Evento discute o fortalecimento do Sistema Único de Saúde
O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos entre estudantes, professores e profissionais da área, amanhã e quarta-feira (27 e 28/5). Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área.
A abertura oficial ocorrerá amanhã, às 19 horas no Auditório Ruy Hülse. O tema do painel do primeiro dia será “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.
Na quarta-feira, o evento iniciará às 9 horas, com o lançamento do livro “Estado, Política e Direito: Políticas Públicas, Democracia e Direitos Fundamentais”, volume 4, organizado pelos professores Reginaldo de Souza Vieira e Ismael Francisco de Souza e publicado pela Ediunesc (Editora Unesc).
A programação da manhã seguirá com o painel “Gestão dos serviços públicos do SUS e a saúde do trabalhador”, com o professor doutor da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), André Viana Custódio e a professora doutora da Udesc, Letícia de Lima Trindade. Às 14 horas ocorrerão comunicações científicas orais e exposição de banners comentados, nos Blocos XXI-A e XXI-B.
Às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, ocorrerá o último debate do Seminário, o painel “Gestão dos serviços públicos do SUS e o controle social no Brasil”, com a professora doutora da UnoChapecó, Maria Elizabeth Kleba e a professora doutora da UFSC, Tânia Regina Krüger.
A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.
Mais informações
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2014 às 15:10Projeto de extensão visa prevenir e erradicar Alienação Parental
Os casais em separação conjugal que buscam atendimento na Casa da Cidadania da Unesc, do Distrito de Rio Maina, em Criciúma, serão beneficiados pelo projeto de extensão do curso de Direito “Prevenção e Erradicação da Alienação Parental”, que foi lançado na manhã de hoje (15/5). Agora os casais que são atendidos no local, e possuem filhos, receberão um atendimento diferenciado.
O projeto vai contribuir para que os filhos desses casais tenham o direito de uma convivência familiar sadia após a separação conjugal. O objetivo é evitar a síndrome da alienação parental (quando o pai ou a mãe coloca o filho contra o outro ex-cônjuge), que costuma ser cometida geralmente logo após a separação.
Esta é a segunda edição do projeto que no ano passado foi realizado no Bairro Próspera e atingiu resultados positivos: foram 154 pessoas atendidas diretamente (casais) e 323 indiretamente (filhos).
As coordenadoras do projeto são as professoras do curso de Direito Sheila Saleh e Renise Zaniboni e a professora do curso de Psicologia Karim Gomes. Participam da iniciativa os alunos do curso Anderson Tomaz e Daiane Ribeiro Preve.
A Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina está localizada na Avenida dos Imigrantes, 1340, no Centro Comercial Pierini e atende segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 horas e das 14 às 17 horas. O telefone do local é (48) 3442-1879.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 15 de maio de 2014 às 18:12Direitos Humanos é foco de evento de Núcleo de Pesquisa
O Colóquio de Direitos Humanos, realizado pelo Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania), grupo vinculado ao curso de Direito da Unesc, iniciou na noite de hoje (14/5), com a palestra da professora doutora Soraia da Rosa Mendes, sobre seu livro “Criminologia Feminista: Novos Paradigmas”.
O evento reunirá até amanhã, professores e estudantes de Direito e proporcionará um momento de diálogo sobre assuntos relacionados a temática de gênero e sua relação com direitos humanos, criminologia, sociologia, dentre outras áreas de conhecimento.
“Direito da Criança e do Adolescente”
Amanhã (15/5), o curso de Direito lançará o livro “Direito da Criança e do Adolescente” durante o Colóquio, no Auditório Ruy Hülse, às 19 horas. O livro eletrônico foi organizado pelos professores Ismael Francisco de Souza e Rosangela Del Moro, resultado de pesquisa de professores do curso de Direito e de outras instituições brasileiras.
Programação
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 14 de maio de 2014 às 21:13Alunos de Direito realizam projeto de extensão na Casa da Cidadania de Rio Maina
Os casais que buscam atendimento na Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina, em Criciúma, serão beneficiados pelo projeto de extensão do curso de Direito da Unesc, “Prevenção e Erradicação da Alienação Parental”, que será lançado amanhã (15/5) às 10h30.
O público alvo do projeto são os casais que procuram o atendimento jurídico gratuito oferecido pelas Casas da Cidadania, com o fim de separação e que possuem filhos. Esta é a segunda edição do projeto que no ano passado foi realizado no Bairro Próspera em Criciúma e atingiu resultados positivos: 154 pessoas atendidas diretamente (casais) e 323 indiretamente (filhos).
A síndrome da alienação parental (quando o pai ou a mãe coloca o filho contra o outro ex-cônjuge) costuma ser cometida geralmente logo após a separação. Por isso, o projeto busca contribuir para que os filhos desses casais tenham o direito de uma convivência familiar sadia após a separação conjugal.
As coordenadoras do projeto são as professoras do curso de Direito Sheila Saleh e Renise Zaniboni e a professora do curso de Psicologia Karim Gomes. Participam da iniciativa os alunos do curso de Direito Anderson Tomaz e Daiane Ribeiro Preve.
A Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina está localizada na Avenida dos Imigrantes, 1340, no Centro Comercial Pierini e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 horas e das 14 às 17 horas. O telefone do local é (48) 3442-1879.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 14 de maio de 2014 às 18:23Nupec realiza evento sobre Gênero e Direitos Humanos
O Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania), grupo de pesquisa vinculado ao curso de Direito da Unesc, realizará na quarta e quinta-feira (14 e 15/5) o Colóquio de Gênero e Direitos Humanos. O evento ocorrerá no Auditório Ruy Hülse, será aberto ao público e terá inscrições no local. A abertura do Colóquio ocorrerá na quarta-feira, às 19 horas, com a palestra da professora doutora Soraia da Rosa Mendes, que falará sobre seu livro “Criminologia Feminista: Novos Paradigmas”.
O Colóquio tem como objetivo proporcionar um momento de diálogo sobre assuntos relacionados a temática de gênero e sua relação com direitos humanos, criminologia, sociologia, dentre outras áreas de conhecimento.
“Direito da Criança e do Adolescente”
Na quinta-feira o curso de Direito da Unesc lança o livro “Direito da Criança e do Adolescente” durante o evento, no Auditório, às 19 horas. O livro eletrônico foi organizado pelos professores Ismael Francisco de Souza e Rosangela Del Moro, resultado de pesquisa de professores do curso de Direito e de outras instituições brasileiras.
Confira a programação
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2014 às 21:18
Newsletter
RSS