Escritório de Relações Internacionais

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia
Mais imagens

A Unesc está representada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Juliano Bitencourt Campos no Seminário Internacional Humanities Association For Cultural Integrated Landscape Gerenciamento (Apheleia).

O evento, que iniciou nesta quarta-feira (13/03), segue até o dia 22, e tem como tema “Museus, Paisagens e Governança”. Na ocasião, Campos apresenta a produção “Mapeamento do Patrimônio Arqueológico e da História e Cultura dos Povos Indígenas como subsídio aos processos educativos no ensino fundamental no território Caminhos dos Canyons do Sul do Geoparque Global da Unesco”

No ano passado, o evento ocorreu na Unesc. “Como toda prática que dá certo e contribui na direção de um mundo mais humanizado, democrático e inclusivo, o Seminário Apheleia destaca atividades fundamentais para o fortalecimento dos acordos com o Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Terra e Memória, de Portugal, assinados com a Unesc em 2023”, cita Campos, que atua no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc. Além disso, ele leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e História. 

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Morais de Andrade, a atividade que o professor Juliano está desenvolvendo em contribuição com profissionais da europa é muito importante do ponto de vista acadêmico como também da pesquisa. Segundo ela, participar deste evento ajuda nossos pesquisadores a terem inserção internacional. 

“Enquanto Universidade, ficamos muito felizes quando nossos professores aparecem no cenário global, pois isso mostra a excelência do ensino da Unesc”, afirma. 

Além do 10º Seminário Internacional Apheleia, o professor participa, como pesquisador e docente convidado das atividades dos programas de Mestrado em Técnicas de Arqueologia (MTA) e do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre IPT Instituto Politécnico de Tomar (Maphar).

“Um dos motivos da minha viagem a Portugal é o fortalecimento do Termo de Cooperação Técnica. É algo importante, pois vou estar participando do Mestrado e Doutorado”, salienta.

Para conhecer o projeto, basta acessar o link: https://www.apheleiaproject.org/apheleia/

Entenda o contexto da viagem

Em 2023, o Seminário Apheleia – Edição América do Sul – foi sediado no campus da Unesc, em Criciúma, sendo a primeira vez que o evento foi realizado fora do continente europeu, com o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade.

Ainda em 2023, a Universidade criou parcerias com o Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e o Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de abril de 2024 às 10:31
Compartilhar Comente

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu
O acordo de cooperação internacional foi firmado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2024 às 11:21
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu um encontro significativo com a professora Nilza Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal. O evento, realizado na sala 101 do bloco P, nesta quarta-feira (29/11), teve como objetivo principal discutir e explorar oportunidades de intercâmbio acadêmico, com enfoque em possibilidades de doutorado sanduíche e outros intercâmbios. Professores e mestrandos participaram do bate-papo.

A professora Nilza Costa, especialista em formação de professores, avaliação educativa e cooperação para o desenvolvimento, apresentou suas áreas de interesse em investigação, que abrangem desde a educação básica até o ensino superior. Durante o encontro, foram destacados os estudos de avaliação de impacto e a importância da cooperação para o desenvolvimento, temas fundamentais para a melhoria contínua da qualidade educacional.

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços com pesquisadores internacionais e explorar possibilidades de parcerias acadêmicas. “Vim para agradecer e destacar que esperamos que essa conversa renda frutos e possamos pensar em parcerias e disciplinas. A Universidade está de portas abertas”, afirmou Vanessa. 

O professor Alex Sander da Silvado, do PPGE, expressou sua gratidão pela presença da professora Nilza, destacando a importância desse diálogo para o desenvolvimento de colaborações e intercâmbios educacionais. “Ter contatos com pesquisadores internacionais é  algo muito importante para abrir possibilidades de parcerias. Ficamos muito felizes com a sua visita”, disse ele.

“Com a expectativa de fortalecer laços internacionais e expandir oportunidades para os orientandos, o encontro com a professora Nilza representa um passo significativo em direção a futuras parcerias e colaborações que enriquecerão o ambiente acadêmico da Universidade”, completou Vanessa, que entregou uma lembrança da Universidade para a convidada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2023 às 22:03
Compartilhar Comente

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente