PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

MEMBRAS DO GRUPEHME REALIZAM ESTUDOS SOBRE ESCOLAS MULTISSERIADAS

As doutorandas do PPGE-UNESC e membras do GRUPEHME, Amalhene Baesso Reddig e Odécia Almeida de Souza da Silva realizaram estudos sobre a pesquisa de pós-doutoramento da Profª. Drª. Solange Aparecida Zotti que atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense-IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no Campus Camboriú. A referida pesquisa se propôs a investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas, no contexto do desenvolvimento socioeconômico-político do município de Concórdia – SC (1934-2019), com ênfase na análise dos caminhos político-pedagógicos percorridos, tendo em vista as políticas educacionais, locais/estaduais/nacionais que orientaram esse modelo de escola. (ZOTTI, 2020). Durante os estudos as doutorandas conseguiram contato com a pesquisadora que generosamente compartilhou detalhes dos resultados da sua pesquisa e ainda concedeu uma aula gravada exclusivamente para os/as acadêmicos/as da Disciplina de História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo e membros do GRUPEHME.
Para a organização dos estudos as doutorandas visitaram o prédio de uma escola multisseriada de Maracajá (Escola Isolada Natale Acordi), entrevistaram um aluno de uma Escola Isolada o Senhor Ermi Henrique Maria e conseguiram a doação de uma carteira escolar, símbolo da cultura material dessas instituições escolares, para compor o acervo do Museu da Infância da Unesc. O presente estudo foi orientado pela Profª Drª. Giani Rabelo docente do PPGE – UNESC e coordenadora do GRUPEHME.
A Carteira escolar de aproximadamente 75 anos, foi doada pela professora aposentada, Zenir Thomazi Mateus, da comunidade de Pinheirinho Baixo /Jacinto Machado.
 

Mais informações: https://www.instagram.com/p/CxdA_7wOzgA/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

26 de setembro de 2023 às 11:08
Compartilhar Comente

Doutoranda apresenta diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa

Doutoranda apresenta diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa
Mais imagens

No dia 20/09/2023, na disciplina de História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo, no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, a doutoranda Cristiane Sant ´Ana, apresentou o diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa. Esse tema proporcionou muitas reflexões ao grupo, uma vez que o livro didático faz parte das culturas escolares e podem apresentar muitos olhares e análises referentes a sua materialidade, quanto aos conteúdos das disciplinas curriculares e outros aspectos vinculados aos seus usos e às práticas escolares. Neste encontro o grupo também pode rememorar lembranças do período de sua escolarização e atuação docente, uma vez que este objeto fez e faz parte da escola.

26 de setembro de 2023 às 11:00
Compartilhar Comente

Professores e pesquisadores participam de evento internacional de Ciências do Esporte

Professores e pesquisadores participam de evento internacional de Ciências do Esporte
Mais imagens

Um grupo de professores do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), juntamente com membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Escola: conhecimento e intervenção (GEPEFE) da Unesc participou do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), realizados na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Segundo o professor Vidalcir Ortigara, do PPGE, este evento proporcionou a oportunidade de compartilhar pesquisas e avanços significativos na área de Educação Física. “Apresentamos um total de 11 trabalhos científicos, sendo oito deles em formato de pôsteres e tr~es em exposição oral. Esses trabalhos são frutos das pesquisas desenvolvidas pelo GEPEFE ao longo dos últimos dois anos”, contou.

A participação em eventos de renome internacional como o CONBRACE e o CONICE, conforme ele, permite que pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Universidade, juntamente com professores da rede pública de ensino, estabeleçam intercâmbios de pesquisa, compartilhem reflexões e estabeleçam parcerias para dar continuidade às investigações em andamento. “O foco principal dessas pesquisas está na organização do ensino escolar da Educação Física, um tema de grande importância no contexto educacional”, disse.

O grupo ainda lançou, durante o evento, o livro intitulado "O Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do ensino desenvolvimental". Esta obra é resultado do esforço colaborativo do professor Ortigara, líder do GEPEFE, e da doutoranda do PPGE, Isabela Natal Milak, e representa mais um marco na contribuição desses pesquisadores para o campo da Educação Física. O evento teve sua abertura no domingo (17/09) e encerrou nesta sexta-feira (22/09).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 20:20
Compartilhar Comente