Colégio Unesc

Lideranças nascem no Colégio Unesc por meio do Câmara Mirim

Lideranças nascem no Colégio Unesc por meio do Câmara Mirim
Projeto envolve diversas escolas de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

O direito ao voto é legítimo, a eleição também, mas os eleitores têm de oito a 14 anos de idade. O projeto da Câmara de Vereadores de Criciúma, Câmara Mirim, tem movimentado o Colégio Unesc. Cinco estudantes do quinto ao oitavo ano da escola escolheram seus representantes para participarem do projeto, que envolve várias escolas de Criciúma. Do município serão escolhidos 17 vereadores mirins, que poderão exercer o papel legislativo, com direito a sessão na Câmara e aprovações de projetos, durante quatro anos.

Quem vai representar o quinto ano do Colégio é o aluno Vitor Zeferino Dagostin. O menino de dez anos quer incentivar a reciclagem nas escolas. “Eu sei fazer vários brinquedos com produtos reciclados, como carros, trenzinhos e bonecas, e posso ensinar isso para as outras crianças. Uma oportunidade é a hora do recreio, muitas escolas não têm tantos brinquedos e isso poderia ajudar”, comentou.

Os estudantes representarão a Unesc na eleição municipal, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de junho, dentro das escolas participantes. Os que receberem mais votos no geral serão escolhidos. O papel do vereador mirim será levar até a Câmara a realidade da escola, promovendo discussões, indicações e requerimentos, que inclusive serão votados e encaminhados ao executivo.
 
“É uma ação que desenvolve a criança enquanto cidadã, em uma fase que elas são extremamente polêmicas. Em pouco tempo alguns dos alunos já serão votantes e o olhar deles será muito mais verdadeiro e clínico. Existem vereadores atuais que participaram deste projeto quando crianças, quem sabe em nossa escola possa nascer um representante da sociedade?”, ressaltou a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I (séries iniciais), Zulma Ferrazza.

Fonte: Secom

15 de maio de 2015 às 17:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário