Ciências Biológicas - Bacharelado

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências
Rafael Martins Mais imagens

O Curso de Ciências Biológicas da UNESC recebeu nesta terça feira 02/11, a visita dos alunos do SESI para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências. Os alunos do SESI participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, dentro do qual devem desenvolver um projeto de pesquisa proposto com o tema Animal Allies (Animais aliados) onde os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras.

Os educadores e alunos do SESI escolheram as abelhas como espécie animal aliada e no Laboratório de Ensino de Ciências participaram de uma breve exposição sobre a importância delas para o ser humano homem e o ambiente. Por meio da problematização os alunos foram questionados COMO FOI SEU CAFÉ DA MANHÃ? questão a partir da qual se desenvolveram todos os temas associados à polinização, flores, produção de alimentos, ameaças a biodiversidade de abelhas. Além disso, os alunos foram estimulados a pensar em como poderiam auxiliar estes animais, e assim manter a aliança entre as abelhas e os seres humanos.

Em seguida os alunos foram conhecer de perto como funciona uma colmeia em visita ao Meliponário do Sr. Jorge Venson no Município de Balneário Rincão.

As atividades foram conduzidas pelos professores do Curso de Ciências Biológicas da UNESC, Dra. Birgit Harter Marques, Ma. Mainara Figueiredo Cascaes e Dr. Rafael Martins e pelos educadores do SESI Cleber Marinho Jr. e Luciane Cechinel Zanette

Por: Rafael Martins 07 de novembro de 2016 às 18:29
Compartilhar Comente

ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REALIZAM ATIVIDADE DE CAMPO MULTIDISCIPLINAR

ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REALIZAM ATIVIDADE DE CAMPO MULTIDISCIPLINAR
Fernando Carvalho Mais imagens

Entre os dias 27 e 29 de novembro, alunos da sexta fase do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da UNESC, realizaram trabalho prático de campo na Pousada Santo Antônio, no município de Treviso. A atividade envolveu as disciplinas de Práticas de Campo em Botânica, ministrada pelos professores Dr. Rafael Martins e MSc. Jader L. Pereira, Práticas de Campo em Zoologia ministrada pelos professores Dr. Fernando Carvalho e Dr. Jairo J. Zocche e Interação Animal Planta, ministrada pelo professora Dra. Birgit Harter-Marques. Participaram também da atividade, a professora MSc. Mainara F. Cascaes, e os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPG-CA), Beatriz Lima, Gustavo Luz, Robson S. Patricio, e Poliana B. Peres.

Durante dois dias, os alunos desenvolveram procedimentos de amostragem de campo para vegetação, macroinvertebrados aquáticos e terrestres, anuros, aves, mamíferos de médio, grande porte e morcegos. Em uma segunda etapa, em sala de aula e laboratório, os alunos irão tabular e analisar os dados obtidos. Conciliar o conteúdo teórico e o prático é a melhor forma para que os alunos vivenciem as atividades que fazem parte da atuação do Biólogo no mercado de trabalho, seja em pesquisa ou em trabalhos de monitoramento ambiental. Proporcionar essa vivência é um diferencial na formação do egresso em Ciências Biológicas da UNESC, o qual é capacitado para atuar nas mais diversas áreas de atuação do Biólogo.

 

Por: Rafael Martins 03 de novembro de 2016 às 18:36
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente
Visita foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania Mais imagens

Bolsistas e professores da Unesc visitaram a Escola Caetano Ronchi, de Criciúma, para promover atividades e reflexões sobre o meio ambiente. A ação ocorreu nesta quinta-feira (7/7) e contou com a participação dos professores Dourival Giassi (UNACSA), Maristela Gonçalves Giassi (UNAHCE) e Elizabeth Maria de Siervi (UNACET)

A visita ao Bairro São Defende foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Freire, localizadas próximas a nascente do Bairro Santo André. A atividade teve como parceiros estudantes da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas. Juntos, os acadêmicos refletiram sobre a história sócio ambiental do bairro e da cidade de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de julho de 2016 às 10:53
Compartilhar Comente (1)

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PROMOVEM A INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PROMOVEM A INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Rafael Martins Mais imagens

A atividade envolve os alunos da 3ª fase do curso na prática de campo realizada na Praia da Ribanceira - Imbituba. O objetivo é o de identificar as espécies de macroalgas e macroinvertebrados aquáticos associados aos costões rochosos e relacionar a alguns fatores ambientais. No laboratório, os alunos triam e identificam os animais associados as algas. Nesse momento do Semestre os alunos estão tabulando e trabalhando os dados estatisticamente em paralelo aos conteúdos da disciplina de Bioestatística, ministrada pelo prof. Dr. Marcos Back. Com a prática são trabalhados os conteúdos de taxonomia, anatomia e morfologia e ecologia dos grupos estudados nas disciplinas de Botânica sistemática I e Zoologia II, ministradas respectivamente pelos professores, Dr. Rafael Martins e Mainara Figueiredo Cascaes.  A atividade será concluída com um relatório na forma de artigo científico, cujo objetivo essencial é desenvolver a habilidade de discussão e redação científica do acadêmico. O desenvolvimento de práticas como essa além de promover a aprendizagem desenvolvem ainda nos alunos aspectos importantes de autonomia e de trabalho em equipe, aspectos extremamente importantes para seu desempenho profissional nos dias atuais, destacam os professores envolvidos na atividade.

 

Por: Rafael Martins 26 de abril de 2016 às 10:40
Compartilhar Comente

Grupo de Estudos realiza atividade com professores da região

Grupo de Estudos realiza atividade com professores da região
Educação ambiental foi o tema abordado nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores das redes pública e privada da região de Criciúma e estudantes da Unesc estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (14/5), no Laboratório de Ensino de Ciências, para discutir o tema “Educação Ambiental: Aspectos Legais e Transversais”, abordado pela professora doutora Viviane Kraiesk de Assunção.

O encontro faz parte das atividades do Grupo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental, que realiza encontros quinzenais. O Grupo de Estudos faz parte do projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático Reflexivas no Ensino de Ciências” que tem  como coordenadora Miriam da Conceição Martins e a participação da professora Maristela Gonçalves Giassi, e das bolsistas Caroline Bortoluzzi da Silva e Daiele Bendo Pagnan, e Zenaide Pais Topanotti como voluntária.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 14 de maio de 2015 às 21:28
Compartilhar Comente