Diretoria de Extensão

Quartas Culturais emociona e homenageia professores da Universidade

Quartas Culturais emociona e homenageia professores da Universidade
Evento reuniu no palco, Coral Unesc e docentes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana está sendo de programação especial na Unesc. Em comemoração ao Dia do Professor, a Universidade oferece desde segunda-feira (9/10) diversas atividades parta professores e funcionários. E nesta quarta-feira (11/10), a música e o encantamento tomaram conta do campus com a edição extraordinária do Quartas Culturais. O evento reuniu no mesmo palco, Coral Unesc e professores convidados, João Monteiro e José Carlos Virtuoso, que homenagearam seus colegas.

O Quartas Culturais teve a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, do gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig e do presidente do DCE, Marcos Machado. Quem passou pelo local foi presenteado com balões decorados.

Programação segue até sexta na Unesc

Além do Quartas Culturais, a quarta-feira foi marcada pela Feira da Saúde e Cuidados, que ocorreu no hall do Bloco Administrativo das 14 às 19h30 e pela Mostra Fotográfica “Eu Professor: Experiência do PIBID/Unesc”, no Hall do Bloco da Reitoria.

A professora Natália Gonçalves, esteve na Feira da Saúde e Cuidados e aproveitou para conhecer melhor os serviços que a Universidade oferece gratuitamente para a comunidade. Ela fez auriculoterapia pela primeira vez. “A Universidade oferece uma gama muito grande de serviços e nós não temos conhecimento de todos, até por não estarmos diretamente ligada à área da saúde, presente na feira de hoje. Foi um momento de descoberta e também de cuidado conosco. Foi muito bom”, afirma Natália.

A programação alusiva ao Dia do Professor no campus encerra nesta sexta-feira (13/10) com atividade de Yoga das 13h30 às 14h30 na sala 6 do Bloco XXI-A. Já no dia 28 de outubro haverá um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza. 

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2017 às 20:09
Compartilhar Comente

Cultura, empreendedorismo e debates na Semana da Consciência Negra

Cultura, empreendedorismo e debates na Semana da Consciência Negra
Evento ocorre no campus da Universidade e no Parque das Nações (Foto: Arquivo) Mais imagens

Debates sobre raça, gênero, classe e empoderamento feminino, feira de empreendedorismo e atividades culturais vão marcar a 4º Semana da Consciência Negra da Unesc. O evento ocorre de 16 a 22 de novembro, com programação que prevê atividades no campus universitário e no Parque das Nações.

A abertura da semana ocorre no dia 16, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, com a mesa-redonda “Raça, Gênero e Classe”, com Hertz da Conceição Dias. Licenciado em História, Dias é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

A programação segue com um sarau de poesia no hall dos blocos XXI da Unesc, dia 17, no período noturno. Já no dia 19, a partir das 14 horas, ocorre no Parque das Nações de Criciúma a 1ª Feira AfroEM – Feira de Afroempreendedores Sul Catarinense, o Picnic Afro Coletivo e as rodas de Samba, Capoeira, B.Boy e de Danças Urbanas.

No dia 21, às 19 horas, na sede da Aprofucri, no campus da Unesc, ocorre um show e diálogo com “Cores de Aidê” (AfroReggae) sobre empoderamento feminino negro, com a professora doutora da Unesc e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Fernanda Lima. O evento encerra no dia 22, às 19 horasm na sede da Aprofucri, com uma palestra com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, enfermeira Eliana Oliveira Soares.

A Semana da Consciência Negra da Unesc é uma realização das pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, organizada pelo DIDH e NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Minorias) da Unesc.

A iniciativa conta com a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Setor de Arte e Cultura da Universidade, Coletivo Chega de Racismo, Anarquistas Contra o Racismo, curso de História e Núcleo de pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania da Unesc. Tem ainda o apoio das UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), CSA (Ciências Sociais Aplicadas) e HCE (Humanidades, Ciências e Educação).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2016 às 20:28
Compartilhar Comente

Exposição de Edi Balod traz sua trajetória artística à Unesc

Exposição de Edi Balod traz sua trajetória artística à Unesc
Abertura ocorre nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Saboreando cada caminho que passa, o artista Edi Balod transforma sua trajetória em arte. São experimentos, visões e vivências compondo um universo tão particular, que transborda uma essência única e cheia de significado. Esse mundo será aberto para aqueles que tiverem interesse em mergulhar, ele será o eixo da exposição do artista, intitulada “À Deriva, à Espreita”. A abertura da mostra ocorre nesta segunda-feira (12/9), às 20h30, na Sala Edi Balod, localizada no campus da Unesc.

Os curadores da exposição, professores Amalhene Baesso Reddig e Marcelo Feldhaus, comentaram que a busca interior de Edi Balod se materializa em cenários artísticos e obras de arte que encantam pela multiplicidade de temas, sensibilidade e denúncia. “Ele é daqueles artistas que com paciência elabora sua produção experimentando técnicas. Iniciadas com a escultura em madeira e pedra, seguidas por desenhos, entalhes, pinturas, instalações, poesias, dobraduras e muito mais”, ressaltaram os professores.

A exposição fica aberta para visitação até 14 de outubro e é desenvolvida por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), do curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura, do Setor de Arte e Cultura e do CEDOC (Centro de Memória e Documentação da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de setembro de 2016 às 20:17
Compartilhar Comente

A magia do Natal no Noite de Luz Unesc

A magia do Natal no Noite de Luz Unesc
Mais de sete mil pessoas passaram pelo Parque das Nações neste domingo (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Lucas Joaquim Júnior, oito anos, de Criciúma, estava andando de skate com a irmã no Parque das Nações na noite deste domingo (29/11) quando o Noite de Luz Unesc começou. O garoto parou a brincadeira e sentou em frente a um dos telões nas laterais do palco principal para conferir o show. “Eu gosto muito do Natal e quando escutei a música vim ver o que era”, contou. Como Lucas, mais de sete mil pessoas passaram pelo Parque para conferir o maior espetáculo de Natal do Sul do estado feito exclusivamente com artistas da região.

Mais de 300 músicos, atores e bailarinos passaram pelos palcos e passarela montados no Parque das Nações, em Criciúma, para contar a história da Natividade em um espetáculo de artes integradas. O evento contou ainda com o Grande Coral de Natal, que reuniu todos os cantores presentes. O Papai Noel também esteve lá e trouxe os duendes para receber as crianças com carinho, sorrisos, abraços e balas. O cantor Rubens Daniel esteve no palco e marcou o encerramento das apresentações da noite.

Michele Cipriano, de Criciúma, levou a filha Maria Júlia, de quatro anos, para ver o Noite de Luz, e em especial, a irmãzinha Sofia, de dez anos, cantar no Coral do Colégio São Bento. “É a primeira vez que venho e fiquei encantada. Foi espetacular”, afirmou. Já Vilma Veiga da Silva, da Associação Coral Criciúma, participou de todas as edições do Noite de Luz (2011, 2013 e 2015) e contou que a cada evento a emoção aumenta. “É uma honra poder participar de um momento como esse. Sempre me emociono”.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, afirmou que o Noite de Luz é uma oportunidade da Universidade agradecer pelo apoio da sociedade em suas ações e que o evento é uma das atividades que mostram a natureza comunitária da Instituição. “Todo o esforço feito para a realização deste evento só tem sentido porque vocês vieram aqui prestigiar e abrilhantar essa grande festa de Natal”, comentou.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o Noite de Luz traz o resgate da família e de valores. “O evento foi cuidadosamente preparado para levar beleza e encantar a comunidade, parceira em tudo que a Universidade faz”.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o Noite de Luz é um evento que tem o objetivo de levar o espírito do Natal, propondo uma reflexão sobre família, amor e solidariedade. “O espetáculo é um alimento para o espírito e traz um reavivamento de bons sentimentos”, comentou.

O prefeito Márcio Búrigo agradeceu à Universidade pelo Noite de Luz. “O nosso muito obrigado à Unesc por ter realizado um evento dessa magnitude em nossa cidade. Agradeço em meu nome e em nome de cada criciumense”.

Evento foi aprovado pelo Ministério da Cultura

O evento foi gratuito e aberto ao público, e os espectadores puderam doar um quilo de alimento não perecível para entidades que cuidam de idosos. O Noite de Luz Unesc é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O evento tem a participação de grupos de Criciúma, Araranguá, Sombrio e Ermo, que receberam cachê cultural pelas apresentações.

O espetáculo é realizado pela Unesc com o apoio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma, prefeitura e Fundação Cultural de Criciúma e RBS TV e o patrocínio do Bistek Supermercados e da Anjo Química. O Noite de Luz esteve na programação do Natal dos Sonhos do município.

Programação

OSCRI – Orquestra Sinfônica de Criciúma
Cia de Dança Unesc
Coral Unesc
Unearte Oficina de Teatro e de Ballet – Unesc
Cia e oficina de Teatro Dori Búrigo
Cirandela Cantação de Histórias
Núcleo de Dança Valter Savi
Centro Social Urbano
Criarte Espaço De Dança
CEAC Espaço de Dança
Coral Infanto-juvenil do Colégio São Bento
Coral Santa Bárbara
Oficina de Ballet da Fundação Cultural de Criciúma
Associação Coral de Criciúma
Escola de Dança Viviane Candiotto
Setor Arte e Cultura da Unesc
Participação dos grupos étnicos de Criciúma
Grande Coral de Natal
Encenação da Natividade
Chegada do Papai Noel
Show pirotécnico
Show com Rubens Daniel

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2015 às 00:38
Compartilhar Comente

Noite de Luz: um espetáculo feito a muitas mãos

Noite de Luz: um espetáculo feito a muitas mãos
Figurino do teatro é produzido por costureiras de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

"É gratificante demais ver o meu trabalho ajudando a contar a história da Natividade. Me emociono e chego a chorar quando vejo os atores no palco usando o figurino que eu fiz. Tem um pouco de mim ali naquele momento tão especial”. O depoimento é de Elza Valentin Vieira, de Criciúma, funcionária do Sesc, que nas últimas semanas tem dedicado suas noites à produção do figurino para o Noite de Luz Unesc. E como ela, há mais de 460 pessoas envolvidas para que o espetáculo deste domingo (29/11), no Parque das Nações, em Criciúma, fique marcado na memória da região.

Elza trabalhou na Unesc entre 2000 e 2006 e conta que tem na costura um passatempo e além de fazer roupas para ela e a filha – formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade – abre a máquina apenas para atender a demandas de eventos da Instituição. “Não trabalho para fora, mas tenho muito carinho pela Unesc e por isso sempre que há algum evento em que precisam de costureira eu ajudo”, comenta.

Ela faz os figurinos da Natividade para o Noite de Luz em todas as edições do evento – 2011, 2013 e 2015. No primeiro ano, confeccionou e bordou as roupas de Maria, José, do Menino Jesus, dos três Reis Magos, do anjo (inclusive a asa com penas) e fez turbantes de cabeça, e nos seguintes, reformou e remodelou algumas das peças. “Como nem todos os atores podem fazer a prova das roupas, no dia do espetáculo eu vou no camarim para fazer os ajustes”, conta.

Noite de Luz Unesc

O Noite de Luz Unesc tem a participação de mais de 300 artistas da música, da dança e do teatro, que vão contar a história da Natividade. O evento é gratuito e aberto ao público, mas os espectadores podem doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue para entidades que cuidam de idosos. O espetáculo inicia às 20 horas, mas, a partir das 19h30, o público poderá conferir apresentações de música.

O Noite de Luz Unesc é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultural e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O evento tem a participação de grupos de Criciúma, Araranguá, Sombrio e Ermo, que vão receber cachê cultural pelas apresentações.

O evento é realizado pela Unesc com o apoio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma, prefeitura e Fundação Cultural de Criciúma e RBS TV e o patrocínio do Bistek Supermercados e da Anjo Química. O Noite de Luz está na programação do Natal dos Sonhos do município.

Como tudo começou

O Noite de Luz Unesc chega a sua terceira edição fora da Universidade em 2015, mas o evento foi criado em 1994 e ocorreu, durante anos, no campus. O evento foi idealizado pela fundadora e coordenadora do Coral Unesc, Sonia Léa Reichardt Machado e pelo maestro e também fundador do coro, Antônio Luiz Urnau, como uma forma de comemorar o Natal.

“Não havia parâmetros. Inovação, total. Foi montado um pequeno pinheiro artificial que chamou a atenção dos que passavam pelo hall do Bloco Administrativo.  Se, por singelo ou inédito, nunca se soube. Também, foi criado, a partir de uma cesta velha, um pequeno berço enfeitado com samambaias e papel com desenhos de pedra,  para lembrar o presépio de Belém. Os corais Unesc e Teuto atravessavam entre a biblioteca e a administração, com luzes de velas coloridas, cantando músicas de Natal e vindo em direção a professores, alunos, funcionários e visitantes surpresos. As velas foram colocadas no chão, os corais se posicionaram e iniciaram, sob a regência do maestro Antônio Luiz Urnau, o que foi o primeiro Grande Coral de Natal da Universidade”, lembra a idealizadora do Noite de Luz.

Programação

OSCRI – Orquestra Sinfônica de Criciúma
Cia de Dança Unesc
Coral Unesc
Unearte Oficina de Teatro e de Ballet – Unesc
Cia e oficina de Teatro Dori Búrigo
Cirandela Cantação de Histórias
Núcleo de Dança Valter Savi
Centro Social Urbano
Criarte Espaço De Dança
CEAC Espaço de Dança
Coral Infanto-juvenil do Colégio São Bento
Coral Santa Bárbara
Oficina de Ballet da Fundação Cultural de Criciúma
Associação Coral de Criciúma
Escola de Dança Viviane Candiotto
Setor Arte e Cultura da Unesc
Participação dos grupos étnicos de Criciúma
Grande Coral de Natal
Encenação da Natividade
Chegada do Papai Noel
Show pirotécnico
Show com Rubens Daniel

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2015 às 20:37
Compartilhar Comente