Arquitetura e Urbanismo

Profissionais de arquitetura e urbanismo compartilham experiências com acadêmicos da Unesc

Profissionais de arquitetura e urbanismo compartilham experiências com acadêmicos da Unesc
Mais imagens

Acadêmicos da 9ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc participaram de palestra com a equipe a equipe do Escritório de Arquitetura da Arquiteta Giselle Zanatta durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora Stela Maris Ruppenthal. Durante o encontro, que ocorreu nessa quarta-feira (3/05), os profissionais apresentaram a atuação do arquiteto e urbanista para os estudantes, além da trajetória profissional e os principais trabalhos desenvolvidos pelo escritório em diferentes segmentos.

“Esse formato de aula estimula os acadêmicos a valorizarem o estágio como condição para a prática profissional. Os acadêmicos participaram ativamente, fazendo perguntas e tirando dúvidas, demonstrando todo o interesse pelo tema”, disse a professora Stela, coordenadora de estágios do curso. 

“O que mais chamou minha atenção foi a forma como os profissionais utilizam as cores em seus projetos”, observou a acadêmica, Leticia Tome. 

Para a arquiteta Giselle Zanatta, trazer sua vivência profissional para a sala de aula foi uma grande satisfação. Além dela, estiveram no encontro o arquiteto Fernando Fontanella, que discorreu sobre a organização do escritório, e os egressos da Universidade, João Pedro Freitas e Carolina Araujo, que mencionaram a importância do estágio para a formação acadêmica.

O escritório visitante é altamente conceituado na cidade de Criciúma e região, atuando em projetos arquitetônicos e de interiores, com uma expressiva carteira de clientes. 

A coordenadora lembrou ainda que a qualidade do estágio é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2023 às 08:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebem orientação sobre estágio

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebem orientação sobre estágio
Mais imagens

Os acadêmicos que ingressaram no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc no primeiro semestre de 2023 receberam informações sobre os estágios obrigatórios e não-obrigatórios por meio de palestra proferida pela egressa Julia Dal Molin, na noite da última terça-feira (4/04).

Durante o evento, ela apresentou um pouco de sua vida profissional e acadêmica. “Falei sobre o mercado de trabalho e a importância de adquirir experiências. Além disso, tratei das atividades que desenvolvi ao longo dos cinco anos de curso”, cita.

Atuando como estagiária no escritório de Julia há quatro meses, a acadêmica da oitava fase, Bruna Baldini, fala que a experiência tem sido fundamental em sua caminhada. “Possibilita que coloquemos os aprendizados obtidos na Universidade em prática, o que é muito importante para a vida profissional”, diz.

Ainda durante a palestra, a arquiteta e a estagiária apresentaram alguns projetos desenvolvidos no escritório. “Realizamos essa iniciativa sempre no início dos semestres com o intuito de também repassar como a legislação do estágio funciona”, comenta a coordenadora de estágios do curso, Stela Maris Ruppenthal.

“Foi um encontro ótimo. Os acadêmicos participaram ativamente, fazendo perguntas e tirando dúvidas, demonstrando todo o interesse pelo tema. Saímos satisfeitos de mais um momento de aprendizado, tanto para os acadêmicos quanto para nós professores”, complementa.

A coordenadora lembra ainda que a qualidade do estágio é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). “Obtivemos nota máxima na última avaliação do MEC”, pontua Stela.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 13:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo analisam áreas urbanas de Criciúma

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo analisam áreas urbanas de Criciúma
Grupo Interfases realiza atividades todo início de semestre (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, nesta terça e quinta-feira (14 e 16/03), o encerramento do Grupo Interfases. A atividade ocorre no início de todos os semestres e consiste em, por meio de metodologias ativas, desafiar os acadêmicos da segunda a oitava fase do curso a pensarem as áreas urbanas de nossas cidades.

Nesse semestre, conforme a coordenadora adjunta do curso, Aline Savi, a atividade ocorreu no bairro Ceará, em Criciúma, localidade vizinha ao Morro do Céu e do Parque das Nações, cartões postais da cidade. Dada a singularidade da paisagem, o desafio do semestre teve como título “O espaço urbano e a paisagem do Bairro Ceará: articulando, idealizando e confeccionando lugares singulares”.

Divididos em oito grupos temáticos, acadêmicos e professores realizaram análises críticas sobre a real situação da área e propuseram ensaios para seu melhor uso e apropriação. As soluções permearam diversos temas, entre eles as carências de infraestrutura, manutenção e cuidado com o espaço público, a ocupação dos espaços públicos e  privados, seus limites e transições, a relação dos veículos com os pedestres, a paisagem natural e as áreas simbólicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 13:03
Compartilhar Comente

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças
Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/12) em uma das creches da cidade de Criciúma e contou com a presença do Papai Noel Mais imagens

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, na manhã desta quinta-feira (08/12), uma ação especial para crianças de um Centro de Educação Infantil de Criciúma. A atividade contou com a presença do Papai Noel e a distribuição de cerca de 130 presentes para a garotada. 

Professores e acadêmicos contribuíram com as doações em dinheiro e o CA ficou responsável pela compra, embalo e entrega às crianças de zero a quatro anos atendidas pela instituição.

O professor Luiz Cesar de Castro também embarcou na ação solidária e se vestiu de Papai Noel para trazer ainda mais felicidade ao momento, resumindo a experiência como um momento de aprendizagem.

“Agradecemos aos alunos e professores do curso pelo empenho e contribuição, nós do Centro Acadêmico fizemos tudo com muito carinho e foi gratificante ver a alegria das crianças conversando com o nosso Papai Noel e recebendo os presentes”, agradeceu a presidente do CA, Adrielly Thomaz Marcolino.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Acadêmico da Unesc vence Concurso NCD na Categoria Estudante

O acadêmico da fase final do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Antonio Danilo da Silva Magalhães, conquistou o primeiro lugar na categoria “Estudante", no Concurso Técnico do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) 2022. A cerimônia de entrega das premiações ocorreu nesta quinta-feira (1/12), em Florianópolis.

O projeto do acadêmico da Unesc, intitulado como “Cosmopolitan Living”, teve como inspiração a essência e a vivência dos clientes, um casal composto por dois jovens rapazes empresários que viajam o mundo todo no auge de suas carreiras e com uma riquíssima bagagem cultural que reflete diretamente no resultado de um projeto sóbrio, elegante e sofisticado. 

Segundo ele, as referências para o projeto se deram a partir do lifestyle, o estilo de vida dos clientes. Ele usou uma mescla de materiais que se diferenciam basicamente por texturas, mas com tons sempre muito próximos e conversando entre si. 

“A contemporaneidade é expressa a partir da predominância de linhas retas na marcenaria, intercalada pontualmente com mobiliários com desenhos mais orgânicos, como a mesa de jantar e a bancada/ilha da cozinha, por exemplo”, contou o acadêmico. 

Magalhães enfatizou ainda que a integração entre os espaços que formam a área social do apartamento proporcionou fluidez de fluxos, amplitude e relação direta entre os usuários, resultando numa atmosfera receptiva, funcional e respondendo a todas as expectativas dos clientes.

Reconhecimento

Para o acadêmico, é muito gratificante poder ser reconhecido como profissional da área e levar o seu nome e da Universidade para todo o estado de Santa Catarina. “Agradeço a todos os professores do curso pelo apoio e incentivo durante todo meu trajeto acadêmico, ambos colaborando para o meu crescimento pessoal e profissional, resultando agora nesse prêmio tão importante e que, tenho certeza, que é o primeiro de alguns que virão”, comemorou.

O resultado também é motivo de muita alegria pelos professores do curso, como mencionou o coordenador Pedro Luiz Kestering Medeiros. “O curso de Arquitetura e Urbanismo está em festa, pois tivemos mais um daqueles momentos que nos alegram ao tomar conhecimento do sucesso de nossos acadêmicos”, destacou.

Concurso

O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das Instituições de ensino de Santa Catarina, avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento e especializado. A cerimônia de premiação ocorreu em Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente