Diretoria de Extensão

Noite de Luz: um espetáculo feito a muitas mãos

Noite de Luz: um espetáculo feito a muitas mãos
Figurino do teatro é produzido por costureiras de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

"É gratificante demais ver o meu trabalho ajudando a contar a história da Natividade. Me emociono e chego a chorar quando vejo os atores no palco usando o figurino que eu fiz. Tem um pouco de mim ali naquele momento tão especial”. O depoimento é de Elza Valentin Vieira, de Criciúma, funcionária do Sesc, que nas últimas semanas tem dedicado suas noites à produção do figurino para o Noite de Luz Unesc. E como ela, há mais de 460 pessoas envolvidas para que o espetáculo deste domingo (29/11), no Parque das Nações, em Criciúma, fique marcado na memória da região.

Elza trabalhou na Unesc entre 2000 e 2006 e conta que tem na costura um passatempo e além de fazer roupas para ela e a filha – formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade – abre a máquina apenas para atender a demandas de eventos da Instituição. “Não trabalho para fora, mas tenho muito carinho pela Unesc e por isso sempre que há algum evento em que precisam de costureira eu ajudo”, comenta.

Ela faz os figurinos da Natividade para o Noite de Luz em todas as edições do evento – 2011, 2013 e 2015. No primeiro ano, confeccionou e bordou as roupas de Maria, José, do Menino Jesus, dos três Reis Magos, do anjo (inclusive a asa com penas) e fez turbantes de cabeça, e nos seguintes, reformou e remodelou algumas das peças. “Como nem todos os atores podem fazer a prova das roupas, no dia do espetáculo eu vou no camarim para fazer os ajustes”, conta.

Noite de Luz Unesc

O Noite de Luz Unesc tem a participação de mais de 300 artistas da música, da dança e do teatro, que vão contar a história da Natividade. O evento é gratuito e aberto ao público, mas os espectadores podem doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue para entidades que cuidam de idosos. O espetáculo inicia às 20 horas, mas, a partir das 19h30, o público poderá conferir apresentações de música.

O Noite de Luz Unesc é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultural e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O evento tem a participação de grupos de Criciúma, Araranguá, Sombrio e Ermo, que vão receber cachê cultural pelas apresentações.

O evento é realizado pela Unesc com o apoio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma, prefeitura e Fundação Cultural de Criciúma e RBS TV e o patrocínio do Bistek Supermercados e da Anjo Química. O Noite de Luz está na programação do Natal dos Sonhos do município.

Como tudo começou

O Noite de Luz Unesc chega a sua terceira edição fora da Universidade em 2015, mas o evento foi criado em 1994 e ocorreu, durante anos, no campus. O evento foi idealizado pela fundadora e coordenadora do Coral Unesc, Sonia Léa Reichardt Machado e pelo maestro e também fundador do coro, Antônio Luiz Urnau, como uma forma de comemorar o Natal.

“Não havia parâmetros. Inovação, total. Foi montado um pequeno pinheiro artificial que chamou a atenção dos que passavam pelo hall do Bloco Administrativo.  Se, por singelo ou inédito, nunca se soube. Também, foi criado, a partir de uma cesta velha, um pequeno berço enfeitado com samambaias e papel com desenhos de pedra,  para lembrar o presépio de Belém. Os corais Unesc e Teuto atravessavam entre a biblioteca e a administração, com luzes de velas coloridas, cantando músicas de Natal e vindo em direção a professores, alunos, funcionários e visitantes surpresos. As velas foram colocadas no chão, os corais se posicionaram e iniciaram, sob a regência do maestro Antônio Luiz Urnau, o que foi o primeiro Grande Coral de Natal da Universidade”, lembra a idealizadora do Noite de Luz.

Programação

OSCRI – Orquestra Sinfônica de Criciúma
Cia de Dança Unesc
Coral Unesc
Unearte Oficina de Teatro e de Ballet – Unesc
Cia e oficina de Teatro Dori Búrigo
Cirandela Cantação de Histórias
Núcleo de Dança Valter Savi
Centro Social Urbano
Criarte Espaço De Dança
CEAC Espaço de Dança
Coral Infanto-juvenil do Colégio São Bento
Coral Santa Bárbara
Oficina de Ballet da Fundação Cultural de Criciúma
Associação Coral de Criciúma
Escola de Dança Viviane Candiotto
Setor Arte e Cultura da Unesc
Participação dos grupos étnicos de Criciúma
Grande Coral de Natal
Encenação da Natividade
Chegada do Papai Noel
Show pirotécnico
Show com Rubens Daniel

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de novembro de 2015 às 20:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário