Arquitetura e Urbanismo

Reconhecendo o Patrimônio Histórico e as repercussões estética e econômicas em Nova Veneza e Urussanga | Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC

Três disciplinas da sexta fase do Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC - Teoria e Estética da Arquitetura, Desenvolvimento Regional e Patrimônio Histórico - se juntaram, neste semestre de 2018-1, para realizar duas atividades de visita de campo aos municípios de Urussanga e de Nova Veneza.

O objetivo da atividade conjunta das disciplinas foi aliar os conteúdos de sala de aula a uma visão regional no que diz respeito ao patrimônio histórico e cultural e seus repercussões estéticas e econômicas

As visitas aconteceram entre o final do mês de abril e início do mês de maio, com a participação de 18 acadêmicos, além das 3 professoras das disciplinas, Arq. Elizabeth de Siervi, Arq. Stela Ruphental e Arq. Aline Savi. Também  contribuíram com a realização das atividades de campo profissionais ligados as prefeituras dos municípios visitados.

A primeira visita ocorreu dia 25 de abril no município de Urussanga. Num primeiro momento o Arquiteto Nilton Bortolotto, da prefeitura municipal, recebeu o grupo na Praça Longarone, no centro da cidade, e fez uma apresentação do contexto do patrimônio histórico local e suas relações com o desenvolvimento microrregional.  Após essa apresentação as professoras orientaram os alunos na visita e em suas atividades de diagnóstico e levantamento de dados.

A segunda visita correu no dia 9 de maio no município de Nova Veneza. O encontro contou com a participação do Sr. Gabriel da Conceição que recebeu os acadêmicos e as professoras na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade. Foram apresentados fatos históricos do município e também uma leitura socioeconômica, focalizando suas relações entre a cultura dos imigrantes e o turismo na atualidade. Após essa apresentação o grupo fez um passeio pela cidade e seus diferentes pontos de interesse, buscando captar elementos para seus levantamentos e diagnósticos.

A experiência foi considerada muito positiva pelas professoras que já estão programando a repetição deste tipo de atividade conjunta para o próximo semestre.

 

 

 

Mais informações: Recepção do grupo pelo Arquiteto Nilton Bortolotto na Praça Longarone em Urussanga/SC

Por: Ruslana Jandira De Carvalho Da Conceição Gumbe 22 de maio de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Diagnóstico Rápido Participativo é realizado no bairro Jardim Angélica por disciplina do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC

No dia 21 de setembro, no período vespertino, ocorreu uma visita técnica promovida pela disciplina de Teoria e Estética da Arquitetura, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praça do bairro Jardim Angélica. Participaram da atividade a Profª Arq. Dra. Elizabeth de Siervi, acadêmicos da 5ª e 6ª fases do Curso e o Presidente da Associação de Moradores do Bairro, Sr. Décio Escobar.

A visita teve o objetivo de aproximar os acadêmicos das atividades de extensão universitária, dando continuidade a um trabalho de qualificação da Praça do bairro Jardim Angélica desenvolvido em 2015 na disciplina de Paisagismo, pela mesma turma, com as Professoras Margarete Oliveira e Larissa Trindade.

A praça se localiza nos altos do bairro Jardim Angélica e completam o espaço da praça a Escola - EMEIEF Prof. Jairo Luiz Thomazi e a Igreja Santo Anibal. Essa composição faz da área um elemento importante de interação comunitária para o Bairro.

A proposta agora será aprimorar as ideias já apresentadas anteriormente à comunidade, produzindo um material de apoio para os trabalhos futuros na área. O resultado deste trabalho será publicado em um caderno-síntese: “Conexões Urbanas-CAU/UNESC: Caderno de Referência Comunitária | Praça do Jardim Angélica”.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 04 de outubro de 2016 às 14:31
Compartilhar Comente

Projeto de extensão do Curso de Arquitetura realiza diagnóstico de acessibilidade na Escola Caetano Ronchi

Dando continuidade ao projeto de extensão “Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende, Criciúma-SC” desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, nesta última quarta-feria (17/08) foi realizada uma atividade específica chamada de “passeio acompanhado” para apoiar o diagnóstico de acessibilidade na escola. A atividade teve a participação das professoras Aline Eyng Savi, Elizabeth de Siervi e as bolsistas do projeto Ana Paula Albuquerque, Julia Dal Molin e Sofia Minato, contando também com a participação direta das bolsistas Jaqueline Porto, Joesia Campos e Júlia Faedo do projeto “Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire localizadas próximas à nascente do bairro Santo André”, coordenado pela professora Maristela Giassi.

O método do passeio acompanhado desenvolve atividades que buscam avaliar as condições de acessibilidade espacial de edificações a partir de situações reais de uso dos espaços. A sua aplicação envolve a escolha de um entrevistado que deverá percorrer um trajeto previamente escolhido. Durante o percurso são registradas as percepções e dificuldades experimentadas por ele.

Nesta atividade de quarta-feira a professora Arq. Aline Eyng Savi, que é cadeirante, realizou o passeio, descrevendo as dificuldades vivenciadas durante o percurso pelos ambientes da escola. Tal percurso foi registrado pelas alunas que a acompanharam. A experiência demonstrou, numa primeira avaliação, que há falta de elementos de acessibilidade na escola, inclusive nos acessos externos. A partir desses dados serão feitas análises em profundidade, para estabelecer o diagnóstico propriamente dito. Esta análise apoiará o desenvolvimento de projetos de acessibilidade que serão elaborados nesta ação de extensão.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 19 de agosto de 2016 às 15:10
Compartilhar Comente