Ciências Biológicas - Bacharelado

Alunos de Orleans participam de atividade de Educação Ambiental

Alunos de Orleans participam de atividade de Educação Ambiental
Ação ocorreu dentro de um projeto de extensão da Universidade Mais imagens

Alunos da Escola de Educação Básica Martha Cláudio Machado, de Orleans, participaram de uma atividade da Unesc na última quinta-feira (20/11). Eles foram inseridos dentro do projeto de extensão Ações para Educação Ambiental. A ação envolveu estudantes do pré-escolar e do segundo e quinto ano do Ensino Fundamental.

Com o pré-escolar e o segundo ano foi trabalhado o jogo dos problemas ambientais. Ele foi realizado em duplas, que analisavam uma carta com uma imagem sobre o meio ambiente, mostravam o objeto para o restante da turma e faziam comentários. O restante da turma também pôde contribuir com informações na carta dos colegas. Em seguida foram entregues imagens de uma reserva ecológica para pintura.

Com o quinto ano, a atividade realizada foi por meio de observação. As bolsistas do projeto mostraram imagens de um ambiente natural e outras de ambientes que sofreram alterações pelo homem, sempre relacionando com a importância de preservar o meio ambiente. Após essa atividade foi feita a leitura, junto com os alunos, de um texto sobre reservas ecológicas e parques. Depois foram entregues imagens de reservas ecológicas para colorir.

O projeto Ações para Educação Ambiental é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com participação do professor Robson dos Santos e apoio das estudantes (bolsistas) de Ciências Biológicas Luana Biz e Nicolli Naspolini.
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de novembro de 2014 às 15:59
Compartilhar Comente

Universidade participa de atividades do projeto “Criciúma Mais Florida”

Universidade participa de atividades do projeto “Criciúma Mais Florida”
Presidente da Câmara visitou Unesc para agradecer apoio (Fotos Milena Nandi) Mais imagens

Desenvolver ações de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente é uma das atividades do projeto “Criciúma Mais Florida”, desenvolvido pela Câmara de Vereadores do município. A Universidade é apoiadora da ação, e por meio do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências), colaborou com o projeto levando orientações e interagindo com alunos de sete escolas de Criciúma.

Nas duas últimas semanas, a professora Zenaide Pais Topanotti, do LEC, e quatro estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, realizaram palestras e atividades de educação ambiental com estudantes do Ensino Fundamental.

Na tarde de hoje (23/10), o trabalho foi reconhecido pela presidente da Câmara de Vereadores, Tati Teixeira, idealizadora do projeto. Ela esteve na Unesc e agradeceu ao reitor Gildo Volpato pelo apoio da instituição e a professora e bolsistas do LEC. “A Unesc é uma grande parceria em ações em prol do município. Agradeço pelo apoio da instituição e neste caso em especial, pela atenção com que a professora Zenaide e as alunas trataram o projeto. Foi perceptível o carinho que vocês colocaram em tudo o que foi feito”, afirma a presidente da Câmara, que entregou presentes para a professora e as acadêmicas.

Durante a visita, Tati entregou o convite para a sessão especial do lançamento da Escola do Legislativo Municipal, dia 30 de outubro, às 19 horas, na sede da Amrec.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2014 às 20:59
Compartilhar Comente

Grupo de Estudo ensina alunos a pintar com cores extraídas de vegetais

Grupo de Estudo ensina alunos a pintar com cores extraídas de vegetais
Participantes usaram produtos da natureza para criar suas obras (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

Couve, beterraba, urucum e flores de Ipê. Foram esses os materiais usados no encontro do Grupo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental na tarde desta quinta-feira (2/10). Os participantes do encontro utilizaram esses vegetais para extrair cores e pintar telas dos mais diversos tipos. “Essa prática foi interessante para mostrar aos alunos o que a natureza propicia. Nós temos esse material de graça no meio ambiente”, afirma a funcionária da Unesc Zenaide Pais Topanotti, uma das ministrantes da aula de hoje.

Os corantes naturais fizeram sucesso entre os alunos que usaram a criatividade para fazer diferentes obras de arte. Flores, árvores, índio e até girafas foram pintados com o pigmento dos vegetais. Para a socióloga e professora do Cedup, Isabel Marques Pagnan, que nunca pensou pintar telas em um Grupo de Estudos de Ciências, a prática foi interessante. “Estou adorando participar deste projeto. Gosto muito de todas as atividades e estou aprendendo bastante”, afirma.

O processo de extração das cores é simples. “Materiais como o carvão, a argila e o anil são misturados com água e facilmente a cor dos vegetais é extraída. Já a beterraba, a amora e a couve precisam de álcool na hora de realizar o processo. Usamos o álcool porque precisamos quebrar a parede celular do vegetal, assim a cor sai facilmente”, conta Zenaide.

Depois deste processo, as cores podem ser usadas nas pinturas e vários tons, encontrados na natureza, são passados para as telas. O Grupo de Estudos faz parte do projeto de extensão “Trabalhando atividades prático reflexivas no ensino de ciências”, que tem como coordenadora a professora Miriam da Conceição Martins. Além de Zenaide, ministram os encontros os professores Janaína Pedroso, Mariane Trichês Pezente, Maristela Giassi e Robson dos Santos. O projeto também conta com o apoio das bolsistas Caroline Bortoluzzi da Silva e Daiele Bendo Pagnam.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 02 de outubro de 2014 às 17:35
Compartilhar Comente

Polinização é tema de encontro de grupo de Ciências

Polinização é tema de encontro de grupo de Ciências
As atividades do semestre iniciaram hoje (Foto: Luana Mello) Mais imagens

“Polinização como um serviço do Ecossistema” foi o tema das atividades da tarde de hoje (21/8) do curso de Formação Continuada para Professores e Alunos, uma iniciativa do projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático-Reflexivas no Ensino de Ciências”. O encontro marcou o início das atividades deste semestre e reuniu 50 pessoas no Laboratório do Ensino de Ciências da Universidade.

O encontro de hoje foi ministrado pela professora Brigit Harter Marques aos alunos do curso de Ciências Biológicas e os participantes do projeto de extensão se reúnem quinzenalmente. 

O projeto é coordenado pelos professores Miriam da Conceição Martins, Maristela Gonçalves Giassi e Robson dos Santos e tem a participação das alunas Daiele Bendo Pagnan, Caroline Bortoluzzi da Silva e Zenaide Paes Topanotti como voluntária.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de agosto de 2014 às 17:20
Compartilhar Comente

Ciências Biológicas realiza atividades práticas na Escola Pascoal Meller

Ciências Biológicas realiza atividades práticas na Escola Pascoal Meller
Alunos estudaram temas como solo, reciclagem e sistema digestório (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com atividades práticas dinâmicas, os alunos do cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Unesc ajudaram no ensino da Ciência de alunos da Escola Pascoal Meller, em Criciúma. Os estudantes trabalharam temas como solo, reciclagem e sistema digestório. As atividades ocorreram nos dias 29 e 30 de abril, com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

A ação integra o projeto de extensão “Trabalhando atividades práticas reflexivas no ensino de ciências”, que conta com o apoio das bolsistas Daiele Bendo Pagnan e Bruna da Silva Kuhnem, e professoras Miriam da Conceição Martins (coordenadora do projeto), Maristela Gonçalves Giassi e Robson dos Santos, além da voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 02 de maio de 2014 às 17:28
Compartilhar Comente