Direito

Evento discute o fortalecimento do Sistema Único de Saúde

Evento discute o fortalecimento do Sistema Único de Saúde
Primeira edição do Seminário Sul Brasileiro ocorreu em 2011 (Foto: Arquivo) Mais imagens

O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos entre estudantes, professores e profissionais da área, amanhã e quarta-feira (27 e 28/5). Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área.

A abertura oficial ocorrerá amanhã, às 19 horas no Auditório Ruy Hülse. O tema do painel do primeiro dia será “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor  e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José  Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.

Na quarta-feira, o evento iniciará às 9 horas, com o lançamento do livro “Estado, Política e Direito: Políticas Públicas, Democracia e Direitos Fundamentais”, volume 4, organizado pelos professores Reginaldo de Souza Vieira e Ismael Francisco de Souza e publicado pela Ediunesc (Editora Unesc).

A programação da manhã seguirá com o painel “Gestão dos serviços públicos do SUS e a saúde do trabalhador”, com o professor doutor da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), André Viana Custódio e a professora doutora da Udesc, Letícia de Lima Trindade. Às 14 horas ocorrerão comunicações científicas orais e exposição de banners comentados, nos Blocos XXI-A e XXI-B.

Às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, ocorrerá o último debate do Seminário, o painel “Gestão dos serviços públicos do SUS e o controle social no Brasil”, com a professora doutora da UnoChapecó, Maria Elizabeth Kleba e a professora doutora da UFSC, Tânia Regina Krüger.

A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.

Mais informações

Fonte: Secom

26 de maio de 2014 às 15:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário