Diretoria de Extensão

9º Seminário de Iniciação Científica abre com palestra de pró-reitor da Uniso, de São Paulo

9º Seminário de Iniciação Científica abre com palestra de pró-reitor da Uniso, de São Paulo
Zeca Virtuoso Mais imagens

A experiência da Uniso (Universidade de Sorocaba) com o projeto AdministrAÇÃO(*), iniciativa voltada à comunidade, fortemente vocacionada à transformação social, foi apresentada, na Abertura do 9º Seminário de Iniciação Científica e 1º Salão de Extensão, na noite desta quarta-feira. O auditório Ruy Hülse recebeu um excelente público – formado por acadêmicos e professores dos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação – para a palestra do pró-reitor de Administração da Uniso, professor doutor Rogério Augusto Profeta. O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Ricardo Pinho, foi o coordenador da mesa.

Apresentando o tema “A pesquisa e a extensão no cotidiano das práticas universitárias”, o palestrante falou da importância da prática efetiva da responsabilidade social, não como mero slogan. Desta forma, ele fez um relato do processo vivenciado por professores e acadêmicos do curso de Administração, voltado à aplicação dos conhecimentos da área em favor de ONGs.  Ação que vem recebendo reconhecimento, com seguidas premiações por conta de seu impacto de responsabilidade social.

Segundo Profeta, pelo fato de as ONGs serem expostas à comunidade em que estão inseridas, são frequentemente visitadas por pessoas, por outras instituições e inclusive por IES (Instituições de Ensino Superior) que prometem um apoio especial em homenagem à causa principal da ONG. “Entretanto, a prática mostra que nem sempre este apoio é efetivo ou legítimo. A falta de efetividade se mostra na medida em que o pretenso apoiador nem sempre conhece as dificuldades que vai encontrar no cotidiano da ONG”, disse.

O projeto

Conforme o gestor da Uniso, as aulas no curso de Administração não ficam restritas à sala de aulas. “É aí que o AdministrAÇÃO aparece em destaque”, observa. Partindo de conceitos teóricos, os acadêmicos desenvolvem cada etapa do projeto, atuando em equipes de trabalho constituídas pela sua própria iniciativa e conveniência, tendo a oportunidade de aplicá-los na realidade de uma ONG.

Ao detalhar o Administração, Profeta mostrou alguns dos resultados alcançados pelo projeto, como ações que ajudaram a melhorar as condições de atuação de ONGs, beneficiando diretamente as populações carentes. “É possível fazer um pouquinho mais para transformar a realidade. A necessidade de intervenção é imediata. Precisamos dar um passinho a mais”, sugeriu.

 

(*) Grafia dada ao projeto.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 21 de outubro de 2009 às 22:23
Compartilhar Comente