Ciências Biológicas - Bacharelado

Curso de Ciências Biológicas realiza Aula Inaugural

Curso de Ciências Biológicas realiza Aula Inaugural
Evento reuniu professores e alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Biologia Marinha” foi o tema da Aula Inaugural do curso de Ciências Biológicas da Unesc, nesta quinta-feira (4/5) com o pesquisador e presidente do Gemars (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul) e professor adjunto do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Henrique Ott.

O evento teve a participação dos estudantes do curso e foi organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas Chico Mendes. A Aula Inaugural teve o objetivo de mostrar outras áreas e mercados de trabalho que os acadêmicos podem seguir.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de maio de 2017 às 17:23
Compartilhar Comente

Trote Ambiental: Alunos de Ciências Biológicas recolhem lixo em Laguna

Trote Ambiental: Alunos de Ciências Biológicas recolhem lixo em Laguna
Ação ocorreu na praia do Farol de Santa Marta (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Quando integração e cuidado com o meio ambiente se unem, nasce uma grande ação. Calouros e veteranos do curso de Ciências Biológicas estiveram no Farol de Santa Marta neste sábado (18/3), em Laguna, para um Trote Ambiental. Eles recolheram 35 sacos de lixos cheios.

“Encontramos diversos tipos de lixo na praia, como tênis, cadeira de praia, guarda-sol, roupas, pneus, latinhas, entre outras coisas”, comentou a estudante Suelane Fenali. A ação recebeu apoio de algumas lojas da região, como Session Store, Insane Water, Backdoor e Santa Marta Surf, além de contar com o apoio do coordenador do curso, Rafael Martins.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de março de 2017 às 14:43
Compartilhar Comente (2)

Projeto de extensão inicia atividades de 2017

Projeto de extensão inicia atividades de 2017
Reunião entre participantes ocorreu na Escola Silva Alvarenga (Foto: Divulgação) Mais imagens

As atividades de 2017 do projeto de extensão “A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da Unesc (LEC) por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma –SC”, iniciaram na última semana.

Na sexta-feira (10/3), a equipe realizou uma reunião na Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, de Criciúma, com a professora de Ciências da escola, Mirian Berti Salvaro, para dar continuidade ao projeto , coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com com a participação das bolsistas Lía Cristina Nascimento dos Santos  e Samara de Assunção, e da voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Alunos encerram disciplinas com atividade de extensão.

Alunos encerram disciplinas com atividade de extensão.
Rafael Martins Mais imagens

Os alunos da 6ª fase do curso de Ciências Biológicas concluíram as atividades das disciplinas de Práticas de Campo em Botânica, Práticas de Campo em Zoologia e Interação Animal Planta, instalando placas explicativas nas árvores do parque ecológico maracajá. Este trabalho multidisciplinar consistiu na elaboração de material eplicativo a partir de um levantamento florístico ao longo da trilha do Parque Ecológico a fim de se obter uma lista das espécies ali presentes. Com as informações os alunos realizaram pesquisa para identificar a  fauna  com possibilidade de interação com as plantas selecionadas. 

O objetivo principal do trabalho foi que a partir das identificações das plantas e dos animais os alunos pudessem estabelecer relações entre eles e assim de forma autônoma encontrar a maneira mais lúdica de contextualizar as temáticas tratadas em materiais para públicos não especializados.  

As placas têm um caráter autoexplicativo, tendo como objetivo principal fornecer informações ecológicas básicas sobre as espécies ali presentes, de forma a subsidiar ações de educação ambiental, tendo como público-alvo tanto a comunidade escolar da região e os visitantes do parque de forma geral.

As atividades foram conduzidas pelos professores Dr. Rafael Martins, Me. Jader Lima Pereira, Dr. Fernando Carvalho, Dr. Jairo José Zocche e Dra. Birgit Harter-Marques.

 

 

Por: Rafael Martins 16 de dezembro de 2016 às 17:25
Compartilhar Comente

Professores de Balneário Rincão participam de ações de educação patrimonial

Professores de Balneário Rincão participam de ações de educação patrimonial
Iniciativa parte do projeto de extensão em Arqueologia Pública (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Durante o ano de 2016, professores da Escola Josá Réus, de Balneário Rincão, participaram de atividades e oficinas sobre educação ambiental e patrimonial. A iniciativa, parte do projeto de extensão da Unesc “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”. E, nesta terça-feira (22/11), ocorreu a finalização da primeira etapa de atividades, desenvolvida no LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz).

No local, os pesquisadores da Unesc apresentaram para os educadores a estrutura de pesquisa do LAPIS, uma exposição de banner’s, maquetes e réplicas de peças arqueológicas, que tratam das dinâmicas de ocupação pré-colonial da região do Extremo Sul Catarinense, e realizaram um feedback sobre os resultados alcançados no primeiro ano do projeto de extensão.

Para o coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc e um dos responsáveis pelo projeto, Juliano Campos, o objetivo do primeiro ano do projeto foi de realizar atividades de educação patrimonial e ambiental com os educadores da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. “As oficinas foram realizadas em espaços formais e não formais de ensino, utilizando a escola, o Museu de Arqueologia, o espaço pedagógico do Setor de Arqueologia da Universidade, o Sítio Arqueológico Lagoa dos Freitas e biomas da comunidade de Balneário Rincão”, explicou.

Participaram da atividade no LAPIS, os professores e a diretora da Escola José Réus, Valcinéia Borges, o professor Marcos Cesar Santos, os acadêmicos de História Jodoel Cardoso e Alexandre Sachet, e o biólogo assistente do Setor de Arqueologia da Unesc Diego Dias Pavei.

Saiba mais

O projeto tem duração de dois anos. As atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Setor de Arqueologia da Unesc e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. A ação ocorre por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e da Propex (Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de novembro de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente