PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos
Encontro com as instituições de ensino foi realizado na tarde desta terça-feira (29/11). Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Representantes das escolas da cidade de Criciúma participaram de uma importante ação na tarde desta terça-feira (29/11) na Unesc. Parcerias do projeto de extensão Movimento Pela Paz (MOP), elas participaram do encerramento da segunda edição que contou com a entrega dos selos às escolas promotoras da paz. O encontro ocorreu na sala 01 do Bloco O da Universidade.

Criado em 2018, o MOP já realizou mais de 200 oficinas em 23 escolas de Criciúma, contemplando mais de 1,6 mil alunos estudantes do 2º ao 5º ano de sete a 11 anos. Além disso, a iniciativa também é levada a adolescentes do Ensino Médio e seu principal objetivo é fomentar a cultura de paz no ambiente escolar por meio da valorização da convivência, do fortalecimento de vínculos e do respeito à vida. 

O coordenador do projeto de extensão do MOP, e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto, destacou que a iniciativa foi desenvolvida a partir das ações e da relação que a Residência Multiprofissional tinha nos territórios da cidade em diversos bairros. “Ficamos muito felizes com o engajamento das instituições. Esse projeto só é possível porque vocês ajudam a construir”, comentou Soratto.

Segundo ele, o fortalecimento de aspectos que objetivem a não violência deve ser uma atitude que permeia toda a prática de ensino, profissionais de educação, saúde, alunos, pais e a comunidade em geral. “O projeto MOP, se alicerça em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Política nacional de Promoção da Saúde, e objetiva fomentar a cultura de paz. Ele está aberto a todas as escolas que queiram participar”, convidou.

Durante os encontros semanais ou quinzenais são realizadas oficinas com 12 temáticas: Acredite em você, Preserve as amizades, Respeite as diferenças; Cuide dos animais, Esteja presente na vida de seus filhos(as), Filtre as informações, Ame, sorria e abrace, Cultive flores e plante árvores, Alimente-se bem, Movimenta-se, Dê preferência e Seja solidário. 

“Que bom ver esse envolvimento da Universidade com as escolas. Quando saímos de cada instituição, saímos transformados”, mencionou a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, também uma das coordenadoras do MOP, que é composto por docentes, voluntários e acadêmicos bolsistas.

A professora Geiziane Laurindo de Morais que representou a diretoria de extensão, a professora Lisiane Tuon do programa de Residência Multiprofissional e o profissional de educação física Antonio Carlos, responsável pela execução do projeto piloto do Movimento pela Paz, também participaram do encerramento.

Avaliação positiva

Se para os professores da Unesc a ação já causa impacto, para os docentes das instituições beneficiadas também é motivo de gratidão e de transformação. Foi o que mencionou a professora da Escola Hercilio Luz, Monica Honorato. “Esse projeto é maravilhoso e trouxe muitos resultados. Com certeza vamos continuar com esta ação na escola”, disse.

“Esse projeto é fundamental para quem recebe e para quem atua. Ele fez a diferença na sala de aula e contribuiu muito nas atividades. Estamos vivendo momento desafiadores e esse é um momento de nova aprendizagem”, complementou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Escolas participantes:

Adolfo Back

Antonio Milanez Netto

Antônio Minotto

Bairro da Juventude

Caetano Ronchi

Casemiro Stachurski

Colégio Unesc

Filho do Mineiro

Giácomo Zanette

Hercílio Luz

Irmã Edviges

Joaquim Ramos

José Cesário da Silva

José Giassi

Lili Coelho

Linus João Rech

Marcílio Dias

Marcos Rovaris

Padre Carlos Wecki

Padre Miguel Giacca

Pascoal Meller

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2022 às 19:56
Compartilhar Comente

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso
Mais imagens

A mestranda Ednara Savio Caetano, apresentou à Secretaria de Saúde de Treviso, nesta terça-feira (29-11-2022), a primeira versão do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares no município. Esse encontro é parte do processo de validação junto ao município, e cumpre uma das etapas da dissertação. A proposta da mestranda tem como finalidade auxiliar tanto profissionais quantos gestores na tomada de decisão referente a situações em que é necessário o uso de fórmulas alimentares, dietas enterais e suplementos.

            Para a primeira reunião de validação participaram, representando a Secretaria de Saúde de Treviso Vanessa Vieira Pescador (Secretária Municipal de Saúde), Ravena Jacinto (Secretária Adjunta), Nilcem Maria Losso (nutricionista), Susana Pagani (Assistente social) e Eliara Gomes (Farmacêutica). Também estiveram presentes a orientadora professora Dra Cristiane Damiani Tomasi e a Mestranda em Saúde Coletiva, Ednara Savio Caetano.

            A equipe da Secretaria de Saúde de Treviso acolheu a proposta apresentada, foram apontados alguns alinhamentos que serão realizados a partir dessa reunião e será apresentada uma nova versão da proposta. Vanessa, Secretária de Saúde, aponta que “é importante que os critérios para dispensação de fórmulas alimentares fiquem claros, assim podemos fazer a gestão adequada das demandas que chegam ao município”. A nutricionista Nilcem, colaborou informações importantes para a elaboração do fluxograma de atendimento e cita que “a implantação do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas é importante para auxiliar na tomada de decisão nas demandas atendidas” e cita a abertura da gestão municipal para o desenvolvimento de produtos que colaborem com a gestão do cuidado. A farmacêutica Eliara coloca as questões práticas da dispensação das fórmulas e o grupo coloca como importante a discussão multiprofissional do protocolo, uma vez que reconhecem a diversidade de cenários que permeiam as pessoas que utilizam os serviços de saúde do município.

            Ao fim a professora Cristiane faz o fechamento do encontro, agradecendo a discussão e aponta a importância do encontro de validação para que o protocolo seja aplicável e de fato seja incorporado no serviço de saúde do município de Treviso.

29 de novembro de 2022 às 13:20
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

PGSCol da Unesc realiza capacitação para a equipe da Vigilância Epidemiológica de Criciúma

PGSCol da Unesc realiza capacitação para a equipe da Vigilância Epidemiológica de Criciúma
A capacitação foi realizada na tarde desta segunda-feira (07/11) na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira (07/11) capacitação para a equipe da Vigilância Epidemiológica do município de Criciúma. O encontro, que ocorreu na Universidade, teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais da Vigilância Epidemiológica a respeito da organização de banco de dados em Saúde Coletiva.

A atividade presencial foi orientada pelos professores epidemiologistas, Antônio Augusto Schäfer, Fernanda Meller e Vanessa Iribarrem Avena Miranda e construída com base na demanda do próprio serviço. O curso foi ministrado pela analista de pesquisa do PPGSCol, Cleidiane de Quadra, e teve foco na extração de dados do Datasus e na organização de bancos de dados, a fim de gerar e monitorar indicadores de saúde.

“Saber manipular os dados com destreza é fundamental para gerar dados confiáveis e que ajudam a monitorar as situações de saúde para agir de forma preventiva com ações estratégicas de gestão”, comentou Cleidiane. “Todo o conhecimento produzido nas pesquisas realizadas no PPGSCol tem o potencial de ampliar os olhares e qualificar as informações disponíveis aos gestores de saúde, gerando resultados mais assertivos”, complementou Schäfer.

Segundo Vanessa, outras diversas ações junto à Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma já foram realizadas em outras oportunidades. “O curso vai de encontro com que se espera de um mestrado profissional, cujo objetivo é formar profissionais e gestores na área da saúde para qualificação e inovações da gestão na saúde”, finalizou. [PGSCol da Unesc realiza capacitação para a equipe da Vigilância Epidemiológica de Criciúma]

Edital aberto

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) está com inscrições abertas até 22 de fevereiro de 2023 para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-graduação, em nível de Mestrado – modalidade profissional, em Saúde Coletiva (Stricto Sensu). “Essa é uma ótima oportunidade para realizar um mestrado profissional nessa grande instituição de ensino que é a Unesc”, destacou a professora Fernanda.

Mais informações podem ser obtidas no link:

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21796.pdf?1666125422

Link de acesso à inscrição:

https://unesc.selecao.net.br/informacoes/79/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Mais imagens

A 107ª dissertação apresentada em 16 de novembro de 2022, no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc, fez uma análise sobre os dados ambulatoriais sobre Saúde Bucal em Santa Catarina, de 2008 a 2017.

Para a dissertação a aluna Taise Baschirotto sistematizou todos os tipos de procedimentos de saúde bucal em sete grandes grupos: procedimentos coletivos, procedimentos individuais de prevenção, odontologia cirúrgica básica, periodontia, endodontia, odontologia cirúrgica especializada, moldagem/manutenção. Na dissertação são apresentados o número de procedimentos e os valores pagos em cada macrorregião de saúde do estado de Santa Catarina. Os dados apresentados na dissertação mostram a evolução dos procedimentos e dos avanços e retrocessos nas políticas de atenção à saúde bucal no estado de Santa Catarina ao longo do período estudado, como por exemplo o incremento da periodontia como procedimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.  A mestranda Taise, valoriza a importância dos procedimentos coletivos e individuais de prevenção, reforça a importância da atenção à saúde bucal em todas as fases da vida “A odontologia tem um histórico mutilador, mas com o avanço das políticas de saúde esse cenário vem se transformando e abrindo espaço para a promoção de saúde bucal”.

O professor Dr Renan Ceretta, membro avaliador da dissertação reforça a importância dos resultados apresentados como uma forte ferramenta para a gestão dos serviços “Esse trabalho é um exemplo de ferramenta de gestão a ser apresentado aos gestores locais e direção técnica estadual, podendo nortear os focos de atenção na saúde bucal em Santa Catarina”. Professor Dr Jacks Soratto, que também avaliou a dissertação, coloca a importância de trabalhos que avaliem as políticas de saúde e diz que “esse trabalho pode gerar artigos a serem publicados, mas tão importante quanto é a produção de um relatório técnico direcionado à Secretaria de Saúde do Estado”. A orientadora da dissertação, professora Dra Cristiane Tomasi ressalta a importância de estudos que apresentem um acompanhamento de longo prazo, “uma vez que alguns efeitos das políticas de saúde, principalmente quando voltadas à prevenção, precisam de longo período de acompanhamento para verificar os efeitos. No caso da saúde bucal, tem-se uma série de necessidades represadas que os serviços especializados precisam dar conta, associada com elementos de prevenção que poderão ser observados em um longo período de tempo”.

A dissertação apresentada está vinculada à linha de pesquisa de educação e gestão do trabalho em saúde do PPGSCol.

Mais informações: ppgs

17 de novembro de 2022 às 09:20
Compartilhar Comente