Diretoria de Extensão

Curricularização da Extensão em pauta na Unesc

Curricularização da Extensão em pauta na Unesc
Capacitação será ministrada pela professora e autora Simone Imperatore Mais imagens

Um encontro na Unesc vai proporcionar a troca de experiências e conhecimentos sobre a curricularização da Extensão na Universidade. A “Primeira Formação Sobre a Curricularização da Extensão da Unesc”, promovida pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e Prograd (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação), ocorre nesta terça-feira (6/2), na sala 1 do Bloco O, a partir das 9 horas. O evento será ministrado pela professora e autora, Simone Imperatore.

A Formação vai capacitar os coordenadores de ensino, pesquisa e extensão, diretores e professores representantes das Unidades Acadêmicas sobre Políticas de ensino, Políticas de extensão, reflexões sobre o posicionamento político e filosófico da extensão da Universidade.

A palestrante é autora da obra Curricularização da Extensão Universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social e tem grande vivencia na gestão, coordenação e desenvolvimento de projetos em equipe e sólida experiência na área educacional, financeira e administrativa, como planejamento estratégico, controles internos e análises de processos. Atualmente ela ocupa o cargo de diretora de assuntos comunitários da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de fevereiro de 2017 às 11:46
Compartilhar Comente

Teorias do educador Paulo Freire em pauta na Unesc

Teorias do educador Paulo Freire em pauta na Unesc
Encontro vai ter como tema os Princípios da Pedagogia Freiriana Mais imagens

As teorias que mudaram os caminhos da pedagogia recente vão entrar em pauta durante palestra na Unesc. O encontro, promovido pela Própex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), terá como tema “Princípios da Pedagogia Freiriana” e ocorre nesta terça-feira (8/10), a partir das 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O evento, ministrado pelos professores doutores Paulo Roberto Padilha e Ângela Antunes, do Instituto Paulo Freire de São Paulo, vai reunir profissionais e estudantes das diversas áreas ligadas a pedagogia para a troca de conhecimentos.

Território Paulo Freire

O Programa de Extensão Território Paulo Freire foi criado a partir de abordagens que usam como referência os ensinamentos do educador brasileiro. Os projetos buscam fazer a ligação entre o ensino dado em sala de aula com a pesquisa e a extensão. O objetivo principal do Programa é desenvolver projetos que ampliem a capacidade de autonomia das comunidades por meio da educação.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de novembro de 2016 às 11:43
Compartilhar Comente

Unesc entre as 100 melhores universidades brasileiras

Unesc entre as 100 melhores universidades brasileiras
Universidade se destacou nos quesitos pesquisa e internacionalização Mais imagens

A Unesc está entre as 100 melhores universidades brasileiras, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha). A publicação, que foi divulgada esta semana, reconheceu a Universidade como a 89ª IES (Instituição de Ensino Superior) no país. A Unesc se destacou nos quesitos pesquisa e internacionalização. Em Santa Catarina, no quesito pesquisa, a Universidade fica atrás somente da UFSC. Já a nível nacional, no mesmo quesito, a Unesc é a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas.

“Resultados como esse refletem a maturidade da Unesc, que com 47 anos é constantemente reconhecida pela qualidade dos seus serviços. Somos uma equipe de mais de mil professores e funcionários e 13 mil alunos, que, coletivamente, fazem a Unesc ser uma instituição de excelência”, afirma o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Sempre avançando

A Unesc avançou em todos os quesitos apontando pelo Ranking, de 2014 para 2015, ficando, por exemplo, em 56º no quesito pesquisa, 76º em inovação e 85º em internacionalização - entre todas as 192 universidades brasileiras analisadas. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pela Folha de São Paulo, desde 2012

Pesquisa e internacionalização

“A Unesc, ao longo dos anos, elegeu a pesquisa como importante diferencial, acreditando fortemente na produção do conhecimento por meio de seus mais de 100 Grupos de Pesquisa, dos seus seis programas de mestrado e dois doutorados e dos mais de 180 projetos de pesquisa. Estes resultados somente confirmam a correta opção pelos investimentos em pesquisa, e consequentemente em inovação e internacionalização. Os reflexos destes resultados também impactam fortemente na formação dos estudantes, qualificando de modo significativo os nossos cursos de graduação”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Além de pesquisadores que circulam pelo mundo apresentando trabalhos, participando de eventos e publicando suas pesquisas, a Unesc tem uma forte internacionalização. São cerca de 200 alunos de graduação e pós-graduação de diversos países que circulam diariamente pelo campus.

Como foi feito

O ranking mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e citações), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 2.222 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 726 professores cadastrados no MEC, qualificação dos professores e Enade).

Saiba mais sobre o RUF

Como é feito o Ranking de Universidades
 

 

Entre todas as IES de SC 2015 2014
Geral 5 6
Ensino 7 8
Pesquisa 2 2
Mercado 7 9
Inovação 4 4
Intercionalização 2 3

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 21 de setembro de 2015 às 11:33
Compartilhar Comente (1)

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira
Evento ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos locais da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foi dada a largada para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos pontos do campus. O evento terá como tema “Luz, Ciência e Vida” e trará novidades aos participantes, que podem fazer a inscrição de trabalhos ou para participar dos cursos, palestras e oficinas a partir de segunda-feira (10/8), no site (clique aqui).

O evento comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema do evento é baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia serão realizados o 15º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino, o 1º Salão de Pós-Graduação, a 2º Feira de Inovação, o 2º Talento Musical e a 1º Feira de Ciências com abrangência para o Mercosul. No evento, haverá apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão da Universidade. A programação conta ainda com palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação que envolverá diferentes públicos. Teremos programações paralelas e eventos como a 2ª Feira de Inovação tem a proposta de divulgar soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços. Estamos otimistas com a participação dos quatro públicos para a Feira da Inovação: comunidade em geral, escolas de Ensino Médio e Técnico, as empresas e as universidades. Temos a certeza que será um evento muito gratificante para todos.”, afirma a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), uma das organizadoras da Semana, Gisele Coelho Lopes.

Período de inscrições:

Submissão de trabalhos: 10/8 a 7/9.
Avaliação dos trabalhos: 8/9 a 25/9.
Divulgação dos trabalhos selecionados: 2/10 Inscrições para participação dos cursos, palestras e oficinas: 10/8 até o dia do evento.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2015 às 18:21
Compartilhar Comente

Direito e Nuped promovem palestra com doutor italiano Gaetano Pégora nesta sexta-feira (6)

Direito e Nuped promovem palestra com doutor italiano Gaetano Pégora nesta sexta-feira (6)
Arquivo Mais imagens

As duas liberdades do liberalismo político é o tema da mesa redonda que o Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e o curso de Direito da Unesc promovem nesta sexta-feira (6), das 17 às 18h45, na sala 17 do bloco 21-B, no campus. O tema será abordado pelo doutor Gaetano Pécora. Autor de vários livros, o professor italiano leciona as disciplinas Teoria do Estado e História das Doutrinas Políticas nas faculdades de Ciência Política, na Universidade Luiss Guido Carli, em Roma; e de Economia,  na Universidade de Estudos Del Sannio, em Benevento, ambas na Itália. Na noite de ontem (4), ele ministrou uma palestra sobre o Pensamento Político de Norberto Bobbio na 13ª Semana Jurídica do curso de Direito. O evento é aberto à participação de todos.   

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 05 de novembro de 2009 às 13:53
Compartilhar Comente