Design

Design UNESC, participou da palestra do designer Humberto Campana

Na noite de 17/08, o Curso de Design, convidado pela empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, participou no teatro Elias Angeloni, da palestra do designer Humberto Campana, o qual juntamente com o irmão Fernando Campana, se constituem em ícones do Design Contemporâneo Nacional e Internacional.  Promovida pelo Núcleo Catarinense de Decoração, a palestra abordou a produção autoral e sua tênue divisão entre arte, artesanato e design, como sinônimo de expressão de produção social. A obra dos designers está no acervo dos principais centros de cultura, como o MOMA de Nova Iorque e Georges Pompidou de Paris. Para os acadêmicos da UNESC, uma rara oportunidade em conhecer aqueles que formam a identidade da produção brasileira do Design.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 21 de agosto de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Nações Shopping

No dia quinze de dezembro às 20 horas, foi aberta a exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Design, no Nações Shopping, na sala dos empreendedores, os produtos desenvolvidos ficarão expostos até o dia dez de janeiro. 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 20 de dezembro de 2016 às 20:50
Compartilhar Comente

3ª Edição do Talento CEUSA 2016

Ocorreu ontem (17/08), o jantar de premiação da 3ª edição do projeto Talento Ceusa, no qual os acadêmicos contemplados foram Anderson Paes, Joao Luís Flores, Jaqueline Constante, Gustavo Frigo Pereira e Douglas Luís com o projeto VOID. Os acadêmicos tiveram orientação das professoras Marcele Brunel e Odete Calderan durante todo o período de 2016/1, juntamente com a equipe técnica da empresa Ceusa. A empresa garante que a parceria continuará em 2017, com foco na inovação tecnológica através do design cerâmico.

 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 17 de agosto de 2016 às 19:55
Compartilhar Comente

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos
Convênio com universidade argentina permitirá intercâmbio de alunos (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projetos de Produtos da Unesc trouxe uma novidade para os futuros profissionais. A partir de um convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, os alunos da Instituição de Criciúma poderão ter o diploma das duas universidades. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação.

O convênio, assinado na última semana entre as instituições, permite que alunos do curso de Design da Unesc cursem disciplinas em Design Industrial em Avellaneda e vice-versa.

O processo começou a ser alinhavado em 2012, quando o reitor Gildo Volpato assinou um acordo para parcerias acadêmicas e cooperação científica e cultural entre as instituições. Em 2013, quando o curso de Design da Unesc estava em seu primeiro ano de vida, duas professoras de Avellaneda visitaram a Universidade e foi verificado, segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, uma semelhança entre os currículos. “Foi então que surgiu a ideia da possibilidade de uma dupla diplomação para os alunos daqui e os da instituição argentina”, comentou.

Pelo convênio, as universidades podem receber, por ano, cinco alunos para o intercâmbio. Da Unesc, os alunos da quinta ou sexta fase poderão participar do convênio, fazendo dois semestres em Avellaneda cursando no mínimo, dez disciplinas. “O curso de Design tem duração de quatro anos e definimos que os estudantes que estivessem na fase de pré-estágio, após terem passado pelas disciplinas básicas e possuírem uma bagagem maior, eram os que mais se beneficiariam deste intercâmbio”, comenta o coordenador do curso da Unesc.

Rieth conta que a Universidade de Avellaneda possui cerca de oito mil alunos e fica em uma região industrial. Segundo ele, o curso de Design oferecido segue conceitos da Escola Alemã de objetividade e funcionalidade. “Não há como mensurar as experiências pessoais e profissionais que nossos alunos terão com este contato com outra cultura. Ao fazer o projeto o designer precisa conhecer a cultura para a qual ele está criando. Quem é o público, os costumes, o mercado. Durante o curso, os acadêmicos fazem esse exercício por meio de projetos que o curso tem com empresas, mas agora, terão a oportunidade de expandir isso para um cenário bem diferente do nosso”, afirma.

Como parte do convênio, um grupo de alunos e professores de Design da Unesc visitou no mês passado a Universidade de Avellaneda e conheceu a estrutura do curso de Design e empresas da região. No último trimestre de 2015, estudantes e professores argentinos passarão uma semana na Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2015 às 11:00
Compartilhar Comente