Diretoria de Extensão

Capes aprova Doutorado em Ciência Ambientais na Unesc

Capes aprova Doutorado em Ciência Ambientais na Unesc
Divulgação Mais imagens

A Unesc recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em Ciências Ambientais. A partir de 2013 o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vai oferecer, além das vagas do Mestrado, oito vagas para alunos interessados em fazer um doutorado. “A aprovação deste Doutorado consolida ainda mais a Missão da Unesc, de promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Não tenho dúvida, também, de que trata-se do reconhecimento da qualidade acadêmica de nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. É o resultado do trabalho coletivo e da credibilidade científica conquistada pelos professores e pelos mestrandos do programa, com o apoio de toda a comunidade acadêmica”, destacou o reitor Gildo Volpato.

Com essa conquista a Unesc chega ao seu segundo doutorado (o outro é na área de Ciências da Saúde), além de quatro mestrados: Ciência e Engenharia de Materiais e Educação, além de Ciências Ambientais e Ciências da Saúde. “A aprovação de mais um curso de doutorado na Unesc mostra a solidez acadêmica institucional e a maturidade científica de nossos pesquisadores. A cada ano a Unesc vem se consolidando como referência na pesquisa e pós-graduação. Poucas instituições atingiram, em tão pouco tempo de Universidade, um patamar de referência como esse”, comentou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

A coordenadora do PPGCA, Birgit Harter Marques, salientou, que em vista aos problemas socioambientais locais, regionais e nacionais, o Doutorado em Ciências Ambientais da Unesc vai trabalhar principalmente com a questão sustentabilidade. “A aprovação pela Capes do Doutorado é fundamental para o desenvolvimento e inserção regional da Universidade, enquanto instituição transmissora e geradora de conhecimentos”, salientou Birgit.

PPGCA

Criado em 2001, o PPGCA já formou 116 mestres, sendo que atualmente conta com 34 mestrandos matriculados e 12 professores doutores. O programa trabalha com duas linhas de pesquisa: Ambientes naturais e Sociedade, ambiente e desenvolvimento.

A primeira tem como objetivo conhecer a dinâmica dos ecossistemas naturais, com ênfase na recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Já a segunda linha estuda as interações entre sociedade e natureza, no sentido de contribuir e sugerir mecanismos capazes de viabilizar propostas para a solução dos problemas socioambientais do mundo moderno.

O PPGCA da Unesc tem parceria com instituições internacionais, como a Universidade de Los Lagos, do Chile; a Universidade de Waterloo, do Canadá, e o Instituto Politécnico de Tomar – Portugal.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

09 de outubro de 2012 às 09:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário