Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Lançamento Ebook GP/PIDI

Na data de 21/11/2017 foi lançado o Ebook Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: ambiente institucional e organizações, organizado pela Prof. Dra Adriana Carvalho Pinto Vieira, Prof. Msc Julio Cesar Zilli e Prof. Dra Kelly Lissandra Bruch, membros do GP/PIDI.

A obra foi idealizada pelos organizadores para apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelos membros vinculados ao Grupo de Pesquisa (GP) denominado Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI) cadastrado no CNPq, vinculado à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bem como foram convidados alguns autores de instituições acadêmicas parceiras dentro das temáticas abordadas pelo GP/PIDI.

O grupo foi constituído e autenticado em 2012 e, tem como lideres a Profa. Dra. Adriana Carvalho Pinto Vieira, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pela Profa. Dra. Kelly Lissandra Bruch, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do prof. Msc Julio Cesar Zilli, também da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Desta forma, esta obra foi estruturada de acordo com as linhas de pesquisa do GP/PIDI, como forma de divulgar as pesquisas que tem sido realizada ao longo dos últimos anos:

1) A indicação geográfica como política pública de desenvolvimento: os artigos apresentados nesta linha tem por objetivo analisar o instituto do direito de propriedade intelectual denominado indicação geográfica (IG) sob o aspecto da concepção deste como uma política pública de promoção do desenvolvimento, notadamente a possibilidade da potencialização do desenvolvimento local, regional e territorial da coletividade relacionada com o produto que se tornou conhecido pela sua origem, incluindo-se nestes os fatores naturais e humanos, bem como a agregação de valor, o espaço geográfico, patrimônio histórico, potencialidades regionais, empreendedorismo.

2) Comércio exterior e negócios internacionais: os artigos apresentados nesta linha têm por objetivo destacar as implicações das ações governamentais no contexto brasileiro e do comercio exterior, bem como a formação de blocos econômicos e as políticas de defesa comercial. Analisar os processos de internacionalização no âmbito público e privado, as ações de transferência de tecnologia, os negócios e a logística internacional, a ciência, tecnologia e inovação e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

3) Gestão da inovação, capital intelectual e organizações: os artigos apresentados nesta linha têm por objetivo explorar, analisar e entender os processos de inovação nos diversos setores econômicos a partir de estudos dos condicionantes internos e externos aos diferentes tipos de inovação para a indução de uma proposição geral sobre o tema. Estudar as concepção e modelos de gestão da inovação e sua validação em organizações públicas e privadas. Estudar analisar e compreender o capital intelectual, como matéria intelectual utilizada para gerar riqueza e a gestão do conhecimento. Analise do sistema de propriedade intelectual e suas implicações.

4) Propriedade intelectual, atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação: As pesquisas apresentadas nesta linha visam integrar ações de pesquisa científica e de desenvolvimento local, regional e territorial de forma interdisciplinar. A principal característica é o formato estruturante que busca integrar ações de pesquisa científica e de desenvolvimento socioeconômico levando em conta fatores como: analise do sistema de propriedade intelectual, das cadeias produtivas, agregação de valor, analise de espaço geográfico, patrimônio histórico, potencialidades regionais, empreendedorismo.

A obra possui um olhar interdisciplinar tanto dos membros como das instituições participantes, constituindo o cerne da riqueza da publicação, refletindo sobre estratégias e alternativas de desenvolvimento decorrente da linha de pesquisas do GP/PIDI.

Esta obra é apoiada pelo fomento do Edital Universal/CNPq, chamada n° 14/2012, processo sob n° 446536/2014-8, em que é coordenado pela prof. Dra. Adriana Carvalho Pinto Vieira.

 

23 de novembro de 2017 às 07:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário