Design

Egressa do curso de Design cria revestimento cerâmico com alto relevo e braile

Egressa do curso de Design cria revestimento cerâmico com alto relevo e braile
Projeto criado durante TCC é a primeira patente de produto do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um projeto inédito no país rendeu ao curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, o registro do seu primeiro processo de patente. Projetado pela egressa Yanne Luz para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o produto trata-se de um revestimento cerâmico para paredes de espaços internos e externos com desenhos em alto relevo e escrita braile (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão) que transformam a informação visual em uma informação tátil, proporcionando acessibilidade e inclusão aos usuários que possuem deficiência visual ao permitir que o conteúdo gráfico possa ser compreendido. Yanne fez parte da terceira turma de formandos pelo Design Unesc e colou grau em fevereiro de 2018. O objetivo é que a ideia saia do papel em um futuro próximo e o revestimento esteja disponível no mercado. 

O coordenador do curso de Design da Universidade, João Rieth, explica que o revestimento cerâmico incorporou o braile e possibilita ao leitor saber o que está representado no revestimento, descrevendo por exemplo, a cor das peças por meio de sensações. O braile é identificado pelo deficiente visual, porém, a pessoa que não for, vai perceber ele como uma textura e também como um elemento gráfico.

“Não existia até então nenhum revestimento cerâmico de parede em braile. Buscamos junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não existia nada. Estamos desenvolvendo o processo da primeira patente do curso. É aquilo que sempre imaginamos, que os TCCs dos nossos alunos podem gerar patente porque são projetos inovadores”, afirma o coordenador do curso.

O trabalho de Yanne “Design de revestimento cerâmico para a inclusão de deficientes visuais” teve a orientação da professora Marcele Casagrande Brunel e os testes e o modelo avançado final do produto foi produzido pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, local em que trabalha atualmente. Na quinta fase da graduação, ela participou de uma das edições do concurso Talentos Ceusa, realizado pela empresa e pelo curso de Design da Unesc, que reconhece as ideias mais criativas e inovadoras em cerâmica, e recebeu o convite para estagiar na empresa. Ela já era estagiária da Ceusa há quase um ano na área de Marketing quando começou a fazer o TCC, e segundo ela, como o setor de Marketing e Design da Ceusa trabalham em conjunto, sempre acompanhou o trabalho de criação das peças da cerâmica.

“A ideia de um revestimento que conseguisse transmitir informações por outros sentidos surgiu no momento que percebi que uma superfície, se não explorar outros meios de comunicação além da visual, só pode ser compreendida pela pessoa que enxerga. A maior parte das superfícies que existem só se comunicam de maneira clara e completa de forma visual. Como design gráfico também sempre me interessou, comecei a me questionar como as pessoas com cegueira ou baixa visão poderiam ter essa experiência também. Então surgiu a ideia de criar uma superfície que fosse atrativa e que se comunicasse com usuários visuais e não visuais”, conta.

Yanne afirma ser gratificante saber que o seu projeto pode potencializar outras ideias e abrir outras oportunidades. “Eu me sinto muito realizada por poder atribuir o conhecimento que adquiri na Universidade e também a experiência de trabalho que eu tenho para poder contribuir com uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que mais precisam e que possuem soluções muito limitadas para os muitos obstáculos e dificuldades que encontram nas atividades do dia a dia. Na maioria dos casos não se encontram soluções completas para os problemas de inclusão que as pessoas enfrentam, o que mostra que a nossa sociedade ainda precisa trabalhar muito para ser de fato inclusiva e permitir que todas as pessoas, independentemente de suas características, possam ter as mesmas oportunidades e experiências”, afirma a designer. 

Para ela, estes problemas existem porque os projetos são feitos pensando apenas um único perfil de usuário, o que acaba criando barreiras. “É essencial que o pensamento inclusivo faça parte de todo e qualquer projeto para construirmos uma sociedade inclusiva. É por meio do Design que posso explorar essa forma de pensar e de projetar”, considera.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2018 às 14:29
Compartilhar Comente

APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM 2018/1

As apresentações dos projetos de produtos gerados no primeiro semestre de 2018, resultaram em um vídeo para a TV UNESC. Os eventos de apresentações contaram com as diversas fases do curso, com as seguintes apresentações: A primeira fase do Curso de Design apresentou as canecas icônicas, desenvolvidas em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre de Aveiro, em Introdução ao Design I, e as luminárias de época para a disciplina Tópicos de Design I, sob a responsabilidade dos professores João Rieth e Igor Drudi. Já a terceira fase participou com a linha de objetos para a empresa UATT? de Florianópolis, acompanhada pelos professores Igor Drudi e Giovani De Luca. A quinta fase participou novamente do projeto Talento CEUSA, com revestimentos inspirados nas escritas rupestres regionais, assessorada pela professora Marcele Brunel e a sétima fase, desenvolveu projetos de embarcações, auxiliada pela empresa Schaeffer Yachts e pelo professor Fabio Brodbeck. Os professores de projeto participaram das apresentações como avaliadores das propostas.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=PullcW0h0wQ&t=12s

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 23 de julho de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente

Modelos de embarcações projetados por alunos de Design são expostos na Unesc

Modelos de embarcações projetados por alunos de Design são expostos na Unesc
Produções podem ser vistas no hall do Bloco da Reitoria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao longo deste semestre, os acadêmicos da sétima fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, desenvolveram um projeto de design náutico, a partir do briefing determinado pela Schaefer Yachts, de Florianópolis. E as melhores soluções de embarcações produzidas podem ser conferidas em uma exposição no hall do Bloco da Reitoria.

A mostra iniciou nesta quarta-feira (12/7) e o coordenador do curso, João Rieth e o professor Haron Fabre entregaram um modelo de embarcação de presente para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Os modelos foram confeccionados na disciplina de “Projeto de Produto 5”. Na última semana, as 16 propostas criadas foram apresentadas a uma banca de avaliação, composta pelos professores do curso Giovani de Luca, Haron Fabre e Bárbara Alvarez; o engenheiro da Schaefer Yacht, Carlos Sampaio e a arquiteta da empresa, Eunice Szponganicz.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, há uma grande demanda no setor náutico em Santa Catarina, principalmente em razão do grande potencial turístico do Estado.

Com o desenvolvimento do projeto em design náutico, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas diferenciadas. “Muitos deles jamais haviam entrado em uma embarcação. Aos poucos, com a aplicação das metodologias projetuais, as 16 propostas se concretizaram e foram representadas em modelos físicos em escala reduzida”, comenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2018 às 13:01
Compartilhar Comente

Estudantes apresentam projetos de Design Náutico à Schaeffer Yachts

Estudantes apresentam projetos de Design Náutico à Schaeffer Yachts
Atividade compõe a disciplina de Projeto de Produto 5 (Foto: Divulgação) Mais imagens

É na sétima fase que os estudantes do curso de Design da Unesc encaram o trabalho de maior complexidade. Por meio da disciplina de “Projeto de Produto 5”, os estudantes tiveram que desenvolver um projeto de Design Náutico, a partir de briefing determinado pela empresa Schaeffer Yachts , de Florianópolis. Segundo o coordenador do curso, João Rieth, há uma grande demanda neste setor em Santa Catarina, principalmente em razão do grande potencial turístico.

Rieth comenta ainda que junto à disciplina os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas diferenciadas. “Muitos deles jamais haviam entrado numa embarcação. Aos poucos, com a aplicação das metodologias projetuais, as 16 propostas foram se concretizando e foram representadas em modelos físicos em escala reduzida”, comenta.

Os alunos apresentaram suas propostas a uma banca de avaliação, composta pelos professores do curso Giovani de Luca, Haron Fabre,  Bárbara Alvarez e, representando a Schaefer, o engenheiro Carlos Sampaio e a arquiteta Eunice Szponganicz.

Os projetos serão enviados ao diretor da empresa. “Aguardaremos a possibilidade de levar os modelos até o estaleiro”, comenta Rieth.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de julho de 2018 às 20:52
Compartilhar Comente

Apresentação de trabalhos de forma diferente

Apresentação de trabalhos de forma diferente
Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos encerraram a disciplina de Tópicos do Design de maneira diferente. Na apresentação de seus projetos finais, na última sexta-feira (6/7), eles vieram vestidos ao estilo anos 70 e 80 e expressaram em movimentos culturais por meio de Luminárias, que projetaram e construíram sob a coordenação do professor da disciplina, Igor Drudi. A banca de avaliação foi composta pelos professores João Luis Rieth e Haron Cardoso Fabre.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 15:31
Compartilhar Comente