Design

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc
Ato no Auditório Ruy Hülse marcou término de gestões e início de outras (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A sexta-feira (2/8) foi marcada pelo fim de alguns ciclos e início de outros na Unesc. Isso porque foram renovadas as coordenações de alguns dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. No mesmo momento em que os coordenadores que deixaram a função tiveram seus desempenhos reconhecidos com homenagens, aqueles que iniciaram a nova trajetória ou se mantiveram nos postos foram recebidos com alegria e motivação para mais um período de muito trabalho.

Foram empossados neste dia os professores Edson Firmino Ribeiro e Thiago Henrique Almino Franscico como coordenador e adjunto, respectivamente, do curso de Administração; as professoras Aurélia Regina de Souza Honorato e Izabel Cristina Marcílio Duarte, no curso de Artes Visuais; os professores Emanuel de Souza e Josiani Budni, no curso Biomedicina; Amauri de Souza Porto Júnior e Thiago Rocha Fabris, no curso de Ciências Econômicas; João Luiz Rieth e Barbara Regina Alvarez, no curso de Design; Hugo Schwalm e Vanildo Rodrigues, no curso de Engenharia de Agrimensura; os professores Leopoldo Pedro Guimarães Filho e Vilson Menegon Bristot, no curso de Engenharia de Produção; as professoras Juliana Lora e Silva Dal Bó no curso de Farmácia; Márcio Just no curso de Física; Andrea Rabelo Marcelino, em Geografia; Morgana Francisco Machado Guzzati e Renan Antônio Ceretta no curso de Odontologia e Alexandre Gonçalves Dal Bó e Eduardo Junca, no PPGCEM (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Em nome dos professores que iniciaram oficialmente suas gestões, Edson Firmino Ribeiro deixou sua mensagem aos presentes. “Para nós, que estamos começando, o desafio é grande. Acredito que a batida a coordenação a partir de agora é fazer muito mais. Penso que a mudança da educação acontece dentro da sala de aula. Nossas aulas têm que ser um espetáculo. Isso faz a diferença”, pontuou.

Já a porta-voz daqueles que deixaram a coordenação, professora Angela Rossato, agradeceu a confiança e a oportunidade de estarem a frente dos cursos ao longo desse tempo. “Deixo nossa gratidão pelas vivências e aprendizados desse período e desejo que os colegas que agora assumem essa responsabilidade sigam no caminho de colocar a Unesc sempre no topo da inovação. Quem façam muito bom trabalho”, desejou.

Para o representante dos acadêmicos, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Alexandre Bristot, o novo quadro de coordenadores se apresenta com excelentes nomes capazes de possibilitar o avanço dos cursos de graduação e pós-graduação, como impõe o cenário. “Temos bons instrumentos para encarar os desafios e a concorrência. Temos perseverança, bons profissionais, boa estrutura e o engajamento dos coordenadores. Eles serão os pastores que cuidarão de nós acadêmicos para que consigamos atingir o melhor resultado”, comentou.

Ao agradecer de forma carinhosa todo o empenho daqueles que estavam no comando dos cursos e agora deixam os postos, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância deste papel na Universidade. “Vocês protagonizam papel fundamental. São quem está em contato dia a dia com o que nos é mais precioso: os alunos. No novo formato da Instituição tem esse papel ainda mais intenso, sendo um grande desafio e uma grande responsabilidade. Esses aplausos fervorosos que recebem hoje não são em vão. São porque vocês foram escolhidos por seus pares para estarem conosco na gestão pelos próximos três anos caminhando de forma colaborativa em busca do melhor”, destacou.

O evento foi abrilhantado pela presença do Musical Unesc, que ditou a trilha sonora no início de no fim do ato de posse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de agosto de 2019 às 20:16
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc oferece contato imediato com o mercado

Curso de Design da Unesc oferece contato imediato com o mercado
Parcerias com empresas da região fortalecem aprendizado dos acadêmicos Mais imagens

A proximidade forte entre o curso de Design da Unesc junto a industrias e empresas da região já é uma realidade. O estudante entra na Universidade em contato direto com a demanda que cresce dentro do mercado. O coordenador do curso, João Rieth, ressalta que a principal motivação para promover a formação de profissionais qualificados e habilitados para a concepção de novos produtos é, além de focar na inovação tecnológica, fortalecer a aproximação de indústrias regionais dispostas a participar dos processos didáticos do curso, incentivando a pesquisa aplicada como diferencial competitivo.

Rieth comenta que a região Sul Catarinense possui uma economia diversificada, fortemente baseada na produção industrial, onde seus ciclos econômicos se iniciaram há quase dois séculos.  “Nesse sentido, diversificação é uma característica do Estado de Santa Catarina, com empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, nos mais variados segmentos. A realidade catarinense é diferente do resto do Brasil. Santa Catarina é um estado empreendedor, mesmo com toda a crise que alguns outros estados brasileiros passaram”, afirmou.

Dentro do curso, os estudantes desenvolvem propostas que são avaliadas por empresários parceiros.  “Esta estratégia, desenvolvida em todas as disciplinas projetuais de sua grade curricular, promove a experimentação teórico-prática onde as empresas favorecem o campo da investigação de novos produtos, a partir de suas problemáticas reais”, conta.

Entre as atividades que levam os alunos até o mercado, estão as disciplinas de Projeto de Produto. Elas conectam o ensinamento acadêmico ao contexto industrial, fazendo os alunos mergulharem na experiência e na inovação, com contato direto entre estudantes e empresas durante todo o processo criativo.

“A progressão, nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, acontece do primeiro ao último semestre, não somente com a evolução da complexidade dos projetos no qual estão envolvidos, como também com a diversidade de áreas de atuação no qual são oportunizados campos de experimentação em desenvolvimento de design de produto, como por exemplo, a movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, acessórios e tecnologias assistivas”, comenta Rieth.

Participam de atividades junto aos cursos empresas como a Ceusa, Kleiner Schein, Omnes, Coofanove, Schaefer, Malibu, La Moda, Uatt?, Blend Bryggeri, Ostec. Elas são parcerias de sucesso com as disciplinas teórico-práticas, onde a participação futuro profissional da área nas demandas de negócio transformam o agente formador em verdadeiro articulador de negócios.

“Esse é um processo mais aberto e colaborativo, onde o resultado certamente irá promover o diálogo maduro com a iniciativa privada, a qual, muitas vezes, desconhece o papel formador e crítico da academia e seus benefícios. Talvez, desta maneira, se construam novos caminhos para um processo inovador de desenvolvimento de produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense”, comenta o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de agosto de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente