Direito

Capacitação em direitos previdenciários com inscrições abertas na Unesc

Capacitação em direitos previdenciários com inscrições abertas na Unesc
Inscrições estão sendo realizadas pelo e-mail sce@unesc.net (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o curso de extensão: “Aspectos destacados no Direito previdenciário e benefício da prestação continuada”. A capacitação vai abordar as alterações recentes na lei Orgânica de Assistência Social e análises jurisprudenciais. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 27 de junho, o professor Marcirio Colle Bitencourt, ministra sete encontros aos sábados, das 8 às 12 horas.

Os profissionais e alunos da área de Direito interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail sce@unesc.net. Mais informações no telefone do Setor de Extensão da Universidade 3431-2570.

Nas aulas, os alunos estudarão pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, entre outros.
 

Fonte: Secom

03 de junho de 2015 às 15:11
Compartilhar Comente

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino
Novidade foi implantada para o primeiro semestre de 2015 (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem uma novidade para o primeiro semestre de 2015: Arquitetura e Urbanismo, Direito e Nutrição com mais turmas, no período matutino. Os interessados nos cursos de graduação podem concorrer a uma das vagas pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que possibilita ao candidato ingressar na Universidade pelo histórico escolar. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 2 de fevereiro e os aprovados podem receber descontos conforme o seu perfil.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, conta que a ideia de incluir turmas em um novo horário partiu da procura dos candidatos nos processos seletivos. “Observamos uma alta demanda no Vestibular e no SIM pelos cursos de Arquitetura, Direito e Nutrição com aulas na parte da manhã. E como a Universidade possui estrutura e professores para atender bem a este público, optamos pela abertura de novas turmas”, afirma Robinalva.

Dessa maneira, o curso de Direito passará a ter duas turmas no período matutino e manterá duas no período noturno. Arquitetura e Urbanismo irá oferecer a opção do curso pela manhã e manterá a opção de turma à tarde. Já os alunos de Nutrição poderão optar por ter aulas no período matutino ou noturno.

Mercado de trabalho e indicadores de qualidade dos cursos

Com os cursos no período matutino, os estudantes terão mais opções para aliar a sua rotina de trabalho com os estudos, possibilidades de estágios e de participação em projetos de pesquisa e de extensão comunitária.

Os alunos de Direito, por exemplo, podem vivenciar situações reais por meio da UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que presta atendimentos para a comunidade e possui convênio com o (TJSC) Tribunal de Justiça de Santa Catarina – o curso de Direito da Unesc é o único no Estado a possuir um projeto como este e está entre os 100 melhores entre os 880 existentes no Brasil, conforme o RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) de 2014.

Quem optar por Arquitetura e Urbanismo vai desenvolver trabalhos em todas as fases, no Ateliê Central (um espaço exclusivo para o desenvolvimento de projetos, onde o aluno aprende interagindo com professores e colegas). Durante o curso, os acadêmicos realizam saídas de campo para estudar as cidades e propor soluções, assim como acompanhar as várias fases de uma obra. O curso possui parceria com diversas instituições e alunos e egressos premiados – o mais recente foi Juary Miguel Ferreira, que teve seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) premiado no início deste mês pelo Concurso para Estudantes do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Santa Catarina. Arquitetura e Urbanismo da Unesc é nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), quando o máximo é 5.

Na Unesc, os futuros nutricionistas têm à disposição aulas práticas desde as primeiras fases, para garantir que teoria e prática caminhem juntas para a formação deste profissional tão requisitado em uma sociedade com pessoas cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável. Durante o curso, os alunos aprendem em laboratórios como o de Técnica Dietética e o de Tecnologia de Alimentos, e saem preparados para atuarem em diversos locais, desde consultórios particulares até empresas, prestando consultorias ou trabalhando com gastronomia funcional. O curso de Nutrição da Unesc tem nota 4 no Enade.

SIM

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2014 às 23:04
Compartilhar Comente

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde
Foto: Arquivo Mais imagens


Fazer um curso de extensão de qualidade gratuito é algo que muitos buscam. Agora já pensou em, além de fazer um curso de extensão gratuito, ganhar uma bolsa de estudo de 70% na graduação na Unesc? O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) oferece isso.

A ação, parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, já está com inscrições abertas para o curso de extensão de Desenvolvimento Regional. Os alunos do curso terão garantido um benefício de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2013.

Os interessados precisam se inscrever na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até o dia 9 de abril, das 9 às 21 horas. A seleção será feita através de sorteio dos inscritos.

Requisitos:
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública;
- Residir nos municípios de abrangência das SDRs (Secretárias de Desenvolvimento Regional) de Araranguá e Criciúma;
- Já ter cursado dois semestres da graduação e não ser concluinte em 2013;
- Não possuir outra bolsa de estudo oriunda de recursos públicos;
- Os candidatos da SDR de Araranguá devem cursar Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Farmácia ou Fisioterapia;
- Os candidatos da SDR de Criciúma devem cursar Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Educação Física.

Curso de Extensão

O Curso de Extensão de Desenvolvimento Regional tem duração de um ano, com aulas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso inicia no dia 20 de abril, tendo uma carga horária de 200 horas.

São 50 vagas, 31 para SDR de Criciúma e 19 para SDR de Araranguá, sendo que as aulas ocorrerão em dois polos, em Criciúma e Araranguá. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626.

Confira mais informações também no site da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de março de 2013 às 09:30
Compartilhar Comente

Professora da Unesc traz experiências de visita à Índia

A incrível força do turismo na Índia, o contraste dos produtos artesanais com os de alta tecnologia e o dinamismo dos jovens foram alguns dos pontos que surpreenderam a professora da Unesc Natalia Martins Gonçalves, que esteve no país asiático recentemente. Ela foi para a Índia apresentar um trabalho sobre o transporte público de Criciúma, mas aproveitou para conhecer mais sobre o país, assim como a cidade Dubai, a mais populosa dos Emirados Árabes Unidos.

“Conheci a força do turismo, que não se baseia somente nos atrativos naturais e monumentos históricos, mas alia a estes atrativos, serviços, comércio, cultura, produção local e treinamento dos profissionais”, comentou. Ela explicou que o país está adequando os monumentos ao acesso, pensando na diversidade das pessoas, desde crianças até idosos, e incluindo pessoas com deficiência.

Outro ponto que surpreendeu Natalia foi o contraste com a cultura local e o ambiente internacional, com as produções locais de um sistema produtivo tradicional e o os setores baseados em alta tecnologia, além do dinamismo dos jovens.

Dubai

Natalia explicou que Dubai, em especial, lhe encantou. “É uma cidade encravada no meio do deserto, que possui uma rigidez no traçado viário e uma poderosa capacidade de utilização de alta tecnologia para garantir o seu funcionamento, como o sistema de dessalinização e abastecimento de água, o sistema de irrigação dos jardins e o sistema de refrigeração nos ambientes públicos e privados”, comentou. Em Dubai ela observou a implantação de projetos viários, que só havia estudado em um curso que fez na Alemanha.

Transed 2012

No período em que esteve na Índia, Natalia apresentou um trabalho na conferência Transed 2012, que discutiu acessibilidade, dando enfoque às pessoas e o desenvolvimento das cidades, levando em conta à diversidade das pessoas que transitam ou visitam estes espaços.

Durante o evento apresentados em torno de 170 trabalhos de 45 países, sendo que o estudo de Natalia foi premiado como um dos quatro melhores trabalhos técnicos do evento. Do Brasil só foram dois representantes, Natália e uma arquiteta do Rio de Janeiro, que estudou sobre acessibilidade para as Olimpíadas de 2016.

O trabalho da professora dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Agrimensura e Tecnologia em Segurança no Trânsito apresentou os resultados na execução do projeto operacional e na implantação do sistema integrado de transporte público de Criciúma em 1996 e sua posterior gestão por 10 anos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 30 de outubro de 2012 às 13:25
Compartilhar Comente (4)

Alunos lotam auditório na última noite de Recepção aos Calouros

Alunos lotam auditório na última noite de Recepção aos Calouros
Davi Carrer Mais imagens

Os alunos de Artes Visuais, Direito, Economia, Nutrição, Secretariado Executivo, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda lotaram o Auditório Ruy Hülse na última noite da Recepção aos Calouros da Unesc, realizada hoje (21/3).

Eles foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato, vice-reitor Marcio Fiori, pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Rodrigo Campos e colaboradores.

Durante o evento os alunos conheceram algumas das atrações culturais da Unesc, como o Sexteto Instrumental e o grupo União Dança de Rua.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de março de 2012 às 20:53
Compartilhar Comente (1)