Arquitetura e Urbanismo

Projeto de extensão do Curso de Arquitetura realiza diagnóstico de acessibilidade na Escola Caetano Ronchi

Dando continuidade ao projeto de extensão “Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende, Criciúma-SC” desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, nesta última quarta-feria (17/08) foi realizada uma atividade específica chamada de “passeio acompanhado” para apoiar o diagnóstico de acessibilidade na escola. A atividade teve a participação das professoras Aline Eyng Savi, Elizabeth de Siervi e as bolsistas do projeto Ana Paula Albuquerque, Julia Dal Molin e Sofia Minato, contando também com a participação direta das bolsistas Jaqueline Porto, Joesia Campos e Júlia Faedo do projeto “Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire localizadas próximas à nascente do bairro Santo André”, coordenado pela professora Maristela Giassi.

O método do passeio acompanhado desenvolve atividades que buscam avaliar as condições de acessibilidade espacial de edificações a partir de situações reais de uso dos espaços. A sua aplicação envolve a escolha de um entrevistado que deverá percorrer um trajeto previamente escolhido. Durante o percurso são registradas as percepções e dificuldades experimentadas por ele.

Nesta atividade de quarta-feira a professora Arq. Aline Eyng Savi, que é cadeirante, realizou o passeio, descrevendo as dificuldades vivenciadas durante o percurso pelos ambientes da escola. Tal percurso foi registrado pelas alunas que a acompanharam. A experiência demonstrou, numa primeira avaliação, que há falta de elementos de acessibilidade na escola, inclusive nos acessos externos. A partir desses dados serão feitas análises em profundidade, para estabelecer o diagnóstico propriamente dito. Esta análise apoiará o desenvolvimento de projetos de acessibilidade que serão elaborados nesta ação de extensão.

19 de agosto de 2016 às 15:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário