PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Mestranda defende dissertação sobre insatisfação de profissionais da saúde

Mestranda defende dissertação sobre insatisfação de profissionais da saúde
O trabalho, de autoria da enfermeira Bruna Possamai Pagnan, foi a 106ª defesa de dissertação do PPGSCol (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), da Unesc realizou na manhã desta sexta-feira (11/11) a sua 106º defesa de dissertação de mestrado. O trabalho, apresentado pela enfermeira Bruna Possamai Pagnan com orientação do professor Jacks Soratto, teve como objetivo analisar fatores que influenciam na insatisfação dos profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde de cinco municípios de Santa Catarina.

Participaram da banca de arguição a professora e coordenadora do PPGSCol, Cristiane Damiani Tomasi, e o professor do Programa de Ciências da Saúde da Unochapecó, Samuel Spiegelberg Zuge. Ambos consideraram o trabalho de significativa importância para os cenários de prática com enfoque nas mudanças dos processos locais.

O trabalho é um estudo multicêntrico com abordagem qualitativa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizado nas cidades de Criciúma, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó com 64 profissionais que integram 16 Unidades Básicas de Saúde. A coleta de dados aconteceu entre os meses de março a dezembro do ano de 2020, por meio de entrevista semiestruturada. 

Os resultados indicaram que a insatisfação está vinculada a três grandes blocos temáticos:  Condições de Trabalho da Atenção Primária à Saúde, dificuldades de comunicação entre gestão profissionais e usuários, e sofrimento físico e mental como componente insatisfatório.

O trabalho fortalece a importância do mestrado em saúde coletiva na identificação de situações que podem cooperar para satisfação profissional, melhor planejamento local de saúde e por sua vez contribuir para melhoria da assistência em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2022 às 14:08
Compartilhar Comente