Pedagogia

Coordenação de Pedagogia da Unesc Participa do Evento Criciúma +25 com Contribuições no Eixo da Educação

No dia 02 de Junho, a coordenação do curso de Pedagogia marcou presença no evento De Frente para o Futuro Criciúma +25, contribuindo com reflexões e propostas no Eixo da Educação. Seguimos construindo, juntos, os caminhos para uma cidade mais justa, inclusiva e educadora! 

Mais informações: https://www.instagram.com/p/DKa7v6_sVF2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=OHRwbWtod2Z4MTNi

21 de agosto de 2025 às 08:32
Compartilhar Comente

Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades

Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades
Mais imagens

O Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores, está promovendo o Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades. Trata-se de um espaço de partilha de leituras sobre as teorizações de Foucault, Neoliberalismo, currículo e a produção de subjetividades.

O evento ocorreu de modo online nos dias 08 e 16 de dezembro de 2022 e se estenderá ao longo do ano de 2023 utilizando a ferramenta Google Meet. Foram discutidos nos seminários os textos:

GENTILLE, Pablo; SILVA, Tomas Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis: Vozes, 1995. Capítulo I

MORAES, Antônio Luiz; VEIGA-NETO, Alfredo. Disciplina e controle na escola: Do aluno dócil ao aluno flexível. Disponível em: https://www.michelfoucault.com.br/files/Disciplina%20e%20controle%20na%20escola%20-%20do%20d%C3%B3cil%20ao%20flex%C3%ADvel%20-%20Edit%20final%20-%2020jul08[1].pdf . Acesso em 21 fev de 2021. p. 1-12

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal - novos dispositivos – novas subjetividades. IN: PORTOCARRERO, Vera; 

BRANCO, Guilherme Castelo. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000, p. 179-217

https://drive.google.com/file/d/1rK451qpZdR0Bs601SXczuzkRGJPkN_-o/view?usp=sharing 

MARINHO, Cristiane. O sujeito neoliberal e a educação como capital humano. Kalagatos Revista de Filosofia. Fortaleza, V. 16, N. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6587.  Acesso em 01 jul. 2022

BERNARDES, Ana Cristina Rodrigues; VOIGT, Jane Mery Richter. A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo. Revista Retratos da Escola. São Paulo: V. 1, N. 34.  Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467. Acesso em 01 jul. 2022

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.  Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf . Acesso em 28 fev. 2021
 

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores  (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6112956486602879) iniciou suas atividades em 2014 tendo como coordenadores os professores Ricardo Luiz de Bittencourt com Doutorado em Educação e Gislene Camargo com Mestrado em Educação. O grupo aprovou projetos nos editais do PIBIC/UNESC a partir de 2016. Obtivemos também aprovação no último edital dos grupos de pesquisa da UNESC e no Edital da Grupos de Pesquisa da FAPESC em 2017. Em ambos os editais se desenvolveram estudos e pesquisas acerca da formação de professores, objeto de estudo do grupo. Atualmente o grupo de pesquisa se desdobra em três linhas de pesquisa: A Pedagogia Universitária e a constituição da docência para a educação superior; Práticas pedagógicas e formação de professores e Saberes docentes e formação de professores. Nesse edital de Grupo de Pesquisa nos propomos a investir nossos esforços na compreensão do currículo como estratégia de produção de subjetividades no campo da formação e da profissão docente.

15 de fevereiro de 2023 às 21:23
Compartilhar Comente

Acadêmicos/as da 2ª fase realizam Seminário do Brinquedo

Os acadêmicos das duas turmas de segunda fase, da disciplina de Fundamentos do Movimento e da Corporeidade, do professor Bruno Colombo, do Curso de Pedagogia da Unesc, realizaram na última semana o Seminário do Brinquedo. Este tem por objetivo refletir acerca da importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento humano. Os acadêmicos, juntamente com o professor Bruno, estudaram, planejaram, organizaram e construíram brinquedos para serem socializados no Seminário. Este marcou o encerramento da referida disciplina.

Por: Maiara Brehm Justin 28 de junho de 2016 às 14:11
Compartilhar Comente

Alunas da quarta fase, apresentaram no dia 01/04, um seminário sobre Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.

Alunas da quarta fase, apresentaram no dia 01/04, um seminário sobre Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.
Andréa Rabelo Marcelino Mais imagens

Na tarde do dia 01/04, as (os) acadêmicas (os) da 4ª fase do Curso de Pedagogia, demonstraram através de  um seminário sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia e conversas durante a aula de PPG(Processos Pedagógicos de Geografia),  que realmente compreenderam  que a Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Perceberam ainda, que com o estudo da Geografia os alunos podem desenvolver hábitos, como observar a natureza para compreendê-la e construir valores importantes para a vida em sociedade.  “Foi uma tarde rica em aprendizagens e a turma está de parabéns,” comenta  a professora da disciplina, Andréa Rabelo Marcelino.

 

Por: Maiara Brehm Justin 05 de abril de 2016 às 13:52
Compartilhar Comente

SEMIC Educação Infantil apresenta Diálogos Interdisciplinares


As acadêmicas da 5a fase participaram, no dia 25 de novembro de 2015, do SEMIC Educação Infantil - Seminário de Integração Curricular, planejado pela Professora Doutora Graziela Giacomazzo, ministrante da disciplina Estágio I - Educação Infantil. O seminário intitulado Diálogos Interdisciplinares, teve a participação da Professora Mestranda Rosa Virginia R. Daitx, discutindo o tema "DO BARRO AO CHÃO, SEMENTE INSTALAÇÃO".

A Professora Rosa apresentou experiencias e projetos que trabalharam com o conceito de instalação da arte contemporânea na Educação Infantil, a partir das obras do artista Frans Krajcberg. 
"A escolha da arte contemporânea ocorreu por uma postura de romper com a arte tecnicista geralmente permeada na educação da arte moderna. Se pensarmos a arte e a educação, poderíamos afirmar que na maioria das vezes na sala de aula há apenas receptores e professores com a preocupação estética de 
linhas, formas e cores, buscando um resultado de trabalho palpável. Penso que deveríamos olhar para as crianças não mais como receptoras e produtoras de objetos, mas, como indagadoras, geradoras de conhecimentos". 
 

Por: Maiara Brehm Justin 30 de novembro de 2015 às 18:02
Compartilhar Comente