Cultural é o que embasa o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Unesc. “É nesta perspectiva que preparamos nossas aulas, buscando os assuntos da atualidade, qual o papel da escola, a interação da escola com a família, e que este conhecimento apropriado, proporcione aos nossos estudantes uma postura ética, inclusiva e que saibam se posicionar, e ajudar a melhorar a sociedade em que eles se encontram”, comentou a coordenadora geral.

A reunião também abordou as mudanças propostas para o Novo Ensino Médio. “Estamos encaminhando as mudanças para que possamos nos adequar aos requisitos da Base Nacional, como previsto em lei para escolas públicas e privadas”, garantiu Marlene. A BNCC impõe que todas as escolas do país devem concluir adequação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental até o ano de 2020, já o Ensino Médio se estende até 2022.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário