Diretoria de Extensão

Professor alerta que faltam investimentos para desenvolver as energias renováveis

Professor alerta que faltam investimentos para desenvolver as energias renováveis
Davi Carrer Mais imagens

“Em 10 anos não houve qualquer investimento político consciente de ciência e tecnologia para desenvolver energias renováveis. O desenvolvimento de energias renováveis é uma obrigação das nações. Este não pode ser um tema a parte, pois é essencial”. A afirmação é do professor doutor Sérgio Colle (UFSC) durante mesa-redonda da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc na noite de hoje (9/11). Colle participou do debate sobre “Energia Solar: perspectivas e desenvolvimento no Brasil & Fontes alternativas de geração de energia” no Auditório Ruy Hülse, que também contou com a participação do professor doutor Luciano Silva.

“O Brasil exibe a mais robusta oferta de energia renovável energética, seja eólica, hidráulica, solar ou biomassa”, informou o professor. Entretanto o palestrante alertou que não há e nunca houve planejamento, por exemplo, para a produção de energia eólica por parte do Governo Federal. “Tudo o que é construído nessa área é feito as pressas para não se perder verbas”, comentou.

Fontes renováveis

“Quase 50% da energia do Brasil é renovável, isso é um valor significativo, mas poder ser ampliado, informou Silva. A outra metade é oriunda do carvão, petróleo e gás. “Temos um potencial eólico de 143,46 GW (Giga Watts) (uma lâmpada consome 9 W), mas só usamos 0,76 GW”, destacou.

Confira a programação completa

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 09 de novembro de 2011 às 21:47
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)