Diretoria de Extensão

Noite de Luz Unesc: espetáculo de Natal valoriza artistas da região

Noite de Luz Unesc: espetáculo de Natal valoriza artistas da região
Evento ocorre em 29 de novembro no Parque das Nações (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A região está prestes a ganhar um presente antecipado de fim de ano. No dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, o Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma, recebe o maior evento de Natal do Sul de Santa Catarina feito totalmente com artistas locais. É o Noite de Luz Unesc, que reúne música, dança e teatro em um espetáculo com a participação de mais de 300 artistas do Sul do Estado, que vão levar para toda a comunidade o encanto da época mais bonita do ano.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas os espectadores podem doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue a entidades beneficentes. O Noite de Luz Unesc é um projeto que tem o apoio do Ministério da Cultura e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O evento tem a parceria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Criciúma e da prefeitura de Criciúma – está na programação do Natal dos Sonhos, realizado pela Fundação Cultural do município – e o apoio da RBS TV. O evento tem o patrocínio do Bistek Supermercados e da Anjo Química.

O Noite de Luz chega a sua terceira edição – as anteriores foram em 2011 e 2013 –valorizando os talentos da região e divulgando o trabalho de grupos locais, que vão receber cachê cultural pelas apresentações. Mais de 300 artistas vão subir ao palco do Parque das Nações.

“O Noite de Luz Unesc é um projeto de artes integradas que traz temas como amor, família, fé e infância em um espetáculo de Natal com apresentações de música erudita instrumental, canto coral, dança, teatro, encenação da Natividade e a chegada do Papai Noel. É um evento feito a muitas mãos e com muito carinho para a comunidade”, afirma a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig.

Confira as fotos da última edição do Noite de Luz

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2015 às 19:13
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc lança novo website e comemora 13 anos de atividades

Museu de Zoologia da Unesc lança novo website e comemora 13 anos de atividades
Encontro ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Sorrisos, bolo e celebração. O aniversário de 13 anos do Museu de Zoologia da Unesc foi comemorado nesta terça-feira (29/9), com o lançamento do novo website do projeto, que traz mais interatividade e informação aos seus visitantes e interessados pela fauna regional. No site é possível conhecer a história do museu, suas exposições, atividades de pesquisa, além dos programas educativos que são oferecidos a comunidade escolar. 

Para o reitor Gildo Volpato, é uma alegria comemorar momentos como esse. “O Museu desenvolve um trabalho coletivo exemplar, que contribui para os três pilares da Universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. E são 13 anos de desenvolvimento deste lindo projeto, que agora está de cara nova, com um site incrível. Parabéns a todos”, ressaltou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, comentou que grandes projetos são liderados por pessoas competentes, dedicadas e comprometidas. “É assim que segue a nossa equipe do Museu de Zoologia”, afirmou.

O site

“O novo site nos permitirá estabelecer um contato mais próximo com nossos visitantes, além de passar a ser mais uma importante ferramenta para a difusão, popularização e pesquisa sobre o conhecimento da fauna”, ressaltou a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Gaidzinski.

Com a nova plataforma, estudantes que buscam informações sobre a fauna de mata atlântica e do ambiente marinho terão mais uma ferramenta de pesquisa, com a disponibilização de informações sobre a história natural das espécies em exposição. Além disso, o site traz jogos educativos, galeria de fotos, espaço para comentarios, agendamento de visitas orientadas, entre outras opções

A construção do novo website do Museu de Zoologia foi viabilizada por meio das parcerias entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, que também contribui com a doação de espécies animais.

Conheça o site

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 29 de setembro de 2015 às 17:19
Compartilhar Comente

Unesc estreita laços com Ministério da Cultura

Unesc estreita laços com Ministério da Cultura
Representantes do MinC conheceram Setor de Arte e Cultura e Museu de Zoologia Mais imagens

Importantes iniciativas culturais da Unesc estiveram em pauta na visita de representantes do MinC (Ministério da Cultura) e de uma comitiva de avaliadores da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura) à Universidade na manhã desta quinta-feira (14/5). Os visitantes puderam conhecer pessoalmente os trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Arte e Cultura e Museu de Zoologia da Unesc. “As universidades sempre foram espaços importantes para o desenvolvimento da cultura brasileira”, destacou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva Neto.

O reitor Gildo Volpato foi um dos colaboradores da Unesc a acolher a comitiva, primeiramente no Auditório Ruy Hülse e depois em um passeio pelo campus, onde conheceram o Espaço Cultural Toque de Arte e as exposições “Animais da Mata Atlântica” e “Ecossistema Marinho”. “É um prazer tê-los aqui para mostrar ao vivo tanta coisa bonita que desenvolvemos, algumas com o importante apoio do Ministério da Cultura”, afirmou o reitor.

Incentivo à Cultura

Os visitantes estão em Criciúma participando da 232ª Reunião da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura) – 12 a 14 de maio, quando analisam projetos culturais de todos o país e realizam encontro com os empresários e contadores da região, além de visitarem entidades com projetos aprovados pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) – Unesc e Abadeus.

Nos últimos anos a Unesc aprovou diversos projetos pela Lei Rouanet, como os festivais Unesc em Dança e Noite de Luz; a publicação do livro “10 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski”, e a construção da nova sede do Museu.

Os projetos foram apresentados pela coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, e pela coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, ao lado da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 14 de maio de 2015 às 15:40
Compartilhar Comente

Fotografias encantam em abertura de exposição

Fotografias encantam em abertura de exposição
Mundo abstrato e figurativo é o tema central das obras (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

As obras de Fabio Salun encantaram os presentes em sua abertura na noite desta terça-feira (17/3), no Espaço Cultural da Unesc. A exposição “Fronteiras Perdidas: limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo” trouxe uma temática discutida constantemente no mundo da arte.

“A ideia é brincar entre o mundo abstrato e o figurativo, mostrando que é possível trabalhar com a arte caminhando entre essas duas vertentes. As fotos mostram pequenos fragmentos do nosso dia a dia, cada uma delas flui de forma diferente em cada olhar”, comenta Salun. 

A assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Gisele Silveira Coelho Lopes, afirma que as exposições consagram um dos pilares da Universidade, a extensão.  Ela também parabenizou Salun, “Quando se investe em uma carreira com amor o sucesso é consequência”, afirmou.

Por meio da exposição, a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, desafiou os alunos presentes do curso de Artes Visuais a investirem e trabalharem em suas obras. “Vocês não irão escapar de expor aqui em nosso espaço também, sintam-se provocados em participar dos editais”, brincou Amalhene.

Os interessados em realizar visitas mediadas podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo telefone (48) 3431-2622. A mediação ocorrerá do dia 18 de março a 30 de abril, das 9 às 22 horas.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 17 de março de 2015 às 21:52
Compartilhar Comente

Projeto de extensão vai realizar painéis de mosaicos em escadas de Criciúma

Projeto de extensão vai realizar painéis de mosaicos em escadas de Criciúma
Primeiras etapas foram debatidas na tarde de hoje (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Criciúma poderá receber mosaicos em escadarias da cidade por meio do projeto de extensão “Olhares sobre a cidade: deixando marcas em mosaico” da Unesc, realizado em parceria com a Afasc (Associação Feminina de Assistência Social) e a Fundação Cultural de Criciúma. “Vamos trazer mais arte para nossa cidade utilizando talentos da Unesc no processo”, comenta a idealizadora do projeto, Isabel Búrigo, presidente da Afasc. As primeiras etapas do projeto foram discutidas em reunião na Unesc, na tarde de hoje (1/12).

O mapeamento iniciou no Bairro São Martinho, sendo que a elaboração dos desenhos é criada em parceria com a comunidade. O bolsista do projeto, Rodrigo Medeiros Martins, tem realizado entrevistas para captar o olhar dos moradores. “A ideia é que a arte de cada escadaria seja referente à cultura da comunidade que vive em seu entorno.”, comenta Rodrigo, que é estudante da primeira fase do curso de Artes Visuais.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, o projeto é de grande interesse da Universidade, que atua com o princípio de gerar parcerias com a comunidade e trazer avanços para a região. “Criciúma vai ficar ainda mais bonita com a realização desses mosaicos”, ressalta.

As obras devem iniciar em 2015 e para a parte operacional o projeto recebe as mosaicistas Michelle e Marielle Bonetti, conhecidas na região como Manas Bonetti.

Também participaram da reunião o coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus; a diretora executiva da Afasc, Leticia Maria Vieira; a coordenadora de Assistência Social da Afasc, Naiana Colombo Dias; o diretor interino do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Michel Alisson da Silva, e a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Gisele Silveira Coelho Lopes. O projeto é coordenado pela professora Silemar Maria de Medeiros.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 01 de dezembro de 2014 às 18:15
Compartilhar Comente