Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Iniciativas da Unesc transformam cenários por meio da inovação

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de dezembro de 2023 às 16:14
Compartilhar Comente

Artigos apresentados CONVIBRA 2017

Na data de ontem e hoje foram apresentados artigos aprovados CONVIBRA 2017 por membros do GP/PIDI

Processo sucessório: os desafios enfrentados por uma empresa familiar de pequeno porte - autores: Diego Raulino Fagundes, Débora Volpato, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira

Identificação das necessidades de capacitação em uma instituição pública localizada no município de Içara - SC - autores: Bruna Pedro Manarin, Débora Volpato, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira

Indicação geográfica e desenvolvimento: Um panorama atual da região de Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe  - autores: Guilherme Spiazzi dos Santos, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Julio Cesar Zilli.

Gestão do conhecimento e inovação nas práticas rotineiras: estudo de caso em um setor administrativo de uma instituição de ensino superior em SC - autores: Leticia Zanini (PPGDS),  Lúcia Andréa Búrigo (PPGDS) e Adriana Carvalho Pinto Vieira PPGDS).

parabens a todos

GP/PIDI

 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 10 de dezembro de 2017 às 20:35
Compartilhar Comente

Lançamento Ebook GP/PIDI

Na data de 21/11/2017 foi lançado o Ebook Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: ambiente institucional e organizações, organizado pela Prof. Dra Adriana Carvalho Pinto Vieira, Prof. Msc Julio Cesar Zilli e Prof. Dra Kelly Lissandra Bruch, membros do GP/PIDI.

A obra foi idealizada pelos organizadores para apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelos membros vinculados ao Grupo de Pesquisa (GP) denominado Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI) cadastrado no CNPq, vinculado à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bem como foram convidados alguns autores de instituições acadêmicas parceiras dentro das temáticas abordadas pelo GP/PIDI.

O grupo foi constituído e autenticado em 2012 e, tem como lideres a Profa. Dra. Adriana Carvalho Pinto Vieira, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pela Profa. Dra. Kelly Lissandra Bruch, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do prof. Msc Julio Cesar Zilli, também da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Desta forma, esta obra foi estruturada de acordo com as linhas de pesquisa do GP/PIDI, como forma de divulgar as pesquisas que tem sido realizada ao longo dos últimos anos:

1) A indicação geográfica como política pública de desenvolvimento: os artigos apresentados nesta linha tem por objetivo analisar o instituto do direito de propriedade intelectual denominado indicação geográfica (IG) sob o aspecto da concepção deste como uma política pública de promoção do desenvolvimento, notadamente a possibilidade da potencialização do desenvolvimento local, regional e territorial da coletividade relacionada com o produto que se tornou conhecido pela sua origem, incluindo-se nestes os fatores naturais e humanos, bem como a agregação de valor, o espaço geográfico, patrimônio histórico, potencialidades regionais, empreendedorismo.

2) Comércio exterior e negócios internacionais: os artigos apresentados nesta linha têm por objetivo destacar as implicações das ações governamentais no contexto brasileiro e do comercio exterior, bem como a formação de blocos econômicos e as políticas de defesa comercial. Analisar os processos de internacionalização no âmbito público e privado, as ações de transferência de tecnologia, os negócios e a logística internacional, a ciência, tecnologia e inovação e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

3) Gestão da inovação, capital intelectual e organizações: os artigos apresentados nesta linha têm por objetivo explorar, analisar e entender os processos de inovação nos diversos setores econômicos a partir de estudos dos condicionantes internos e externos aos diferentes tipos de inovação para a indução de uma proposição geral sobre o tema. Estudar as concepção e modelos de gestão da inovação e sua validação em organizações públicas e privadas. Estudar analisar e compreender o capital intelectual, como matéria intelectual utilizada para gerar riqueza e a gestão do conhecimento. Analise do sistema de propriedade intelectual e suas implicações.

4) Propriedade intelectual, atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação: As pesquisas apresentadas nesta linha visam integrar ações de pesquisa científica e de desenvolvimento local, regional e territorial de forma interdisciplinar. A principal característica é o formato estruturante que busca integrar ações de pesquisa científica e de desenvolvimento socioeconômico levando em conta fatores como: analise do sistema de propriedade intelectual, das cadeias produtivas, agregação de valor, analise de espaço geográfico, patrimônio histórico, potencialidades regionais, empreendedorismo.

A obra possui um olhar interdisciplinar tanto dos membros como das instituições participantes, constituindo o cerne da riqueza da publicação, refletindo sobre estratégias e alternativas de desenvolvimento decorrente da linha de pesquisas do GP/PIDI.

Esta obra é apoiada pelo fomento do Edital Universal/CNPq, chamada n° 14/2012, processo sob n° 446536/2014-8, em que é coordenado pela prof. Dra. Adriana Carvalho Pinto Vieira.

 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 23 de novembro de 2017 às 07:22
Compartilhar Comente

Membro do PIDI apresenta trabalho na Universidade de Caxias - RS

Leticia Zanini, membro do PIDI e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDS) apresentou no dia de hoje o trabalho intitulado "As contribuições da neurociência no processo de Coaching", de autoria Renata Rosso Sartor e Leticia Zanini, na XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, na Universidade de Caxias (UCS) em Caxias/RS.

A XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (ISSN 2357-9706) tem por objetivo reunir técnicos, tecnólogos, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e extensionistas das áreas gestão de organizações e afins, para que possam divulgar seus estudos, gerar ideias e desenvolver novos projetos de pesquisa (tecnologia).

Neste ano o tema central do evento é Criatividade e Inovação: desenvolvendo capacidades para gerar resultados em tempos de crise.

O objetivo do trabalho foi Verificar quais as contribuições da neurociência no processo de coaching.

GP/PIDI

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 28 de outubro de 2017 às 15:16
Compartilhar Comente

Membro do PIDI apresenta trabalho no V Simpósio do Agronegócio - UFRGS/RS

O membro do PIDI e mestrando do PPGDS/UNESC, Guilherme Spiazzi dos Santos, apresenta trabalho no V Simpósio do Agronegócio.

O Simpósio da Ciência do Agronegócio é integrante do calendário anual de atividades do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), sediado nas dependências da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Simpósio tem como objetivo promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças para a inovação e a sustentabilidade no agronegócio. Em 2017 5ª Edição do Simpósio  teve como tema: Big Data no Agronegócio.  

Título trabalho:A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E OS VALES DA UVA GOETHE

autores: Guilherme Spiazzi dos Santos, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Julio Cesar Zilli

Resumo. Assim como o desenvolvimento de uma determinada região está ligado à influência de sua própria história, a escolha apropriada de bens que serão produzidos e a busca por mercados, o processo de desenvolvimento de uma Indicação Geográfica (IG) também está, sendo que é possível perceber um considerável entrosamento entre uma IG e a promoção cultural e socioeconômica da região delimitada. Atualmente o Brasil conta com 62 IGs registradas, sendo que os Vales da Uva Goethe é a única no Estado de Santa Catarina.  Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo identificar o cenário do desenvolvimento regional da IG dos Vales da Uva Goethe. A interpretação dos dados coletados aponta para uma evolução positiva na questão econômica da região, porém tal evolução não é observada de forma tão explícita nas questões de aspecto social, indicando que para que se tenha uma condição equilibrada de desenvolvimento da região é preciso trabalhar questões humanas e sociais.  

Palavras-chave: Indicação Geográfica; Desenvolvimento; Vales da Uva Goethe.

GP/PIDI

 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 27 de outubro de 2017 às 13:08
Compartilhar Comente