Design

Alunos de Design participam de concurso com empresa de Portugal

Alunos de Design participam de concurso com empresa de Portugal
Criação de caneca icônica engloba alunos de diversas fases (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc proporciona aos estudantes possibilidades de contato com instituições e empresas de vários países, por meio das ações de internacionalização da Universidade, como intercâmbios e acordos de cooperação. Um dos cursos que usufrui dessas oportunidades é o de Design – ênfase em Projeto de Produtos. Nele, além da possibilidade de dupla titulação com a Universidade de Avellaneda, na Argentina, os acadêmicos podem participar de concursos internacionais, como o IDPool da empresa Vista Alegre, de Portugal.

Através dele, um acadêmico do vai passar três meses em Aveiro, Portugal, fazendo estágio na sede de uma das maiores fabricantes de porcelana de alto padrão do mundo, em Aveiro, Portugal e ainda verá a sua ideia sair do papel.

O concurso tem a participação de estudantes de todas as fases, que na última quinta-feira (5/7), apresentaram suas ideias para uma banca. Os alunos desenvolveram 21 projetos de caneca icônica, apresentados para professores do curso e para o representante da Vista Alegre no Sul de Santa Catarina, Édson Ávila. Este é o segundo ano da parceria entre a empresa portuguesa e o curso de Design da Universidade.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, este concurso permite aos acadêmicos praticarem o processo de desenvolvimento de produtos, com foco na identidade da empresa. “Como a Vista Alegre nos encaminhou o briefing, trabalhamos com uma situação real, e isto permitirá uma melhor avaliação dos projetos que estão concorrendo. Os estudantes irão desenvolver uma caneca icônica, simbólica e que transmite valores e sensações intangíveis além da sua função básica para uso”, explica Rieth.

O vencedor do concurso irá desenvolver o estágio em Aveiro, na sede da Vista Alegre.

No Brasil, além da Unesc, apenas a PUC do Rio de Janeiro tem essa parceria de estágio com a empresa. A fábrica foi fundada em 1824 em Portugal e atualmente oferece produtos em porcelana, cristal, vidro e cutelaria para consumidores como a família real britânica.

Além da Vista Alegre, o curso possui parceria para o desenvolvimento de projetos por seus acadêmicos com a Ceusa Revestimentos Cerâmicos (concurso Talentos Ceusa que proporciona um estágio na empresa), Uatt, de Florianópolis, Omnes, de Içara e Schaefer Yatchs, o maior estaleiro de iates do Brasil.  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 17:49
Compartilhar Comente

Estudantes do curso de Design desenvolvem produtos para a empresa Uatt

Estudantes do curso de Design desenvolvem produtos para a empresa Uatt
Atividade compõe a disciplina de “Projeto de Produto I” (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Uatt, uma empresa famosa em desenvolver presentes criativos, foi o alvo de pesquisa dos estudantes da terceira fase do curso de Design da Unesc. Durante a disciplina de “Projeto de Produto I”, os estudantes tiveram que criar uma proposta que se encaixasse no conceito da marca. A empresa levou até os alunos a carência de produtos que fossem direcionados para crianças, e dentro desse contexto, os alunos uniram teoria e prática, desenvolvendo seus próprios produtos pela primeira vez.

A ideia era que eles direcionassem a criação para meninos, crianças e adolescentes. Mas a aluna Joselaine Goulart quis ir além. A proposta criada por ela trouxe ao debate a discussão sobre a separação de brinquedos de meninos e meninas. “Brincadeira é coisa de criança, não é para rotular gênero. A ideia foi de deixar as crianças a vontade para desenvolverem a sua personalidade do jeito que elas quiserem. Buscamos criar os produtos de forma neutra e divertida, para que eles tivessem liberdade”, ressaltou a estudante, que trouxe um bloco giratório em que você pode escolher diferentes roupagens para diferentes personagens.

