Design

Acadêmico do Design Unesc é finalista no Concurso Tok Stok

Acadêmico do Design Unesc é finalista no Concurso Tok Stok
Mais imagens

É com imenso prazer que informamos que nosso acadêmico da 6ª fase do Design, Anderson Paes, foi classificado como finalista, junto com mais 16 acadêmicos de outras instituições brasileiras. O projeto é orientado pelos professores João Rieth e Haron Fabre, e superou a primeira e a segunda fase da classificação. Nessa terceira etapa, a empresa Tok Stok irá produzir os protótipos em escala real para a avaliação definitiva. O resultado será divulgado em março de 2017 em São Paulo.
O Concurso Tok Stok é um dos mais importantes do setor moveleiro, sendo destinado aos estudantes universitários. O tema de 2017 foi "Conectar", e de Santa Catarina, se classificaram somente dois acadêmicos, provenientes dos Cursos de Design da UFSC e UNESC
 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 03 de outubro de 2016 às 18:09
Compartilhar Comente

3ª Edição do Talento CEUSA 2016

Ocorreu ontem (17/08), o jantar de premiação da 3ª edição do projeto Talento Ceusa, no qual os acadêmicos contemplados foram Anderson Paes, Joao Luís Flores, Jaqueline Constante, Gustavo Frigo Pereira e Douglas Luís com o projeto VOID. Os acadêmicos tiveram orientação das professoras Marcele Brunel e Odete Calderan durante todo o período de 2016/1, juntamente com a equipe técnica da empresa Ceusa. A empresa garante que a parceria continuará em 2017, com foco na inovação tecnológica através do design cerâmico.

 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 17 de agosto de 2016 às 19:55
Compartilhar Comente

Alunos de Design representam América Latina em concurso internacional

Alunos de Design representam América Latina em concurso internacional
Grupo criou uma nova embalagem para sabão líquido (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc foram os únicos alunos de uma Universidade da América Latina a participar do concurso internacional promovido pela Procter & Gamble, multinacional que detém mais de 380 marcas de produtos como alimentos, produtos de higiene e limpeza, eletrodomésticos e artigos esportivos. O concurso reuniu estudantes das principais escolas de Design da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos. O curso de Design da Unesc foi convidado pelo escritório da P&G na Bélgica e teve o projeto entre os classificados.

O coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, explica que o concurso foi dividido em duas etapas e que a proposta foi entregue em dezembro de 2014, mas somente após 12 meses os resultados foram divulgados – a empresa solicitou este período de avaliação dos resultados. “O projeto dos nossos alunos focou fortemente no “experience design”, ou seja, a experiência do consumidor e seus hábitos relacionados à usabilidade, envolvendo também a ergonomia, processos produtivos, comunicação e seu sistema de exposição”, explica Rieth.

Segundo Aline Savi, aluna da Unesc, os participantes poderiam escolher entre quatro temas, e os alunos da Unesc optaram pela criação de uma nova embalagem de sabão líquido desenvolvendo um modelo que levasse em consideração aspectos como durabilidade, facilidade para empilhar e carregar os produtos e sustentabilidade. “A participação no concurso foi uma experiência incrível e que agregou um conhecimento muito grande a nossa formação. Foi muito gratificante”, afirma.

Os professores Haron Fabre e Igor Drudi e a coordenação do curso acompanharam o grupo formado pelos estudantes Cássia Possmai, Henrique Wessler, Flávia Marcineiro, Gessica Silva, Bruna Dagostin e Aline Savi, que no início do concurso estavam na sexta fase – os estudantes fazem parte da primeira turma a se formar no curso de Design da Unesc. Todo o projeto foi desenvolvido na Unesc e os acadêmicos também utilizaram o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2015 às 16:00
Compartilhar Comente

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos
Convênio com universidade argentina permitirá intercâmbio de alunos (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projetos de Produtos da Unesc trouxe uma novidade para os futuros profissionais. A partir de um convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, os alunos da Instituição de Criciúma poderão ter o diploma das duas universidades. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação.

O convênio, assinado na última semana entre as instituições, permite que alunos do curso de Design da Unesc cursem disciplinas em Design Industrial em Avellaneda e vice-versa.

O processo começou a ser alinhavado em 2012, quando o reitor Gildo Volpato assinou um acordo para parcerias acadêmicas e cooperação científica e cultural entre as instituições. Em 2013, quando o curso de Design da Unesc estava em seu primeiro ano de vida, duas professoras de Avellaneda visitaram a Universidade e foi verificado, segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, uma semelhança entre os currículos. “Foi então que surgiu a ideia da possibilidade de uma dupla diplomação para os alunos daqui e os da instituição argentina”, comentou.

Pelo convênio, as universidades podem receber, por ano, cinco alunos para o intercâmbio. Da Unesc, os alunos da quinta ou sexta fase poderão participar do convênio, fazendo dois semestres em Avellaneda cursando no mínimo, dez disciplinas. “O curso de Design tem duração de quatro anos e definimos que os estudantes que estivessem na fase de pré-estágio, após terem passado pelas disciplinas básicas e possuírem uma bagagem maior, eram os que mais se beneficiariam deste intercâmbio”, comenta o coordenador do curso da Unesc.

Rieth conta que a Universidade de Avellaneda possui cerca de oito mil alunos e fica em uma região industrial. Segundo ele, o curso de Design oferecido segue conceitos da Escola Alemã de objetividade e funcionalidade. “Não há como mensurar as experiências pessoais e profissionais que nossos alunos terão com este contato com outra cultura. Ao fazer o projeto o designer precisa conhecer a cultura para a qual ele está criando. Quem é o público, os costumes, o mercado. Durante o curso, os acadêmicos fazem esse exercício por meio de projetos que o curso tem com empresas, mas agora, terão a oportunidade de expandir isso para um cenário bem diferente do nosso”, afirma.

Como parte do convênio, um grupo de alunos e professores de Design da Unesc visitou no mês passado a Universidade de Avellaneda e conheceu a estrutura do curso de Design e empresas da região. No último trimestre de 2015, estudantes e professores argentinos passarão uma semana na Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2015 às 11:00
Compartilhar Comente

Alunos de Design conhecem Universidade de Avellaneda

Alunos de Design conhecem Universidade de Avellaneda
Diretora da UNA CET desejou boa viagem aos estudantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Um grupo de nove alunos de diversas fases do curso de Design – ênfase em Projetos de Produtos da Unesc viaja para Buenos Aires na próxima semana, para uma viagem de estudos à Universidade de Avellaneda. Na instituição e na cidade, os estudantes, acompanhados pelo professor Igor Drudi, vão cumprir uma agenda que envolve visitas aos espaços do curso de Design e conversas com professores, alunos e profissionais da área. Os estudantes da Unesc ainda serão recepcionados pelo reitor da instituição, Jorge Calzoni.

O grupo permanece na Argentina de 24 a 29 de agosto e, na noite desta terça-feira (18/8), foi recebido pela diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Tecnologias e Engenharias), Ângela Piccinini, que com o coordenador do curso de Design, João Rieth, desejou uma boa viagem aos estudantes.

A aluna da sexta fase de Design, Cássia Tristão Possamai, fará sua primeira viagem à Argentina e contou estar confiante em ter uma experiência positiva. “Conhecer uma cultura diferente e o trabalho desenvolvido em outra escola de Design vai agregar a minha formação. Será uma viagem com muito conhecimento”.

A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre a Unesc e a Universidade de Avellaneda, e em outubro deste ano, alunos da instituição argentina vão visitar a Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2015 às 21:12
Compartilhar Comente