Alunos de Direito e Comércio Exterior visitam instituições do Mercosul
Secretaria e Parlamento do Mercosul, Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai, Universidade e Parlamento do Uruguai e o Governo de Montevidéu estiveram entre os locais visitados por 15 estudantes dos cursos de Direito e Administração – habilitação em Comércio Exterior, durante uma viagem de estudos realizada entre os dias 24 e 28 de maio. Conferências, workshops e visitas técnicas a instituições da área de livre comércio e espaços culturais estiveram no roteiro.
Os alunos foram acompanhados pelas professoras Natália Martins Gonçalves e Janete Trichês. Segundo Natália, a viagem teve como objetivo conhecer os espaços do Mercosul, compreender os seus objetivos, o posicionamento de cada país membro e entender o posicionamento do Mercosul nas relações geopolíticas no contexto regional e internacional, como também nas relações comerciais. “A viagem cumpriu com os objetivos propostos e ainda os superou, considerando a integração do grupo, o interesse e empenho em todas as atividades, o clima de amizade e companheirismo que se formou entre os alunos e professores dos dois cursos”, afirma Natália, responsável pela organização da viagem internacional.
A viagem teve apoio da prefeitura de Montevidéu, no Uruguai, da prefeitura de Stuttgart, na Alemanha, da Secretaria do Mercosul, em Montevidéu, da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e dos cursos de Administração e Direito da Unesc.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2014 às 22:34Seguraça pública é debatida entre estudantes de Direito
Estudantes do curso de Direito da Unesc conversaram sobre segurança pública na noite de hoje (30/5), com o deputado federal Ronaldo Benedet. Ele, que durante oito anos foi secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, falou sobre a importância do assunto e da atenção que o poder público deve voltar para o assunto. “Segurança é um sentimento, uma sensação. E a falta de segurança pública interfere em uma série de fatores, tanto na vida das pessoas, quanto nas cidades. A falta dela, por exemplo, interfere inclusive em fatores econômicos”, comenta.
Durante a conversa, Benedet fez a doação de três obras sobre Direito para a Biblioteca da Unesc. Participaram do debate, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o chefe de gabinete da Reitoria, Michel Alisson da Silva, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engellmann Filho e o professor Valter Cimolin.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2014 às 22:05Palestra marca início do Grupo de Criminologia Crítica Latino Americana
“Justiça Restaurativa: elementos para uma definição” foi o tema da palestra do professor doutor da State University of Chicago e membro da equipe de coordenação do Programa de Justiça Restaurativa do Governo Canadense, João Salm, na noite de hoje (28/5), para alunos do curso de Direito e profissionais da área. No mesmo evento, o professor da Unesc, Jackson da Silva Leal, falou sobre “Justiça Restaurativa – limites e possibilidades”.
A palestra marcou o início das atividades do Grupo de Criminologia Crítica Latino Americana, vinculado ao curso de Direito da Unesc e responsável pelo grupo, criado recentemente.
Salm e Leal realizaram juntos o trabalho “Justiça Restaurativa: multidimensionalidade humana e seu convidado de honra” e têm mantido a parceria em novas reflexões em torno do assunto.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 21:45Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade
O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos até amanhã (28/5) por estudantes, professores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde da Unesc e de diversas instituições de todo o Brasil. Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, que iniciou na noite de hoje (27/8), na Universidade.
O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área. Segundo o presidente do evento, o professor da Unesc Reginaldo Vieira, o Seminário teve mais de 140 trabalhos inscritos nas áreas do Direito e da Saúde das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, sendo que 23 deles eram programas de Pós-Graduação. “Queremos provocar uma reflexão para resgatar as bases da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde”, comenta.
O Musical Unesc fez a abertura do evento, que contou com o painel “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um privilégio para professores e estudantes poderem discutir Direito Sanitário e o Sistema Único de Saúde com profissionais de vários municípios do país e em um momento de mudanças. “Este evento traz a interdisciplinaridade tão importante para os diversos cursos. Faz toda a diferença a interlocução da Saúde com áreas como gestão e Direito”.
O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, comenta que a Unesc é uma grande parceira nas ações realizadas pelo município e que eventos como o Seminário Sul Brasileiro, são importantes momentos de reflexão e troca de ideias para a melhoria das políticas públicas da Saúde.
Estiveram presentes na abertura do evento o diretor geral da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Criciúma, Henrique Guglielmi, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o vereador Silvio Ávila Júnior, a professora do curso de Direito, Márcia Piazza, o coordenador Regional de Saúde, Roque Salvan, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostin, o presidente da Acir (Associação de Comissões Intergestoras Regional), Rangel Loch, o presidente do DCE Unesc, Vinícius Monteiro, o presidente do CA de Enfermagem, Jonatan Roussenq e o presidente do CA de Direito, Andrew Loch.
A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2014 às 22:04Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica
“Prevenção da Violência Doméstica” é o tema da quarta edição do Projeto Amora, que atende mulheres de baixa renda e em situação de risco social. As atividades deste ano iniciaram hoje (27/5) no Bairro Tereza Cristina em Criciúma e irão atender aproximadamente 240 mulheres.
A ação faz parte do Pedic (Programa de Extensão em Direito e Cidadania) da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e será realizado por professores e alunos da Unesc em todos os CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Criciúma. O Projeto Amora será realizado nos Bairros: Santa Luzia, Tereza Cristina, Renascer, Cristo Redentor, Vila Miguel e Próspera. Os grupos serão formados por no máximo 20 mulheres, selecionadas pela equipe do CRAS.
O Projeto Amora existe desde março de 2011 com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Atualmente o projeto atende mulheres beneficiárias do Bolsa Família e pelos CRAS de Criciúma. E por atender todos os requisitos da legislação de assistência social foi declarado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Criciúma como “Sócio Assistencial de Assessoramento e Defesa de Garantias e Direitos”.
O projeto de extensão é coordenado pelos professores do curso de Direito, Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Maurício da Cunha Savino Filó.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 27 de maio de 2014 às 18:36
Newsletter
RSS