Diretoria de Extensão

Professor apresenta estudo sobre a contribuição da Unesc com unidades de conservação ambiental

Professor apresenta estudo sobre a contribuição da Unesc com unidades de conservação ambiental
Universidade participa do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca (Foto: Enrique Litman) Mais imagens

Um professor da Unesc participa está semana da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Lá ele apresenta um estudo produzido a partir da análise da Universidade como instituição conselheira no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca. O evento ocorre até 26 de julho no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife/PE.

O professore doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes vai divulgar a pesquisa "O papel da Universidade na gestão pública ambiental: contribuições para a interação entre unidades de conservação de uso sustentável e comitês de bacias hidrográficas”. O trabalho é resultado de estudos no âmbito dos programas Pibic-UNESPq-Unesc e PIC 170.

Carlyle é professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Participaram do estudo os estudantes Camila Trento, Patricia Darolt e Samira Becker Volpato.

Em especial nesta edição do evento, em qual o professora da Unesc também participa, está ocorrendo uma reunião preparatória e regional do "Fórum Mundial de Ciências", que ocorre pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em novembro.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de julho de 2013 às 11:13
Compartilhar Comente

Capes aprova Doutorado em Ciência Ambientais na Unesc

Capes aprova Doutorado em Ciência Ambientais na Unesc
Divulgação Mais imagens

A Unesc recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em Ciências Ambientais. A partir de 2013 o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vai oferecer, além das vagas do Mestrado, oito vagas para alunos interessados em fazer um doutorado. “A aprovação deste Doutorado consolida ainda mais a Missão da Unesc, de promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Não tenho dúvida, também, de que trata-se do reconhecimento da qualidade acadêmica de nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. É o resultado do trabalho coletivo e da credibilidade científica conquistada pelos professores e pelos mestrandos do programa, com o apoio de toda a comunidade acadêmica”, destacou o reitor Gildo Volpato.

Com essa conquista a Unesc chega ao seu segundo doutorado (o outro é na área de Ciências da Saúde), além de quatro mestrados: Ciência e Engenharia de Materiais e Educação, além de Ciências Ambientais e Ciências da Saúde. “A aprovação de mais um curso de doutorado na Unesc mostra a solidez acadêmica institucional e a maturidade científica de nossos pesquisadores. A cada ano a Unesc vem se consolidando como referência na pesquisa e pós-graduação. Poucas instituições atingiram, em tão pouco tempo de Universidade, um patamar de referência como esse”, comentou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

A coordenadora do PPGCA, Birgit Harter Marques, salientou, que em vista aos problemas socioambientais locais, regionais e nacionais, o Doutorado em Ciências Ambientais da Unesc vai trabalhar principalmente com a questão sustentabilidade. “A aprovação pela Capes do Doutorado é fundamental para o desenvolvimento e inserção regional da Universidade, enquanto instituição transmissora e geradora de conhecimentos”, salientou Birgit.

PPGCA

Criado em 2001, o PPGCA já formou 116 mestres, sendo que atualmente conta com 34 mestrandos matriculados e 12 professores doutores. O programa trabalha com duas linhas de pesquisa: Ambientes naturais e Sociedade, ambiente e desenvolvimento.

A primeira tem como objetivo conhecer a dinâmica dos ecossistemas naturais, com ênfase na recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Já a segunda linha estuda as interações entre sociedade e natureza, no sentido de contribuir e sugerir mecanismos capazes de viabilizar propostas para a solução dos problemas socioambientais do mundo moderno.

O PPGCA da Unesc tem parceria com instituições internacionais, como a Universidade de Los Lagos, do Chile; a Universidade de Waterloo, do Canadá, e o Instituto Politécnico de Tomar – Portugal.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 09 de outubro de 2012 às 09:39
Compartilhar Comente

Bazar de Troca ocorrerá no dia 5 de junho

Trocar roupas, calçados e acessórios que não se usa mais por outra peça sem gastar nada. É este o objetivo do Bazar de Troca, que ocorrerá na Semana do Meio Ambiente da Unesc, no dia 5 de junho, das 13 às 17h30, na sala 1 do Bloco O.

Os interessados em participar da ação devem levar suas peças até a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), o Pega (Programa de Educação e Gestão Ambiental) ou na sala do Programa Qualidade de Vida, até o dia 1º de junho. Cada peça entregue dá direito a retirar outra no dia do Bazar.

Mais informações pelos telefones 3431-2700 ou Fone: 3431-2506.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 23 de maio de 2012 às 08:00
Compartilhar Comente

Bazar de Troca já recebe peças

O Bazar de Troca, que ocorrerá na Semana do Meio Ambiente da Unesc, já está recolhendo peças para a realização de troca de roupas, calçados e acessórios. O evento será realizado em junho, sendo que os interessados devem levar suas peças até a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Pega (Programa de Educação e Gestão Ambiental) ou na sala do Programa Qualidade de Vida. Para cada peça entregue dá direito a retirar outra no dia do Bazar.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 09 de abril de 2012 às 14:20
Compartilhar Comente

Plantas medicinais são assunto de palestra

Plantas medicinais são assunto de palestra
Davi Carrer Mais imagens

“Conhecimento de especialistas locais sobre plantas medicinais na região sul do Brasil” foi o tema da palestra da manhã de hoje (10/11) da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O assunto foi abordado pela professora doutora Rumi Regina Kubo na sala 1 do Bloco O.

O evento busca socializar e promover a produção do conhecimento, seja do ensino, da pesquisa ou da extensão. O encontro tem como tema central “Ciência e Sociedade: a contribuição da ciência para o desenvolvimento social”.

Confira a programação completa

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 10 de novembro de 2011 às 11:06
Compartilhar Comente