Escritório de Relações Internacionais

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia
Mais imagens

A Unesc está representada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Juliano Bitencourt Campos no Seminário Internacional Humanities Association For Cultural Integrated Landscape Gerenciamento (Apheleia).

O evento, que iniciou nesta quarta-feira (13/03), segue até o dia 22, e tem como tema “Museus, Paisagens e Governança”. Na ocasião, Campos apresenta a produção “Mapeamento do Patrimônio Arqueológico e da História e Cultura dos Povos Indígenas como subsídio aos processos educativos no ensino fundamental no território Caminhos dos Canyons do Sul do Geoparque Global da Unesco”

No ano passado, o evento ocorreu na Unesc. “Como toda prática que dá certo e contribui na direção de um mundo mais humanizado, democrático e inclusivo, o Seminário Apheleia destaca atividades fundamentais para o fortalecimento dos acordos com o Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Terra e Memória, de Portugal, assinados com a Unesc em 2023”, cita Campos, que atua no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc. Além disso, ele leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e História. 

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Morais de Andrade, a atividade que o professor Juliano está desenvolvendo em contribuição com profissionais da europa é muito importante do ponto de vista acadêmico como também da pesquisa. Segundo ela, participar deste evento ajuda nossos pesquisadores a terem inserção internacional. 

“Enquanto Universidade, ficamos muito felizes quando nossos professores aparecem no cenário global, pois isso mostra a excelência do ensino da Unesc”, afirma. 

Além do 10º Seminário Internacional Apheleia, o professor participa, como pesquisador e docente convidado das atividades dos programas de Mestrado em Técnicas de Arqueologia (MTA) e do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre IPT Instituto Politécnico de Tomar (Maphar).

“Um dos motivos da minha viagem a Portugal é o fortalecimento do Termo de Cooperação Técnica. É algo importante, pois vou estar participando do Mestrado e Doutorado”, salienta.

Para conhecer o projeto, basta acessar o link: https://www.apheleiaproject.org/apheleia/

Entenda o contexto da viagem

Em 2023, o Seminário Apheleia – Edição América do Sul – foi sediado no campus da Unesc, em Criciúma, sendo a primeira vez que o evento foi realizado fora do continente europeu, com o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade.

Ainda em 2023, a Universidade criou parcerias com o Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e o Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de abril de 2024 às 10:31
Compartilhar Comente