Direito

Professora da Unesc traz experiências de visita à Índia

A incrível força do turismo na Índia, o contraste dos produtos artesanais com os de alta tecnologia e o dinamismo dos jovens foram alguns dos pontos que surpreenderam a professora da Unesc Natalia Martins Gonçalves, que esteve no país asiático recentemente. Ela foi para a Índia apresentar um trabalho sobre o transporte público de Criciúma, mas aproveitou para conhecer mais sobre o país, assim como a cidade Dubai, a mais populosa dos Emirados Árabes Unidos.

“Conheci a força do turismo, que não se baseia somente nos atrativos naturais e monumentos históricos, mas alia a estes atrativos, serviços, comércio, cultura, produção local e treinamento dos profissionais”, comentou. Ela explicou que o país está adequando os monumentos ao acesso, pensando na diversidade das pessoas, desde crianças até idosos, e incluindo pessoas com deficiência.

Outro ponto que surpreendeu Natalia foi o contraste com a cultura local e o ambiente internacional, com as produções locais de um sistema produtivo tradicional e o os setores baseados em alta tecnologia, além do dinamismo dos jovens.

Dubai

Natalia explicou que Dubai, em especial, lhe encantou. “É uma cidade encravada no meio do deserto, que possui uma rigidez no traçado viário e uma poderosa capacidade de utilização de alta tecnologia para garantir o seu funcionamento, como o sistema de dessalinização e abastecimento de água, o sistema de irrigação dos jardins e o sistema de refrigeração nos ambientes públicos e privados”, comentou. Em Dubai ela observou a implantação de projetos viários, que só havia estudado em um curso que fez na Alemanha.

Transed 2012

No período em que esteve na Índia, Natalia apresentou um trabalho na conferência Transed 2012, que discutiu acessibilidade, dando enfoque às pessoas e o desenvolvimento das cidades, levando em conta à diversidade das pessoas que transitam ou visitam estes espaços.

Durante o evento apresentados em torno de 170 trabalhos de 45 países, sendo que o estudo de Natalia foi premiado como um dos quatro melhores trabalhos técnicos do evento. Do Brasil só foram dois representantes, Natália e uma arquiteta do Rio de Janeiro, que estudou sobre acessibilidade para as Olimpíadas de 2016.

O trabalho da professora dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Agrimensura e Tecnologia em Segurança no Trânsito apresentou os resultados na execução do projeto operacional e na implantação do sistema integrado de transporte público de Criciúma em 1996 e sua posterior gestão por 10 anos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

30 de outubro de 2012 às 13:25
Compartilhar Comente (4)

4 comentários

Aline

01 de novembro de 2012 às 23:06

Tia e por isso que te admiro muitoooo....parabéns...te amo...

Marielle Martins Neves

01 de novembro de 2012 às 22:34

Parabéns tia vc é uma guerreira TE AMO!!!

Maria Helena

30 de outubro de 2012 às 17:25

Parabéns à professora Natália. Ampliando o "acervo cultural" da Unesc.

Paulo

30 de outubro de 2012 às 17:12

Parabens, Natália. Vc. merece. Fico muito feliz em poder ser alauno seu. Abr. Paulo

Deixe um comentário