Semana Mundial do Brincar
O que é a Semana Mundial do Brincar?
A Semana Mundial do Brincar (SMB) é, realizada pela Aliança pela Infância, uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). Não é mais uma data comemorativa e a ideia não é presentear as crianças com brinquedos, pelo contrário, é tempo de estar juntos, de mobilização, é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar para o desenvolvimento de nossas crianças.
Vem com a gente?
Todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar.
Nós, do Curso de Pedagogia da UNESC, acreditamos nessa causa e preparamos uma programação especial para os nossos acadêmicos. Acompanhe a nossa programação.
Qual a temática de 2021?
Nesta edição, a proposta da SMB 2021 é valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. A casa sempre foi um espaço de brincar da criança, mas especialmente por conta da pandemia e a necessidade de passarmos um bom tempo resguardados, também seus cômodos têm se ressignificado, bem como as possibilidades de explorar objetos cotidianos e olhar para práticas rotineiras que dizem muito sobre nós mesmos, mas que em outros tempos passavam despercebidas.
Castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore – enfim, tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar. Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do humano. Todos nós precisamos de um ambiente onde nos sentimos seguros, acolhidos e pertencentes para nos proteger, refazer e nos fortalecer. Assim, nesta edição da SMB, pretendemos despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional.
Texto adaptado do site http://aliancapelainfancia.org.br/
*Imagens da atividades da Semana Mundial do Brincar realizada no curso de Pedagogia em 2019, pela professora Fernanda Regina Luvison Paim.
Semana Mundial do Brincar 2021 "Casinhas de Infância"
.png)
DESAFIOS E REINVENÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
A pandemia que estamos vivendo desde março 2020, causada pelo Covid-19 impactou diretamente muitos setores da sociedade, inclusive a educação. Em meio a tantos desafios, os profissionais de todas as áreas precisaram se reinventar e não seria diferente com a gestão educacional.
O papel do gestor escolar é lidar com as práticas educacionais e administrativas, agindo como uma ponte entre professores, alunos, familiares e demais membros da comunidade escola e secretaria de educação.
Com a pandemia de coronavírus, no entanto, as atividades diárias da gestão escolar, aos atendimentos em épocas normais intensificaram-se junto ao surgimento de novos processos para garantir a segurança de todos os envolvidos na instituição de ensino.
Várias questões inquietaram os acadêmicos e acadêmicas da 7ª Fase do curso de Pedagogia da UNESC-1º semestre 2021, na disciplina de Estágio em Gestão Escolar que, junto com a Professora Supervisora do estágio, Mirozete Iolanda Volpato Hanoff, elaboraram um seminário com o tema: DESAFIOS E REINVENÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Este evento contou com a participação além dos acadêmicos, de Diretores das redes públicas municipal e Estadual de Criciúma e alguns municípios vizinhos, Os principais desafios elencados pelos gestores foram:
Fazer com que os pais confiassem na segurança do espaço escolar para mandarem seus filhos para a escola. No início poucos optaram por vir presencialmente mas agora nesse mês o número de alunos aumentou de forma significativa.
Outro desafio é elaboração de conteúdos e práticas educativas que apresentem rendimento satisfatório no ensino hibrido. Como manter os professores criativos e inovadores na sala de aula.
O desafio muito difícil para o gestor está sendo como conseguir manter os professores, demais profissionais da escola e alunos mentalmente saudáveis e motivados nesse cenário de pandemia.
Newsletter
RSS