Desde as primeiras fases, o curso de Design procura alinhar a teoria com a pratica. O professor responsável pela disciplina, Igor Drudi, comentou que esta é uma oportunidade de eles terem contato com o mercado de trabalho. “É uma forma de eles utilizarem todo o conhecimento acadêmico e a ciência que eles desenvolvem aqui dentro em prol da carreira deles. Nada melhor do que colocar esses conhecimentos em prática, iniciando com projetos mais simples, de baixa complexidade, e que apesar disso já traz uma proposta de valor muito interessante. Nós percebermos que tem muitas ideias legais, que são frutos da criatividade e da capacidade da construção deles”, comentou.

Representantes da empresa Uatt, acompanharam a apresentação dos projetos por videoconferência. Os produtos serão entregues a empresa, para passar por uma análise. “Eles vão receber os produtos em Florianópolis e se gostarem, vão elaborar em produção. É uma oportunidade que os estudantes têm de mostrar o seu trabalho, e quem sabe, verem seus produtos desenvolvidos”, conta o coordenador do curso de Design, João Rieth.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 04 de julho de 2018 às 21:58
Compartilhar Comente

Design

Design
Mais imagens

Ao longo desta semana, alunos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos irão apresentar os projetos desenvolvidos em parceria com empresas como a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, de Urussanga, Uatt, de Florianópolis e Vista Alegre, de Portugal, com briefings específicos e aplicando as metodologias de Desenvolvimento de Produtos, sejam naqueles de menor ou maior complexidade.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, as apresentações são abertas e a proposta é demonstrar o potencial do Design na solução de problemas para o benefício dos usuários.

Para a criação de produtos para algumas empresas, os alunos participaram de ações para a construção de suas ideias com encontros com profissionais do Setor de Arqueologia da Universidade, por meio do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz).

Por: Milena Spilere Nandi 04 de julho de 2018 às 12:46
Compartilhar Comente

Talento Ceusa: Estudantes de Design apresentam projetos com base na arte rupestre

Talento Ceusa: Estudantes de Design apresentam projetos com base na arte rupestre
Encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os alunos da sexta fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc apresentaram na noite desta segunda-feira (2/7) produtos de cerâmica desenvolvidos para o concurso Talento Ceusa 2018. Divididos em grupos, os estudantes desenvolveram peças com base em uma pesquisa sobre a arte rupestre. O projeto vencedor permitirá ao grupo de autores visitar a Feira Revestir 2018, em São Paulo, e um estágio remunerado na empresa de três a seis meses. O resultado será divulgado em agosto deste ano.

Para a criação do produto, os alunos participaram de ações para a construção de suas ideias, com encontros junto ao Setor de Arqueologia da Universidade, por meio do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), além de visitar a Toca do Tatu, em Timbé do Sul. A arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre.

Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, o projeto criou uma proporção maior, com a temática partido da Unesc, envolvendo empresas e prefeituras. “Nós queríamos uma referência forte com elementos do Sul de Santa Catarina. Dentro deste contexto, os projetos estão associadas questões culturais, históricas e turísticas, com uma construção de conteúdo diferenciado”, comentou.

A estudante Karen Alves Vieira conta que a experiência tem sido transformadora. “Já iniciamos de uma forma bem interessante, pesquisando pinturas e marcas rupestres. Foi a partir disso que nós desenvolvemos o nosso produto para a Ceusa, uma empresa que é referência no mercado de cerâmica da região. Então para nós, ter a oportunidade de nos aproximar e concorrer a um estágio em uma das maiores empresas do Brasil, é muito interessante”, ressaltou.

O Diretor Presidente da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Gilmar Menegon, comentou que para a empresa é um ganho muito grande atuar junto à Unesc. “Esse projeto é fundamental para nós, a Unesc dá a oportunidade para a nossa empresa conhecer os futuros profissionais da área. A empresa cresceu nos últimos oito anos 160% sem aumentar a capacidade produtiva, só investindo em inovação, na qualidade dos produtos, e principalmente no Design”, sublinhou.

Saiba mais

O Talento Ceusa é uma parceria entre o curso de Design da Unesc e a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, de Urussanga, desenvolvido desde 2014. O concurso desafia acadêmicos a criar revestimentos cerâmicos com design inovador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de julho de 2018 às 21:49
Compartilhar Comente