Direito

Alunos de Direito e Comércio Exterior visitam instituições do Mercosul

Alunos de Direito e Comércio Exterior visitam instituições do Mercosul
Instituições do Uruguai estiveram entre as que foram conhecidas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Secretaria e Parlamento do Mercosul, Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai, Universidade e Parlamento do Uruguai e o Governo de Montevidéu estiveram entre os locais visitados por 15 estudantes dos cursos de Direito e Administração – habilitação em Comércio Exterior, durante uma viagem de estudos realizada entre os dias 24 e 28 de maio. Conferências, workshops e visitas técnicas a instituições da área de livre comércio e espaços culturais estiveram no roteiro.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Natália Martins Gonçalves e Janete Trichês. Segundo Natália, a viagem teve como objetivo conhecer os espaços do Mercosul, compreender os seus objetivos, o posicionamento de cada país membro e entender o posicionamento do Mercosul nas relações geopolíticas no contexto regional e internacional, como também nas relações comerciais. “A viagem cumpriu com os objetivos propostos e ainda os superou, considerando a integração do grupo, o interesse e empenho em todas as atividades, o clima de amizade e companheirismo que se formou entre os alunos e professores dos dois cursos”, afirma Natália, responsável pela organização da viagem internacional.

A viagem teve apoio da prefeitura de Montevidéu, no Uruguai, da prefeitura de Stuttgart, na Alemanha, da Secretaria do Mercosul, em Montevidéu, da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e dos cursos de Administração e Direito da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2014 às 22:34
Compartilhar Comente

Seguraça pública é debatida entre estudantes de Direito

Seguraça pública é debatida entre estudantes de Direito
Deputado Ronaldo Benedet conversou com os alunos hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes do curso de Direito da Unesc conversaram sobre segurança pública na noite de hoje (30/5), com o deputado federal Ronaldo Benedet. Ele, que durante oito anos foi secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, falou sobre a importância do assunto e da atenção que o poder público deve voltar para o assunto. “Segurança é um sentimento, uma sensação. E a falta de segurança pública interfere em uma série de fatores, tanto na vida das pessoas, quanto nas cidades. A falta dela, por exemplo, interfere inclusive em fatores econômicos”, comenta.

Durante a conversa, Benedet fez a doação de três obras sobre Direito para a Biblioteca da Unesc. Participaram do debate, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o chefe de gabinete da Reitoria, Michel Alisson da Silva, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engellmann Filho e o professor Valter Cimolin.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2014 às 22:05
Compartilhar Comente

Palestra marca início do Grupo de Criminologia Crítica Latino Americana

Palestra marca início do Grupo de Criminologia Crítica Latino Americana
Professor doutor João Salm conversou com alunos de Direito (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Justiça Restaurativa: elementos para uma definição” foi o tema da palestra do professor doutor da State University of Chicago e membro da equipe de coordenação do Programa de Justiça Restaurativa do Governo Canadense, João Salm, na noite de hoje (28/5), para alunos do curso de Direito e profissionais da área. No mesmo evento, o professor da Unesc, Jackson da Silva Leal, falou sobre “Justiça Restaurativa – limites e possibilidades”.

A palestra marcou o início das atividades do Grupo de Criminologia Crítica Latino Americana, vinculado ao curso de Direito da Unesc e responsável pelo grupo, criado recentemente.

Salm e Leal realizaram juntos o trabalho “Justiça Restaurativa: multidimensionalidade humana e seu convidado de honra”  e têm mantido a parceria em novas reflexões em torno do assunto.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 21:45
Compartilhar Comente

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade
Seminário Sul Brasileiro vai debater o fortalecimento do SUS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos até amanhã (28/5) por estudantes, professores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde da Unesc e de diversas instituições de todo o Brasil. Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, que iniciou na noite de hoje (27/8), na Universidade.

O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área. Segundo o presidente do evento, o professor da Unesc Reginaldo Vieira, o Seminário teve mais de 140 trabalhos inscritos nas áreas do Direito e da Saúde das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, sendo que 23 deles eram programas de Pós-Graduação. “Queremos provocar uma reflexão para resgatar as bases da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde”, comenta.

O Musical Unesc fez a abertura do evento, que contou com o painel “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José  Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um privilégio para professores e estudantes poderem discutir Direito Sanitário e o Sistema Único de Saúde com profissionais de vários municípios do país e em um momento de mudanças. “Este evento traz a interdisciplinaridade tão importante para os diversos cursos. Faz toda a diferença a interlocução da Saúde com áreas como gestão e Direito”.

O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, comenta que a Unesc é uma grande parceira nas ações realizadas pelo município e que eventos como o Seminário Sul Brasileiro, são importantes momentos de reflexão e troca de ideias para a melhoria das políticas públicas da Saúde.

Estiveram presentes na abertura do evento o diretor geral da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Criciúma, Henrique Guglielmi, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o vereador Silvio Ávila Júnior, a professora do curso de Direito, Márcia Piazza, o coordenador Regional de Saúde, Roque Salvan, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostin, o presidente da Acir (Associação de Comissões Intergestoras Regional), Rangel Loch, o presidente do DCE Unesc, Vinícius Monteiro, o presidente do CA de Enfermagem, Jonatan Roussenq e o presidente do CA de Direito, Andrew Loch.

A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2014 às 22:04
Compartilhar Comente

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica
Atividades ocorrem com mulheres em Bairros de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

“Prevenção da Violência Doméstica” é o tema da quarta edição do Projeto Amora, que atende mulheres de baixa renda e em situação de risco social. As atividades deste ano iniciaram hoje (27/5) no Bairro Tereza Cristina em Criciúma e irão atender aproximadamente 240 mulheres.

A ação faz parte do Pedic (Programa de Extensão em Direito e Cidadania) da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e será realizado por professores e alunos da Unesc em todos os CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Criciúma. O Projeto Amora será realizado nos Bairros: Santa Luzia, Tereza Cristina, Renascer, Cristo Redentor, Vila Miguel e Próspera. Os grupos serão formados por no máximo 20 mulheres, selecionadas pela equipe do CRAS.

O Projeto Amora existe desde março de 2011 com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Atualmente o projeto atende mulheres beneficiárias do Bolsa Família e pelos CRAS de Criciúma. E por atender todos os requisitos da legislação de assistência social foi declarado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Criciúma como “Sócio Assistencial de Assessoramento e Defesa de Garantias e Direitos”.

O projeto de extensão é coordenado pelos professores do curso de Direito, Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Maurício da Cunha Savino Filó.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 27 de maio de 2014 às 18:36
Compartilhar Comente