Pedagogia

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial
Atividades educativas serão promovidas no Bairro Mineira Velha (Foto: Arquivo) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão levar sorrisos e conhecimentos ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação ocorre a partir das 9 horas na Praça Central do Bairro e vai proporcionar momentos como brincadeiras, contação de histórias e outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro vai propor, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social.

Interação e reforço acadêmico


O evento vai contar com o envolvimento de 100 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro, acompanhados dos seus coordenadores e professores.

O dia especial às crianças é promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2017 às 16:45
Compartilhar Comente

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Alunos de Pedagogia levam alegria para crianças da Casa Guido

Alunos de Pedagogia levam alegria para crianças da Casa Guido
Grupo também doou brinquedos e alimentos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes do curso de Pedagogia realizam uma ação solidária com crianças da Casa Guido, no campus da Unesc. Durante o Seminário do Brinquedo, na tarde desta quarta-feira (29/6), os alunos da segunda fase refletiram sobre a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento humano. Os acadêmicos, auxiliados pelo professor Bruno Colombo, estudaram, planejaram, organizaram e construíram os passatempos usados na atividade.

Ao fim do evento os alunos realizaram a entrega dos brinquedos e de alimentos a Casa Guido, que atende crianças e adolescentes em tratamento de câncer e doenças graves no sangue. O Seminário marcou o encerramento da disciplina de Fundamentos do Movimento e da Corporeidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2016 às 16:14
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Muitos pais aproveitaram para levar os filhos para se divertirem na manhã deste sábado (6/10), na Praça Nereu Ramos. Pintura de rosto, contação de histórias, confecção de brinquedos, pintura interativa de tela, brincadeiras de rua, cama elástica, lousa digital e espaço com música ao vivo fizeram parte da programação montada pelo Colégio Unesc, em alusão aos seus 20 anos e a campanha Pedágio do Brinquedo. As atividades vão até às 15h.

Durante o evento, a população pode doar brinquedos para a campanha, realizada em parceria com a RBS TV. Os donativos foram depositados pelo soldadinho de chumbo em um brinquedômetro – equipamento com 1,2 metros de largura e 2,1 metros de comprimento, criado e montado pela Unesc para computar a quantidade de doações. O mascote dos 20 anos do Colégio Unesc acompanhou todas as atividades e também divertiu os pequenos.

A ação do Colégio Unesc teve o apoio dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Educação Física, que colaboraram com as atividades lúdicas. “A ação foi pensada especialmente para as crianças, para que tivessem um momento de diversão, socialização e aprendizagem, já que os brinquedos e brincadeiras são importantes neste processo”, afirmou Marcelo Feldhaus, coordenador geral do Colégio Unesc. “A nossa participação no Pedágio do Brinquedo foi uma maneira de estimular que os alunos tornem gestos de solidariedade, como doar um brinquedo seu para alegrar outra criança, uma prática no seu cotidiano”, complementou.

Foi o que fizeram as amigas Yasmin Ghellere e Ullymam Frota, ambas com 12 anos. Estudantes do sétimo ano do Colégio Unesc, elas entregaram os brinquedos no próprio Colégio, fizeram mais doações durante a ação e aproveitaram o sábado ensolarado para se divertir na Praça. “Estou gostando muito de estar aqui e poder ajudar outras crianças”, comentou Yasmin enquanto pintava uma tela. “Eu tenho orgulho do Colégio porque não é qualquer escola que faz um evento para ajudar as pessoas”, complementou Ullymam.

A criciumense Cristine Ferreira de Oliveira Lima, levou o filho João Vitor, de 6 anos, para dar brinquedos ao soldadinho de chumbo. “Todos os anos ele separa brinquedos dele para doar. Ele sabe que nem todas as crianças podem ter brinquedos e por isso é importante ajudar”, afirmou.

A campanha do Pedágio do Brinquedo na Universidade encerra segunda-feira (8/10), dia que marca o início das inscrições para o Vestibular de Verão e a abertura dos Jogos do Colégio Unesc. Quem não conseguiu entregar as doações neste sábado, poderá levar os brinquedos na Universidade, inclusive durante a abertura dos Jogos, a partir das 19h30, no ginásio da Unesc.

A cerimônia do evento terá apresentações culturais, acendimento da pira e desfile das turmas. A abertura contará ainda com a presença de ex-alunos do Colégio Unesc, que hoje são atletas profissionais. Todas as turmas do Colégio, do Ensino Fundamental ao Médio, participarão dos Jogos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 06 de outubro de 2012 às 12:38
Compartilhar Comente (3)

Unesc participa do Cermoful Social 50 anos

Unesc participa do Cermoful Social 50 anos
Divulgação Mais imagens

Os cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Secretariado Executivo da Unesc participaram no final de semana do Cermoful Social 50 anos, com ações sociais à comunidade. As atividades foram realizadas no Bairro Demboski, em Içara.

Os alunos e professores de Pedagogia e Artes Visuais levaram até a comunidade a Brinquedoteca, com jogos e brinquedos pedagógicos, confecção de brinquedos com sucatas, contação de histórias e pinturas na pele. Já o curso de Secretariado Executivo demonstrou como redigir um currículo e também repassou a comunidade dicas para uma boa apresentação em entrevistas de emprego.

Em comemoração aos 50 anos da instituição essas atividades estão ocorrendo desde o mês de maio em todas as localidades atendidas pela Cermoful. Além da Unesc, estavam presentes no evento a SATC e a Unisul e uma escola de cabeleireiros.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 04 de setembro de 2012 às 17:47
Compartilhar Comente