Arquitetura e Urbanismo

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo analisam áreas urbanas de Criciúma

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo analisam áreas urbanas de Criciúma
Grupo Interfases realiza atividades todo início de semestre (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, nesta terça e quinta-feira (14 e 16/03), o encerramento do Grupo Interfases. A atividade ocorre no início de todos os semestres e consiste em, por meio de metodologias ativas, desafiar os acadêmicos da segunda a oitava fase do curso a pensarem as áreas urbanas de nossas cidades.

Nesse semestre, conforme a coordenadora adjunta do curso, Aline Savi, a atividade ocorreu no bairro Ceará, em Criciúma, localidade vizinha ao Morro do Céu e do Parque das Nações, cartões postais da cidade. Dada a singularidade da paisagem, o desafio do semestre teve como título “O espaço urbano e a paisagem do Bairro Ceará: articulando, idealizando e confeccionando lugares singulares”.

Divididos em oito grupos temáticos, acadêmicos e professores realizaram análises críticas sobre a real situação da área e propuseram ensaios para seu melhor uso e apropriação. As soluções permearam diversos temas, entre eles as carências de infraestrutura, manutenção e cuidado com o espaço público, a ocupação dos espaços públicos e  privados, seus limites e transições, a relação dos veículos com os pedestres, a paisagem natural e as áreas simbólicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 13:03
Compartilhar Comente

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças
Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/12) em uma das creches da cidade de Criciúma e contou com a presença do Papai Noel Mais imagens

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, na manhã desta quinta-feira (08/12), uma ação especial para crianças de um Centro de Educação Infantil de Criciúma. A atividade contou com a presença do Papai Noel e a distribuição de cerca de 130 presentes para a garotada. 

Professores e acadêmicos contribuíram com as doações em dinheiro e o CA ficou responsável pela compra, embalo e entrega às crianças de zero a quatro anos atendidas pela instituição.

O professor Luiz Cesar de Castro também embarcou na ação solidária e se vestiu de Papai Noel para trazer ainda mais felicidade ao momento, resumindo a experiência como um momento de aprendizagem.

“Agradecemos aos alunos e professores do curso pelo empenho e contribuição, nós do Centro Acadêmico fizemos tudo com muito carinho e foi gratificante ver a alegria das crianças conversando com o nosso Papai Noel e recebendo os presentes”, agradeceu a presidente do CA, Adrielly Thomaz Marcolino.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Acadêmico da Unesc vence Concurso NCD na Categoria Estudante

O acadêmico da fase final do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Antonio Danilo da Silva Magalhães, conquistou o primeiro lugar na categoria “Estudante", no Concurso Técnico do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) 2022. A cerimônia de entrega das premiações ocorreu nesta quinta-feira (1/12), em Florianópolis.

O projeto do acadêmico da Unesc, intitulado como “Cosmopolitan Living”, teve como inspiração a essência e a vivência dos clientes, um casal composto por dois jovens rapazes empresários que viajam o mundo todo no auge de suas carreiras e com uma riquíssima bagagem cultural que reflete diretamente no resultado de um projeto sóbrio, elegante e sofisticado. 

Segundo ele, as referências para o projeto se deram a partir do lifestyle, o estilo de vida dos clientes. Ele usou uma mescla de materiais que se diferenciam basicamente por texturas, mas com tons sempre muito próximos e conversando entre si. 

“A contemporaneidade é expressa a partir da predominância de linhas retas na marcenaria, intercalada pontualmente com mobiliários com desenhos mais orgânicos, como a mesa de jantar e a bancada/ilha da cozinha, por exemplo”, contou o acadêmico. 

Magalhães enfatizou ainda que a integração entre os espaços que formam a área social do apartamento proporcionou fluidez de fluxos, amplitude e relação direta entre os usuários, resultando numa atmosfera receptiva, funcional e respondendo a todas as expectativas dos clientes.

Reconhecimento

Para o acadêmico, é muito gratificante poder ser reconhecido como profissional da área e levar o seu nome e da Universidade para todo o estado de Santa Catarina. “Agradeço a todos os professores do curso pelo apoio e incentivo durante todo meu trajeto acadêmico, ambos colaborando para o meu crescimento pessoal e profissional, resultando agora nesse prêmio tão importante e que, tenho certeza, que é o primeiro de alguns que virão”, comemorou.

O resultado também é motivo de muita alegria pelos professores do curso, como mencionou o coordenador Pedro Luiz Kestering Medeiros. “O curso de Arquitetura e Urbanismo está em festa, pois tivemos mais um daqueles momentos que nos alegram ao tomar conhecimento do sucesso de nossos acadêmicos”, destacou.

Concurso

O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das Instituições de ensino de Santa Catarina, avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento e especializado. A cerimônia de premiação ocorreu em Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (26/10) no ateliê de projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Mais de 70 acadêmicos da Unesc participaram nesta quarta-feira (26/10) de palestra sobre “Tecnologia Assistiva” com as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Aline Eyng Savi e Rúbia Carminatti Peterson. Durante o encontro, elas trouxeram reflexões sobre o que é o tipo de tecnologia, quem utiliza e onde é encontrada. A atividade, que ocorreu na sala no ateliê de projetos do curso, faz parte da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição.

Segundo Aline, as inovações tecnológicas têm favorecido as necessidades da população que encontram dificuldades, muitas vezes, no preparo de um alimento, por exemplo, e em outras, até na forma de se comunicar. O que para alguns, segundo ela, é facilidade, para outros é a possibilidade de fazer algo. 

E é aí que entra a função de tecnologia assistiva, que contribui cada dia mais para a inclusão de pessoas com deficiência ou aquelas com mobilidade reduzida. “As tecnologias assistivas são recursos, ajudas técnicas para as pessoas com deficiência terem mais facilidades e maior autonomia”, descreve Aline, lembrando ainda os números de pessoas com deficiência no país, que chega a 17,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,4%da população. Das pessoas com deficiência e em idade produtiva, apenas 28,3% estão empregados, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em 2019. 

“Temos uma lacuna grande de trabalho e um grande público para que possamos trabalhar e, para isso, temos a necessidade de cada dia mais pensarmos em espaços inclusivos. É um trabalho muito grande a ser desenvolvido com toda a sociedade”, enfatiza Aline.

Vencendo barreiras

Mas diante desse cenário, como é possível mudar? Para Rúbia, é necessário incluir e vencer as barreiras espaciais e as sociais. “Acessibilidade é para todos, não apenas para quem é deficiente ou com mobilidade reduzida. Em um certo momento de nossas vidas vamos precisar. É um tema relevante e que muitas vezes nos conscientizamos apenas quando nos deparamos com ele”, completa Rúbia. 

E onde podem ser aplicados esses recursos para facilitar a comunicação? Eles podem ser encontrados como auxílio para a vida diária, como exemplo, um apoio maior para a subida de uma escada, pode ser por meio de um aplicativo para uma comunicação aumentativa e alternativa, como recursos de acessibilidade ao computador, por meio de teclados com cores ou sistema de voz, como um sistema de controle de ambiente, nos projetos arquitetônicos para acessibilidade, nas órteses e próteses, nos produtos que oferecem adequação postural, nos aparelhos sonoros, nas as plataformas elevatórias, entre outros. 

“Temos muitos produtos no mercado para auxiliar as pessoas. E discutir isso hoje é uma forma de mostrar que as tecnologias estão aí, que elas existem, e se caso alguém necessite saiba onde encontrar. Esse foi o objetivo do encontro, mostrar a realidade dessa tecnologia e onde ela está inserida”, completou Aline.

Compromisso com a acessibilidade e a inclusão
 

Comprometida com a acessibilidade e inclusão, a Unesc, tem desenvolvido diversas melhorias no âmbito do ensino aprendizagem, da iniciação científica, da extensão e da gestão, envolvendo a comunidade interna e externa e promovendo políticas inclusivas.

O projeto “Observatório de Tecnologia Assistiva”, coordenado pelas professoras Aline e Rúbia, apresentado nesta quarta-feira, é um deles. Com apoio de acadêmicos bolsistas, ele está vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebeu recursos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carmem Zanotto. 

Todo esse levantamento apresentado é resultado de um trabalho inicial e que levará dois anos de uma investigação em âmbito nacional do que é produzido em tecnologia assistiva. 

Tecnologia Assistiva

A tecnologia assistiva consiste em soluções para perdas motoras e funcionais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de modo a garantir a execução de atividades cotidianas e possibilitar a participação ativa nas atividades sociais no contexto urbano.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link. http://sct2022.unesc.net/

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente